Contrato temporário em prefeitura de Miranda do Norte não é aceito pela Justiça. E em São Mateus?
A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itapecuru-Mirim ajuizou Ações Civis Públicas e Criminais contra os ex-prefeitos do município de Miranda do Norte, César Rodrigues Viana (2001 a 2004) e Áurea Maria Pereira Bonfim (2005 a 2008), por admitirem servidores ilegalmente durante suas gestões. A ação foi promovida pela promotora de Justiça Karla Adriana Holanda Farias Vieira que tem atribuições de proteção do patrimônio público e combate à improbidade administrativa. Miranda do Norte é Termo Judiciário de Itapecuru-Mirim.
O Ministério Público constatou a permanência irregular de servidores após detectar a existência de contratos temporários que já duravam mais de uma década. Eles foram já foram exonerados. A documentação foi repassada pela Justiça do Trabalho e evidencia crimes de responsabilidade e atos de improbidade administrativa.
A Constituição Federal e a Lei nº 8745/93 estabelecem que o ingresso no serviço público depende de prévia aprovação em concurso público ou, em casos excepcionais, de contratação por tempo determinado, quando ocorram situações de calamidade pública e combate a surtos endêmicos, dentre outros. Por lei, as contratações temporárias não podem exceder o prazo de quatro anos.
“Os beneficiados exerciam as funções de zelador e de serviços gerais há mais de dez anos, em situação desigual a dos outros servidores que se submeteram a concurso público”, explica a promotora de Justiça Karla Farias Vieira.
Caso a Justiça aceite as denúncias, os ex-prefeitos municipais podem ser condenados a penas de três meses a três anos de prisão. Além disso, podem ser impedidos de exercer, pelo prazo de cinco ano, cargos eletivos, de livre nomeação ou função pública. (Da Ascom/MP-MA)
.Em São Mateus sabemos que a grande maioria dos funcionários Públicos trabalham com essa modalidade arcaica e ilegal que é o contrato temporário, assim quem esta no poder pode comandar ate a alma dos “seus” funcionários, onde esses deveriam ser livres , concursados e aptos e não meros apadrinhamentos paternalistas, em Miranda do Norte cidade vizinha nossa a Justiça já começou a agir, esperamos o mesmo da nossa comarca.
0 comentários:
Postar um comentário
Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.