TSE julgará 7 governadores e abre debate sobre "3º turno"

Mateus Costa, por dentro da política

A partir da terça-feira da próxima semana, o Tribunal Superior Eleitoral pode dar início a uma mudança inédita que, se levada a cabo, causará transformações no quadro político nacional: afastar, em um mesmo ano, 7 dos 27 governadores brasileiros. A transformação atingiria cerca de 30% das unidades da Federação.

A decisão divide especialistas. Há os que defendem a chamada "lei da compra de votos" - legislação eleitoral que a partir de 1999 passou a punir com mais rigor o delito - como uma consolidação do aumento do combate à corrupção. E há aqueles que apontam nela a chance para tentativas abusivas de realizar um "terceiro turno", desprezando os resultados das urnas.

Na próxima semana, o TSE pode afastar o governador Jackson Lago (PDT-MA). Além de compra de votos, o pedetista é acusado de abuso de poder econômico.

Os únicos governadores já afastados pelo TSE foram Mão Santa (Piauí, em 2001) e Flamarion Portela (Roraima, em 2004) e Cássio Cunha Lima (Paraiba, 2009).


1 comentários:

Anônimo disse...

isso é uma vergonha,o que acontece no maranhão só para satisfazer às vontades da raça do sarney,eu imaginava que o nosso estado agora iria se desenvolver,pensei nos livramos do sarney êêêêêê.

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.