Pensei hoje por Arari e infelismente ninguem me dalou ou me deu a programação do festival da Melancia daí a “bendita” internet http://www.ovianense.com/2009/09/festival-da-melancia-vai-agitar-final.html me deu rsrsrs, serio pessoal esta ai a programação desse festival que deveria ser apoiado e divulgado pelo Governo do Estado e Federal. Há detalhe comi e trouxe uma das melancias deliciosa daquela cidade.
O 33° Festival da Melancia, tradicional evento cultural do município de Arari, começa nesta sexta, 25, e prossegue até 27 de setembro. Como de costume, diversas atrações são oferecidas ao público. Haverá show das bandas Forró Rebola, Gaviões do Forró e Forrozão Free Lance, nos dias 25, 26 e 27 respectivamente. Dentre outras atrações está prevista, inclusive, a Vaquejada no Parque central do Bonfim dias 26 e 27.
Seminário
Este ano o festival traz uma grande novidade que é o Seminário Potencialidades e Negócios da Melancia na Região de Arari, uma realização da Embrapa Meio-Norte, AGERPE, FAPEMA, UEMA e Secretaria de produção e abastecimento de Arari. Sediado no Auditório da casa do professor.
A palestra está prevista para começar às 8h do primeiro dia da festa, com o prefeito do município Raimundo Reginaldo Soares Santos discutindo o tema: História, importância e potencial da melancia na região de Arari. Seguindo um debate sobre as Estratégias para o crescimento do negócio da cultura da melancia em Arari.
Serão debatedores o pesquisador Francisco José Seixas, da Embrapa Meio-Norte ( tecnologia de produção ); Jarbas de Freitas Alencar, do Banco do Nordeste; e José Lúcio Campos, do Banco do Brasil ( crédito ); Fernando Tadeu Mendonça, da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão ( assistência técnica ); José de Jesus Ataíde, do Instituto de Agronegócios do Maranhão ( agronegócio ); e João Batista Martins, do Sebrae, ( mercado e comercialização ). O coordenador é o pesquisador Valdemício Ferreira de Sousa.
O município de Arari possui fatores favoráveis para o plantio de melancia. A cidade produz, anualmente, cerca de três mil toneladas da fruta, comercializada em grande escala em São Luís e Teresina.
A cidade vem se destacando no cenário econômico e cultural do Maranhão devido às suas festas que a cada ano atrai mais apreciadores de diversos estados.
PROGRAMAÇÃO – FESTIVAL DA MELANCIA:
25/09
6h – Alvorada com fogos e música pelas ruas da cidade
8h – Seminário: História, importância e potencial da melancia na região de Arari.
22h – Forró Rebola (Parque do folclore Manoel Abas)
26/09
6h – Café rural na feira do produtor
8h – Cortejo dos produtores
Banda musical Leão Santos
Carroças com distribuição de provas de melancia pelas ruas
19h – desfile infantil com tema “melancia”
19h30 – desempenho e concurso da rainha da melancia
20h – Dança cigana
23h – Banda Gaviões (Parque do folclore Manoel Abas)
27/09
9h – Cavalgada da terra da melancia
9h30 – Companhias infantis (Igreja da Matriz)
10h – Concurso de kaiak (beira rio, próximo ao bar do Justino)
16h – Rito de revezamento com melancia na cabeça (Av. João da Silva Lima)
19h – brincadeiras infantis com “dona Melancia” e caravana
19h30 – Concurso do “come - come” melancia e de “cuspir semente de melancia a distância”
20h – Concurso da maior e mais pesada melancia
21h – Companhia impacto (dança contemporânea)
22h – Forrozão Free Lance (Parque do Folclore Manoel Abas)
0 comentários:
Postar um comentário
Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.