Deu no blog http://www.itevaldo.com/?p=2924
Vinte jagunços armados e encapuzados chegaram atirando no povoado Retiro Velho, onde 20 famílias estão acampadas no município de São Mateus, na tarde do último sábado (26).
A denúncia da Comissão Pastoral da Terra (CPT) afirma que os pistoleiros usavam espingardas calibre 12 e revólveres 38. O camponês José Antonio Gonçalves Bastos (Caetano), 30 anos foi atingido com noves tiros.
A CPT os trabalhadores apontaram o latifundiário Francisco Nobre Macedo e o filho Zé Leite como os mandantes da invasão a comunidade Retiro Velho. Os trabalhadores reagiram e Francisco Macedo foi atingido e gritou para que matassem todos. Os trabalhadores recuaram se embrenhando no mato.
Em depoimento o agricultor atingido Antonio Gonçalves Bastos fala dos momentos de horror que a comunidade viveu diante do ataque, foram 10 minutos de tiroteio.
HISTÓRICO DO CONFLITO
Em outubro de 2002 - 120 famílias foram despejadas dos povoados Pai Mané e Retiro Velho. Após ação judicial, em 2008 o Incra recebeu a imissão de posse de 900ha da área em conflito. Em seguida iniciou o assentamento de 30 famílias que foi imediatamente suspenso pela Justiça Federal atendendo a uma petição do latifundiário que alegava produtividade da área. O Incra recorreu da ação.
Em dezembro de 2008, as famílias reocuparam a área de posse. O latifundiário ingressou com o um pedido de reintegração de posse na Justiça Estadual que, em janeiro de 2009, concedeu a reintegração. Os lavradores recorreram ao Tribunal de Justiça, mas perderam.
Em julho deste ano, sem que os camponeses fossem notificados, sem que o Ministério Público acompanhasse houve o cumprimento da liminar para que os trabalhadores desocupassem a área.
Segundo a CPT as famílias não puderam retirar os seus pertences pessoais, animais, produtos das roças, tampouco fazer a colheita do arroz. No último dia 25 de setembro as famílias decidiram retornar à área em Retiro Velho.
1 comentários:
Informação inteligente e imparcial, só em:
http://saomateusverdade.blogspot.com/
Postar um comentário
Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.