O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) notificou esta semana 119 municípios e 11 organizações não-governamentais que precisam prestar contas de recursos recebidos em função da assinatura de convênios com a autarquia. Os 143 convênios, no valor total de R$ 7,239 milhões, tiveram por objetivo a implementação de projetos educacionais, como capacitação de professores, aquisição de material didático e de equipamentos, reforma e ampliação de escolas.
A partir do recebimento das notificações, os convenentes têm 30 dias para regularizar a situação perante o FNDE, sob pena de a inadimplência passar a constar no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). "Quando isso acontece, os municípios e as ONGs ficam impedidos de assinar qualquer convênio com o governo federal", diz a coordenadora-geral de Contabilidade e Acompanhamento de Prestação de Contas do FNDE, Joseli Chaves Pereira. Expirado o prazo, o FNDE instaura uma tomada de contas especial.
Ação civil - No caso dos municípios que trocaram de gestor no início deste ano e que têm convênios com prazos para prestação de contas vencidos no mandato do prefeito anterior, algumas providências podem ser adotadas para não prejudicar a população local. "Se a atual administração não encontrar a documentação necessária para fazer a prestação de contas, o prefeito deve impetrar uma Ação Civil de Ressarcimento ao Tesouro Municipal contra o ex-prefeito", afirma Joseli Pereira. Em seguida, o atual gestor deve enviar ao FNDE uma cópia autenticada da petição inicial da ação civil e da Certidão de Objeto e Pé dessa ação. A Certidão de Objeto e Pé deve ser atualizada e encaminhada ao FNDE a cada seis meses, como forma de comprovar que o processo continua tramitando na Justiça.
De posse desses documentos, o FNDE providencia a imediata instauração da tomada de contas especial, tendo como responsável o ex-prefeito. Com isso, a situação do município fica regularizada junto ao Fundo e ele volta a estar habilitado para receber recursos do governo federal.
E nossa cidade esta no meio.
Repórter: Beth Almeida
Convenente e Estado Valor (em R$)
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAO MATEUS DO MARANHAO MA 50.000,00
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAO MATEUS DO MARANHAO MA 15.090,57
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAO MATEUS DO MARANHAO MA 48.259,53
Veja a fonte e outros municípios.
http://74.125.47.132/search?q=cache:24xfsmXJW3UJ:portal.mec.gov.br/index.php%3Foption%3Dcom_content%26view%3Darticle%26id%3D2128%26catid%3D201+presta%C3%A7%C3%A3o+de+conta+do+prefeito+de+S%C3%A3o+Mateus+do+maranh%C3%A3o&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
1 comentários:
sabe o q é q eu acho de errado aki nesse pessoal do 43 quando fala a respeito de desvio de verba publica eles ñ fala nada a respeito!!!so ficando dizendo pq ñ fala mal do miltinho assim como eles dizem o miltinho ñ é prefeito ñ mas ta perto!!!!
Postar um comentário
Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.