Uma alternativa para a Segurança Pública de São Mateus?






A Secretaria de Estado de Segurança Cidadã (Sesec), por meio do Programa "Planos Locais" realizou no último sábado, 14, a solenidade de posse dos conselheiros de segurança cidadã dos municípios de Vargem Grande e Buriti, no interior do estado. O Esteve presente à solenidade a secretária de Segurança Cidadã, Euridice Vidigal, o representante do Ministério Público Estadual, promotor Benedito de Jesus Nascimento, do delegado geral da Policia Civil do Maranhão, Antonio Bezerra dos Santos Filho, o comandante geral da Policia Militar, coronel Francisco Mello, o secretário adjunto de administração penitenciário Sindonis Sousa Cruz e o prefeito do município Miguel Rodrigues Fernandes.
O Conselho, que é articulado à Secretaria de Segurança Cidadã, é responsável por diagnosticar e discutir problemas de segurança em suas respectivas comunidades, buscando soluções e exercendo o controle social junto ao poder público, possibilitando práticas de ações estratégicas preventivas na área de segurança cidadã, debatendo novas propostas de políticas públicas no combate à criminalidade e promovendo o desenvolvimento humano.
Os Conselheiros cidadãos comuns da região treinados e capacitados que atuarão em conjunto com o poder público.
O município de Vargem Grande foi o primeiro a adotar essa iniciativa em todo o Estado do Maranhão, nessa etapa de interiorização do programa.
A Secretária falou: "Nunca tinha sido feito um projeto como esse na história do Maranhão. É uma oportunidade única para se discutir sistematicamente a questão da segurança nessa comunidade.A criação do núcleo do conselho na cidade de Vargem Grande nada mais é que o restrito cumprimento da participação da sociedade civil em pé de igualdade com o poder público dando o suporte necessário no combate à criminalidade. Se o cidadão comum não estiver incluído em qualquer projeto de segurança pública, não contem com a minha admiração. O conselho é o braço armado dessa comunidade", enalteceu a secretaria
fonte: Jornal Pequeno
A notícia é apropriada para o “clima” que estamos vivendo, todavia se for como os inúmeros conselhos paritário que temos em São Mateus, seria melhor nem implantar, mas , com o “caos” que está a Segurança Pública em São Mateus faz mister recorrer até para a criança de um Conselho Municipal de Segurança Cidadã, mesmo sabendo que sua pratica será impedida pelas mesmas pessoas que não fazem funcionar os Conselho da; Saúde , da Criança e do Adolescente, da Assistência entre outros que já existe (no papel) mas que não reúnem e não articulam as políticas publica setoriais. Para a implantação do supracitado Conselho a câmara de vereadores o Prefeito e a população tem que agir e exigir-lo. É um espaço democrático que reza na Constituição de 1988 e que podemos usá-lo para minimizar essa situação caótica que estamos vivendo. Mas o Estado deve fazer medidas de combate a violência urgentes , pois as ação desse Conselho é de auxiliar, opinar, controlar e exigir do estado e não de fazer o papel dele.

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.