Ideais para os senadores

Mateus Costa

Era costume entre os atenienses escolher alguém de sabedoria e reputação para proferir um discurso fúnebre em homenagem aos mortos na guerra, após o seu sepultamento. O grande general Péricles, que comandou Atenas na guerra contra Esparta, foi o escolhido, pela sua oratória, para homenagear os guerreiros mortos na primeira batalha da guerra do Peloponeso, motivada pelo conflito de interesses econômicos e políticos entre as duas cidades gregas mais importantes: Atenas e Esparta.

Na ocasião, em 431 a.C., o general fez o elogio a Atenas e sua democracia. Na época, Atenas vivia o ápice da democracia e o discurso, além de ser um dos maiores clássicos da oratória política, é também uma perene exaltação deste sistema de governo. O discurso tornou-se, ao longo da história, um modelo adotado por oradores políticos para enaltecer o orgulho dos integrantes de uma comunidade - nação, cidade, instituição -, exaltando as virtudes e qualidades que a tornam superior ética e politicamente na comparação com outras.

Os cidadãos como julgadores sensatos dos homens públicos:
"Nossos homens públicos, além da política, possuem atividades privadas, e nossos cidadãos, ainda que ocupados nos seus negócios, são julgadores sensatos das questões públicas".

Administrar para todos
"Nossa administração favorece aos 'muitos' ao invés dos 'poucos' e é por isso que é chamada de democracia".

Igualdade perante as leis
"Se olharmos as nossas leis, elas asseguram justiça igual para todos nos seus litígios privados".

Grampos e dossiês
"Nós não exercemos uma invejosa espionagem uns sobre os outros (...) embora toda esta liberalidade nas relações privadas não nos torne cidadãos que não respeitam as leis".

Riqueza e extravagância
"Nós cultivamos o refinamento sem extravagância e a sensibilidade sem efeminação; a riqueza, preferimos empregar para o uso e não para exibição".

Cidadão passivo
"Diferentemente de qualquer outra nação, nós não consideramos o cidadão que não participa das questões públicas como uma pessoa sem ambições e sim como um inútil".

Liberdade de crítica e opinião
"Nós, atenienses, somos capazes de opinar sobre todos os temas, e, ao invés de encararmos as discussões como um obstáculo para a ação, nós as consideramos como a preliminar indispensável para qualquer ação prudente e sábia".

Morrer pela Pátria
"Esta é a Atenas pela qual estes homens, na afirmação do seu desejo de não perdê-la, nobremente lutaram e morreram
".

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.