Mais uma Farmácia.
Hoje me deparei com mais uma farmácia em São Mateus do Maranhão(mais uma na avenida rodoviária), a cidade está crescendo? Talvez mas essa também seja conseqüência da falta de Saúde na cidade. Ruas com esgoto a céu aberto, falta e remédio na farmácia básica, falta vacinas nos postos de saúde...
Cadê o Conselho Municipal de Saúde órgão que deveria opinar sobre o orçamento destinado a saúde do município e fiscalizar, o orçamento que por sinal é uma das maiores verbas que vem para a prefeitura.
Convido você a procurar saber quem é o presidente do Conselho de Saúde, e o secretário de Saúde do município, e cobrar fiscalizar sobre isso, afinal farmácias demais em uma cidade não é sinal de progresso e sim de descaso com a saúde.
Veja abaixo o que um cidadão fez de tanto ver farmácia na cidade, ele mudou o nome dele e de seus filhos para nome de remédios:
HIDRAMIX, O CRIADOR DE NOMES
Sol-hidramix Riosraiosparaíso Diforças Hahlmeixexas Hinfinito.
Este é o verdadeiro nome que o maranhense de Chapadinha, João de Deus da Silva, 48 anos, proprietário da Oficina e Borracharia “Hidramix”, localizada em São Mateus do Maranhão a 182 Km de São Luís, quer ver registrado em sua certidão de nascimento. Apesar de não ser uma pessoa “tão famosa” como gosta de dizer, preocupa-se bastante com o anonimato. Pois, não ficaria contente - mesmo depois de morto - com a possibilidade de quando anunciarem a sua morte, as pessoas da cidade ainda não conhecerem muito bem o nome do defunto.
O menino João de Deus da Silva, aos seis anos de idade, quando ia à missa com sua mãe, ficava observando atentamente o padre falar uma língua que lá no seu povoado ninguém entendia (era o latim), e nos dias de batizado, uma “coisa” já lhe chamava atenção, que era o fato das crianças, que ao receberem o sacramento da igreja, passavam a ser chamados por nomes de santo, como: João, Pedro, Antonio, Mateus, Raimundo Nonato, José Ribamar e tantos outros... O então funcionário público estadual, lotado no DER (Departamento de Estradas e Rodagens - extinto no governo da governadora Roseana Sarney) João de Deus da Silva (ainda não era o Hidramix Hinfinito), ao casar-se com dona Maria Deuzamar, em meados da década de 70 (namoraram menos de 24 horas – saíram da festa às cinco da manhã e às duas da tarde, já estavam casados), fez um acordo com ela, de que os nomes dos seus filhos seriam escolhidos com a participação dos dois, porém, nada de meninos com nomes comuns e muito menos ficar ouvindo conselho de padres, freiras, sacristão, ou de quem quer que fosse, para homenagear os santos da Igreja Católica.
Dessa união, nasceram sete filhos que foram registrados (sem nenhum problema com o Cartório) com os seguintes nomes: Jhaulismaflancyo Alves da Silva (homem), em 25/04/78, Jhardeikleicheck (mulher), 25/06/79; Jhoenamarkeissene (mulher), 16/07/81; Jhartehamkeulamar (mulher), 19/10/82; Jharquilankleybia (mulher), 19/07/84. No dia 07/03/86, nasce a criança, cujo nome tem 24 letras, chamado Jhaesneanflayquisheideix (homem) e no dia 08/12/87, vem ao mundo o último herdeiro do trono dos “Hahlmeixeixas” que é o Jhoeicileifranklinsheixe (homem).
Perguntado se estes nomes demoravam muito para serem criados, dona Deuzamar, ou melhor, dona “Hahlmeixeixas” respondeu que: “às vezes duravam de quatro a cinco anos (para acerto de alguns detalhes), e que nesse intervalo, as crianças eram chamadas apenas, de neném . Ela ressaltou também, que como os nomes dos filhos são um “pouquinho” grande, para facilitar na hora da chamada do almoço, eles costumavam pronunciar só as últimas sílabas, a exemplo deste último, Jhoeicileifranklinsheixe que atende carinhosamente pelo “apelido” de “Sheixe”.
O soldador Hidramix faz questão de dar algumas explicações a respeito da formação do seu novo nome (quando fala do que recebera no batismo, refere-se apenas como meu ex-nome). Fica bastante entusiasmado ao tratar desse assunto, e ressalta que “assim como existem pessoas que adoram criar passarinho, gostam de jogar bola, admiram briga de galo e outras gostam de beber..., onde cada qual tem a sua maneira de se distrair; a gostar daquilo que faz, ele se sente bem, é criando nomes exóticos, coisas diferentes, como este: Sol-hidramix Riosraiosparaíso Diforças Hahlmeixexas Hinfinito”.
Hidramix fala com muito entusiasmo que “seria muito feliz pro resto da vida; morreria contente, se conseguisse registrar em sua certidão de nascimento este nome”. Disse que “vai trabalhar até o final sem desistir, para mudá-lo judicialmente, caso contrário, irá morrer com esse trauma de ser chamado por um nome que ele não gosta, que não teve participação na escolha. O empresário sãomateuense tem explicação para cada palavra do seu novo nome, que vem sendo “bolado” há uns dez anos, da seguinte forma:
Sol-hidramix. Como ele já trabalha com solda - é soldador - e de todas as coisas da natureza, do universo, o que ele mais gosta, adora, é este astro dotado de luz própria, chamado Sol, por isso, pegou uma pequena “carona”, juntando-lhe à palavra hidramix (que foi inventada), formando assim: Sol-hidramix.
Rios-raios-paraíso. Veio da inspiração que tivera, quando, em 1979 foi “tirar” a carteira de motorista em Carolina (MA), e depois de tomar banho no Rio Tocantins (muito bonito, largo e bastante água), ao sair de dentro do rio, pegou uns raios de sol e em seguida, deitou numa rede. Aí, algum tempo depois, estava pensando na vida, e o seu “sentido” foi direto no banho em Carolina, onde surgiu imediatamente o nome Riosraiosparaíso.(“Rios” é o Tocantins que ele banhou; “raios” são os raios do sol que estava se pondo e “paraíso” era exatamente o local onde armou a rede e deitou depois do banho naquele lugar maravilhoso – um verdadeiro paraíso).
Diforças. No seu nome, ou melhor: no seu ex-nome que está no papel “no papel, a gente escreve o que quiser”, costuma dizer Hidramix, tem a palavra Deus. E Deus pra ele é tudo: É força. É energia. É Vida. E, pra não botar Deus, achou melhor substituí-lo por Diforças, que dá na mesma coisa.
Hahlmeixexas. Foi porque viu na televisão um sujeito assim meio maluco, fã de Raul Seixas, que pleiteava junto aos pais do cantor, o direito de usar o sobrenome “Seixas”, e num certo dia, estava deitado num banco de madeira, debaixo do seu pé de manga, dando uma volta ao passado, (só na sua mente) pensando na pobreza, no que sofreu trabalhando na roça; ficou martelando sua cabeça..., aí pensou no Raul Seixas e em seguida, lembrou de “almeixa” (como chama a fruta ameixa), e imediatamente ele bolou a palavra Hahlmeixeixas (com “h” mesmo).
Hinfinito, Também com “h”, tem explicações bíblicas. Diz que não sabe bem qual é o versículo e nem o capítulo da Bíblia, onde fala que “Deus botou o homem na terra para ser seu semelhante, para ser infinito”, por isso, por achar que nós somos infinitos; que aqui na terra temos apenas uma missão a cumprir, ele fez a escolha do seu último nome com a palavra Hinfinito.
Perguntado se o nome de sua esposa, dona Maria Deuzamar também ia ser mudado, o soldador Hidramix Hinfinito disse que no momento não. Que isso era uma questão dela. Mas nos revelou que ela também não gosta de ser chamada de Maria. Que no início, quando ele começou a “bolar” esses nomes, ela achava muito estranho essa sua idéia. Mas mesmo assim, muita gente na cidade de São Mateus, só lhe chama de dona “Hahlmeixexa”, devido seu novo nome.
Depois, muito educadamente, ele pediu que a senhora Hahlmeixeixa, caso tivesse coragem de contar, que nos dissesse os nomes que ela pensava em botar em seus filhos quando se casasse. Dona Deuzamar confirmou que tinha um sonho de menina moça. De casar, de ter filhos e que os nomes seriam um pouco diferente, como: Washington, Welberton, Wellington, Sílvia, Sidma..., e também lembrou que seu marido Hidramix já criou nomes para outras pessoas, amigas suas, e que isso já alcançou uma outra geração, como é o caso da mãe que teve seu nome criado pelo Hidramix e recentemente, o procurou para “inventar” os de seus filhos.
Hidramix Hinfinito está “fazendo escola” e também reduzindo o prazo de suas criações, que era de cinco anos para “bolar” o nome de cada um dos meninos. Prova disso é a sua netinha, de apenas oito meses de idade (filha da Jhartehamkeulamar) que nem precisou ser apelidada de neném, como os seus tios, que ao nascer, recebeu o belíssimo nome de Jharquinauanekemili
Hidramix também gosta de criar nomes para macacos e para alguns de seus funcionários. O inventor Sol-Hidramix Riosraiosparaíso Diforças Hahlmeixexas Hinfinito, no final de nossa conversa, nos disse não culpar sua mãe, a senhora Alcina Francisca da Silva pela escolha do nome “João” (sabe que ela foi influenciada pelos padres); e espera também que, em breve consiga mudá-lo judicialmente. “Ficará feliz pro resto da vida”. Disse que não quer morrer com esse “trauma” de ser chamado de João. Falou do seu outro irmão, o Erasmo (já falecido) e terminou nos revelando, que apesar de tudo, agradece profundamente à sua genitora, porque, se ela tivesse “escolhido” um nome mais bonito, diferente (que não fosse de santo), talvez nunca pensasse em trocá-lo.
Nelin Vieira – filho de São Mateus, sindicalista e publicitário.
Hoje me deparei com mais uma farmácia em São Mateus do Maranhão(mais uma na avenida rodoviária), a cidade está crescendo? Talvez mas essa também seja conseqüência da falta de Saúde na cidade. Ruas com esgoto a céu aberto, falta e remédio na farmácia básica, falta vacinas nos postos de saúde...
Cadê o Conselho Municipal de Saúde órgão que deveria opinar sobre o orçamento destinado a saúde do município e fiscalizar, o orçamento que por sinal é uma das maiores verbas que vem para a prefeitura.
Convido você a procurar saber quem é o presidente do Conselho de Saúde, e o secretário de Saúde do município, e cobrar fiscalizar sobre isso, afinal farmácias demais em uma cidade não é sinal de progresso e sim de descaso com a saúde.
Veja abaixo o que um cidadão fez de tanto ver farmácia na cidade, ele mudou o nome dele e de seus filhos para nome de remédios:
HIDRAMIX, O CRIADOR DE NOMES
Sol-hidramix Riosraiosparaíso Diforças Hahlmeixexas Hinfinito.
Este é o verdadeiro nome que o maranhense de Chapadinha, João de Deus da Silva, 48 anos, proprietário da Oficina e Borracharia “Hidramix”, localizada em São Mateus do Maranhão a 182 Km de São Luís, quer ver registrado em sua certidão de nascimento. Apesar de não ser uma pessoa “tão famosa” como gosta de dizer, preocupa-se bastante com o anonimato. Pois, não ficaria contente - mesmo depois de morto - com a possibilidade de quando anunciarem a sua morte, as pessoas da cidade ainda não conhecerem muito bem o nome do defunto.
O menino João de Deus da Silva, aos seis anos de idade, quando ia à missa com sua mãe, ficava observando atentamente o padre falar uma língua que lá no seu povoado ninguém entendia (era o latim), e nos dias de batizado, uma “coisa” já lhe chamava atenção, que era o fato das crianças, que ao receberem o sacramento da igreja, passavam a ser chamados por nomes de santo, como: João, Pedro, Antonio, Mateus, Raimundo Nonato, José Ribamar e tantos outros... O então funcionário público estadual, lotado no DER (Departamento de Estradas e Rodagens - extinto no governo da governadora Roseana Sarney) João de Deus da Silva (ainda não era o Hidramix Hinfinito), ao casar-se com dona Maria Deuzamar, em meados da década de 70 (namoraram menos de 24 horas – saíram da festa às cinco da manhã e às duas da tarde, já estavam casados), fez um acordo com ela, de que os nomes dos seus filhos seriam escolhidos com a participação dos dois, porém, nada de meninos com nomes comuns e muito menos ficar ouvindo conselho de padres, freiras, sacristão, ou de quem quer que fosse, para homenagear os santos da Igreja Católica.
Dessa união, nasceram sete filhos que foram registrados (sem nenhum problema com o Cartório) com os seguintes nomes: Jhaulismaflancyo Alves da Silva (homem), em 25/04/78, Jhardeikleicheck (mulher), 25/06/79; Jhoenamarkeissene (mulher), 16/07/81; Jhartehamkeulamar (mulher), 19/10/82; Jharquilankleybia (mulher), 19/07/84. No dia 07/03/86, nasce a criança, cujo nome tem 24 letras, chamado Jhaesneanflayquisheideix (homem) e no dia 08/12/87, vem ao mundo o último herdeiro do trono dos “Hahlmeixeixas” que é o Jhoeicileifranklinsheixe (homem).
Perguntado se estes nomes demoravam muito para serem criados, dona Deuzamar, ou melhor, dona “Hahlmeixeixas” respondeu que: “às vezes duravam de quatro a cinco anos (para acerto de alguns detalhes), e que nesse intervalo, as crianças eram chamadas apenas, de neném . Ela ressaltou também, que como os nomes dos filhos são um “pouquinho” grande, para facilitar na hora da chamada do almoço, eles costumavam pronunciar só as últimas sílabas, a exemplo deste último, Jhoeicileifranklinsheixe que atende carinhosamente pelo “apelido” de “Sheixe”.
O soldador Hidramix faz questão de dar algumas explicações a respeito da formação do seu novo nome (quando fala do que recebera no batismo, refere-se apenas como meu ex-nome). Fica bastante entusiasmado ao tratar desse assunto, e ressalta que “assim como existem pessoas que adoram criar passarinho, gostam de jogar bola, admiram briga de galo e outras gostam de beber..., onde cada qual tem a sua maneira de se distrair; a gostar daquilo que faz, ele se sente bem, é criando nomes exóticos, coisas diferentes, como este: Sol-hidramix Riosraiosparaíso Diforças Hahlmeixexas Hinfinito”.
Hidramix fala com muito entusiasmo que “seria muito feliz pro resto da vida; morreria contente, se conseguisse registrar em sua certidão de nascimento este nome”. Disse que “vai trabalhar até o final sem desistir, para mudá-lo judicialmente, caso contrário, irá morrer com esse trauma de ser chamado por um nome que ele não gosta, que não teve participação na escolha. O empresário sãomateuense tem explicação para cada palavra do seu novo nome, que vem sendo “bolado” há uns dez anos, da seguinte forma:
Sol-hidramix. Como ele já trabalha com solda - é soldador - e de todas as coisas da natureza, do universo, o que ele mais gosta, adora, é este astro dotado de luz própria, chamado Sol, por isso, pegou uma pequena “carona”, juntando-lhe à palavra hidramix (que foi inventada), formando assim: Sol-hidramix.
Rios-raios-paraíso. Veio da inspiração que tivera, quando, em 1979 foi “tirar” a carteira de motorista em Carolina (MA), e depois de tomar banho no Rio Tocantins (muito bonito, largo e bastante água), ao sair de dentro do rio, pegou uns raios de sol e em seguida, deitou numa rede. Aí, algum tempo depois, estava pensando na vida, e o seu “sentido” foi direto no banho em Carolina, onde surgiu imediatamente o nome Riosraiosparaíso.(“Rios” é o Tocantins que ele banhou; “raios” são os raios do sol que estava se pondo e “paraíso” era exatamente o local onde armou a rede e deitou depois do banho naquele lugar maravilhoso – um verdadeiro paraíso).
Diforças. No seu nome, ou melhor: no seu ex-nome que está no papel “no papel, a gente escreve o que quiser”, costuma dizer Hidramix, tem a palavra Deus. E Deus pra ele é tudo: É força. É energia. É Vida. E, pra não botar Deus, achou melhor substituí-lo por Diforças, que dá na mesma coisa.
Hahlmeixexas. Foi porque viu na televisão um sujeito assim meio maluco, fã de Raul Seixas, que pleiteava junto aos pais do cantor, o direito de usar o sobrenome “Seixas”, e num certo dia, estava deitado num banco de madeira, debaixo do seu pé de manga, dando uma volta ao passado, (só na sua mente) pensando na pobreza, no que sofreu trabalhando na roça; ficou martelando sua cabeça..., aí pensou no Raul Seixas e em seguida, lembrou de “almeixa” (como chama a fruta ameixa), e imediatamente ele bolou a palavra Hahlmeixeixas (com “h” mesmo).
Hinfinito, Também com “h”, tem explicações bíblicas. Diz que não sabe bem qual é o versículo e nem o capítulo da Bíblia, onde fala que “Deus botou o homem na terra para ser seu semelhante, para ser infinito”, por isso, por achar que nós somos infinitos; que aqui na terra temos apenas uma missão a cumprir, ele fez a escolha do seu último nome com a palavra Hinfinito.
Perguntado se o nome de sua esposa, dona Maria Deuzamar também ia ser mudado, o soldador Hidramix Hinfinito disse que no momento não. Que isso era uma questão dela. Mas nos revelou que ela também não gosta de ser chamada de Maria. Que no início, quando ele começou a “bolar” esses nomes, ela achava muito estranho essa sua idéia. Mas mesmo assim, muita gente na cidade de São Mateus, só lhe chama de dona “Hahlmeixexa”, devido seu novo nome.
Depois, muito educadamente, ele pediu que a senhora Hahlmeixeixa, caso tivesse coragem de contar, que nos dissesse os nomes que ela pensava em botar em seus filhos quando se casasse. Dona Deuzamar confirmou que tinha um sonho de menina moça. De casar, de ter filhos e que os nomes seriam um pouco diferente, como: Washington, Welberton, Wellington, Sílvia, Sidma..., e também lembrou que seu marido Hidramix já criou nomes para outras pessoas, amigas suas, e que isso já alcançou uma outra geração, como é o caso da mãe que teve seu nome criado pelo Hidramix e recentemente, o procurou para “inventar” os de seus filhos.
Hidramix Hinfinito está “fazendo escola” e também reduzindo o prazo de suas criações, que era de cinco anos para “bolar” o nome de cada um dos meninos. Prova disso é a sua netinha, de apenas oito meses de idade (filha da Jhartehamkeulamar) que nem precisou ser apelidada de neném, como os seus tios, que ao nascer, recebeu o belíssimo nome de Jharquinauanekemili
Hidramix também gosta de criar nomes para macacos e para alguns de seus funcionários. O inventor Sol-Hidramix Riosraiosparaíso Diforças Hahlmeixexas Hinfinito, no final de nossa conversa, nos disse não culpar sua mãe, a senhora Alcina Francisca da Silva pela escolha do nome “João” (sabe que ela foi influenciada pelos padres); e espera também que, em breve consiga mudá-lo judicialmente. “Ficará feliz pro resto da vida”. Disse que não quer morrer com esse “trauma” de ser chamado de João. Falou do seu outro irmão, o Erasmo (já falecido) e terminou nos revelando, que apesar de tudo, agradece profundamente à sua genitora, porque, se ela tivesse “escolhido” um nome mais bonito, diferente (que não fosse de santo), talvez nunca pensasse em trocá-lo.
Nelin Vieira – filho de São Mateus, sindicalista e publicitário.
FAÇA UM COMENTARIO!!!
1 comentários:
See here or here
Postar um comentário
Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.