TIO MELOA por Juvenil Gonçalves Costa


 

TIO MELOA            
por Juvenil Gonçalves Costa
                                               juvenilcosta@gmail.com

                        Tio Meloa, 54 anos, sujeito pacato, tinha pouca escolaridade, era meio atrapalhado e não gostava de tomar banho. Dizem que durante a sua existência apenas tomou banho por duas vezes: a primeira foi quando ele nasceu e a segunda quando pegou uma chuva, na ocasião o guarda-chuva estava cheio de buracos. Usava uma calça frouxa atada por um cordão substituindo o cinto. Criado até os 25 anos de idade pela sua madrinha, a senhora Maria Pistolão que se tornou viúva por 08 vezes e separada judicialmente do último esposo. Casou-se pela primeira vez com um padre depois com um pastor evangélico e, por último, com um macumbeiro. A respeito do último matrimônio, ela teve uma grande frustração. A decepção foi tanta que, depois dessa, ela só se casaria se fosse com o Saci Pererê porque se ele, o Saci, desse um chute no traseiro dela, ele é quem cairia. Segundo informações ela matou, com sua pistola enferrujada, três pessoas por estas tentarem tirar suas vestes, à força, para descobrir qual era o seu verdadeiro sexo. Ela usava bigode e carregava consigo o lema: “com mulher de bigode nem o diabo pode”. Mas Maria Pistolão não era má e tinha muito apreço ao seu filho adotivo, Tio Meloa, tanto que o apelidou de Meloa logo que nasceu. O motivo do apelido se deu porque a barriga dele era grande que se assemelhava a uma melancia redonda, mas na verdade o nome meloa foi o que mais colou porque a sua barriga de tão cheia parecia que a qualquer momento iria espocar como a tal fruta da roça conhecida em alguns lugares como melão de massa ou melão de papoco.

                        Em meio a todas as controvérsias da sua personalidade, Tio Meloa demonstrava que tinha afinidades com o estilo de vida caipira e a filosofia dos atrapalhados. Recitava poemas, criava frases meio desarrumadas e, às vezes, indecifráveis. Ele era do tipo que escolhe a hora certa pra ensinar a coisa errada, isso dependendo da forma de quem interpretasse os seus ensinamentos. Maria Pistolão sempre escutava os seus conselhos e fazia o contrário. Ela tinha o entendimento de que ele era chuva sem água e sol sem calor; casa sem teto e céu sem estrelas... assim como um bezerro desmamado. Diante de todas essas adversidades ele não se sentia inferior a ninguém, pois pessoas de alta escolaridade escutavam-no e até anotavam algumas das suas citações. Era motivo de satisfação e orgulho da parte dele.


                        Vivia no povoado Japãozinho município de Gonçalves Dias até tomar conhecimento de que no Socorro, distrito de Governador Eugênio Barros, havia uma jovem muito bonita (como a Iracema do romancista cearense José de Alencar, uma virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e os olhos mais escuros que uma noite sem luar). Ela era uma donzela que ainda estava no “caritó” (expressão popular muito antiga usada no Socorro pra dizer que uma moça velha ainda não arrumou marido). A única informação que ele tinha a respeito da vida particular dela era de que ela vivia sozinha, não tinha pai nem mãe, mas que descendia de uma família de boa índole e de pessoas trabalhadoras. Não sabia ele que ela, decerto, desconhecia a data do seu nascimento, não tinha sequer a certidão de nascimento e nem sabia ler nem escrever. Ao ser perguntada sobre a data do seu nascimento, ela respondia que não sabia, mas que a sua vizinha de 90 anos afirmava que ela nasceu num ano de um forte inverno que produziu uma grande safra de melancias.

Mas todas essas qualificações não tinham nenhuma conotação negativa para Tio Meloa que logo após se cientificar realmente da existência da moça, ele toma a decisão de ir ao encontro dela e fazer-lhe uma proposta de união matrimonial, porém necessitava de fazer algumas compras para apresentar-se muito bem diante dos olhos dela e para causar uma boa impressão à família da sua pretendida.


Passou a noite sonhando com esse encontro e, antes do raiar do dia, foi à feira do mercado central de Presidente Dutra e comprou alguns apetrechos: camisa de listras, calça (estilo moletom), um par de sapatos (estilo cavalo de aço), um desodorante Leite de Rosas, um relógio caixa d’água, um pacote de cuecas — daquelas furadinhas popularmente conhecidas como “cueca de copo” e uma mala de pau do tamanho de um jacá. Pegou o ônibus Expresso Líder e chegou ao Socorro às 10:30h da manhã. Para chegar até a casa dela, pegou carona numa bicicleta que tinha uma frase escrita na lameira dianteira: “sou feio mas sou feliz”. E na lameira traseira: “Sou muito mais feio do que mordomo de filme de terror, mas não é da sua conta”. Entrou na casa da jovem sem pedir licença, arriou a bagagem e, sem dar sequer um bom dia, foi logo dizendo:

— Sou feio quanto um mordomo de filme de terror, tu também é.
— Ninguém te quer. A mim também não.
— Por que a gente não ajunta os terém?
— Daqui de dentro eu não saio mais. Vou morar contigo.

Ela meio tonta sem entender bem o que estava se passando e sem conhecer aquele moço estranho ficou quase muda, apenas fez uma pergunta:

— Tu é casado?
— Sou casado e sou viúvo ao mesmo tempo. Quer dizer, sou e não sou as duas coisas! — respondeu ele.
— Eu não estou entendendo. Tu pode explicar?
— Eu me casei com minha cunhada por engano. Na hora do casamento trocaram os documentos: o meu irmão entregou os meus documentos pra moça do cartório pensando ser os dele. Eu vim descobrir esse engano depois de três anos. Quando botei a mão na minha bolsa notei que havia perdido todos os meus documentos, daí eu fui a uma rádio e mandei o locutor anunciar: “atenção, atenção. Eu perdi a minha bolsa com todos os meus documentos dentro. Quem achar será bem recompensado”. Pois é, aconteceu assim e agora minha cunhada morreu e eu sou as duas coisas: casado e viúvo. Mas o dotô adevogado já tá cuidando de fazer o divórcio e o óbito.

Depois disso não houve mais diálogo e o silêncio fez com que Tio Meloa acreditasse que sua “cantada” havia funcionado e que a moça já seria a sua esposa. Ele ficou a primeira noite, a segunda, a terceira e depois de uma semana eles eram de fato marido e mulher.

Com seis meses de vivência, já era bastante conhecido e popular. Ele dizia a todos que já era mais conhecido no Socorro do que leite onça. E quando demorava ir à rua do Comércio falava aos populares em alta voz: “Eita que faz tempo que eu não ando na rua do Comércio, hoje de noite”. E assim com seus dizeres sem pé e sem cabeça, desfrutava da amizade das pessoas e do carinho dos familiares. Sempre gostava de tomar umas cervejas no bar Arranca Tampo. Todas as vezes que ia ao banheiro (localizado no fundo do quintal) “tirar a água do joelho” (urinar) educadamente pedia licença para a dona do estabelecimento: “dona, me dê licença que eu vou mijar no seu fundo”.

Todo mundo quando bota a cabeça sobre o travesseiro para dormir pensa logo no que vai fazer no dia seguinte, e sua companheira sempre preocupada quanto ao trabalho para garantir o pão de cada dia, fez-lhe imediatamente uma pergunta curta e grossa: como e onde trabalhar para o sustento dos dois. Ele sabiamente respondia com suas frases mirabolantes:

— Não se preocupe, muié, eu vim morar aqui no Socorro não é porque eu vejo os outros viverem. E aqui no Socorro vou trabalhar de qualquer coisa, não vou perder tempo porque cada minuto que passa é um minuto a mais e se eu não voltar é porque eu não fui. E pra começar a ficar bom pra nós dois, lá no Japãozinho eu tenho uma boa criação de galinhas. Pode acreditar. Só num chiqueiro, eu tenho sete capão... tudo fêmea... morreu um, mas restou oito.

Ele já notara que no Socorro e adjacência havia uma praga de ratos que nem gato nem veneno chumbinho davam conta e diante dessa oportunidade de ganhar um bom dinheiro, fundou a segunda metalúrgica do Socorro (uma fábrica de ratoeiras) sendo que a primeira foi uma fábrica de lamparinas, de propriedade do Iran, filho do seu Janjão.
Tio Meloa vendeu tanta ratoeira que quase exterminou os ratos do município de Eugênio Barros. Às custas da miséria dos ratos, Tio Meloa tirava o sustento da sua pequena família e deixava alguns gatos passando fome.

A sua esposa aos pouco foi conhecendo-o e querendo saber mais sobre a família dele:

—Tu ainda tem mãe? — perguntou ela.
— Tenho não... mas se minha mãe não tivesse morrido ainda hoje ela estava viva. Posso te afirmar que a morte dela foi inédita. Vou te contar: “A minha querida mãezinha estava dormindo e quando ela acordou, estava morta, quer dizer, ela nem viu quando morreu”.  Mas a vida é assim mesmo. Um dia um cara me fazia tantas perguntas sobre minha mãe que fiquei zangado e lhe roguei uma praga: “Olha seu miserávi, um dia tu também vai morrer e... tomara que seja logo nem tão cedo nem tão breve”.

Tio Meloa já estava bem adaptado ao povoado e às pessoas. Foi adquirindo crédito junto aos botecos e até aos agiotas. Com o lucro da venda das ratoeiras, foi obtendo os objetos da sua casa. Preferencialmente ele os comprava daqueles vendedores crediaristas que andam de porta em porta.

Depois de dois anos de união, muita paz, muito amor e muita cumplicidade entre ambos, parecia que não havia mais nenhum segredo ou nada que um não soubesse do outro. Esse compartilhamento de sentimentos e intimidades se deu até que surgiu, numa manhã de domingo, um cobrador com uma fichinha na mão. Bateu à porta e perguntou:

— Bom dia! Aqui é que mora o senhor Pedro Malazarte?

Ela respondeu: — Aqui num mora nenhuma pessoa com esse nome não. Eu nunca ouvi esse nome em toda a minha vida. Não conheço nenhum Pedro Malazarte, seu moço.

— Ué... mas aqui na minha ficha de cobrança consta que o senhor Pedro Malazarte comprou duas panelas e duas colchas de cama e o endereço é esse aqui. — Disse o cobrador meio confuso.

Nessa hora Tio Meloa estava lá no fundo do quintal aguando as plantas, ouviu toda a conversa e gritou:

— Muié, Pedro Malazarte sou eu, muié! Tu num sabe o meu não?

Ela surpreendida diz:

Mas tu também nunca me disse o teu nome!

Ele arregala dos dois olhos e diz:

— Mas tu também nunca me perguntou...!



Criticas e sugestões:  juvenilcosta@gmail.com
 Juvenil Gonçalves, escreve poemas, contos e é colaborar de alguns jornais comunitários.

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Juvenil, muito criativo o texto, uma linguagem agradável e compreensível. Dez. HNA.

Ciro Di França disse...

Amigo Juvenil, gostei muito desse conto. Parabéns camarada.


Ciro Di França.

Unknown disse...

Gelange
Amigo juvenil esse conto é demeis, o desfecho com a entreda de pedro malazarte fecha muito bem a ideia. Bacana beijos...

Unknown disse...

Gelange
Amigo juvenil esse conto é demeis, o desfecho com a entreda de pedro malazarte fecha muito bem a ideia. Bacana beijos...

Unknown disse...

Gelange
o texto é ótimo com um desfecho incrível parabéns.

Anônimo disse...

Parabéns Juvenil, muito criativo se texto, & muito divertido...abraços!



P.S. Luzimeiry!

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.