Chega o dia D

Mateus Costa, por dentro da política

Hoje, a partir das 7 horas da noite, os ministros do TSE voltam a julgar o processo de cassação do mandato do governador Jackson Lago e de seu vice, Luiz Carlos Porto. Ambos são acusados por compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições de 2006.

O julgamento que definiria o futuro de Lago já foi interrompido em duas ocasiões. No dia 10 de dezembro passado, a sessão foi suspensa porque o ministro Joaquim Barbosa se declarou suspeito para votar, alegando motivos pessoais. Como substituto foi convocado o ministro Ricardo Lewandowski, mas o julgamento foi adiado com base no artigo 134 do regimento interno do Supremo Tribunal Federal, que também se aplica so TSE. Pelo artigo “não participarão do julgamento os ministros que não tenham assistido ao relatório ou aos debates, salvo quando se derem por esclarecidos."

Desta forma, o julgamento do processo será retomado hoje com nova leitura do relatório e com as sustentações orais dos advogados de defesa e acusação. Único a votar até o momento, o relator do caso, ministro Eros Grau, defendeu a cassação do mandato do governador. O voto já foi lido no dia 18 de dezembro do ano passado, antes de o ministro Félix Fischer pedir vista do processo, alegando precisar de mais tempo para analisar as denúncias.

Para assistir o julgamento ao vivo na TV Justiça, acesso o endereço http://www.tvjustica.jus.br/assista_online.php
durante a transmissão não faça downloads para não haver cortes.

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.