O pastor Lyndon de Araújo Santos, da Igreja Evangélica Congregacional, professor do Departamento de História da Universidade Federal do Maranhão, encaminhou carta à deputada Eliziane Gama, reconhecendo seu importante trabalho como deputada estadual, mas manifestando seu descontentamento e propondo até uma moção de repúdio ao Projeto de Lei de autoria da deputada, que "legaliza" o finaciamento público para o que ela chama de "retiros culturais".
A carta do pastor Lyndon é objetiva, contextualizada teológica e politicamente, republicana e, diria mais, profética.
"Retiros Culturais", foi uma nova nomeclatura que a deputada evangélica encontrou para justificar o repasse de dinheiro público para custear eventos religiosos em épocas festivas, como carnaval e o período junino. Pronto, a porteira aberta para a oficialização da compra de fiéis, especialmente, em anos eleitorais. Tudo em "nome de Deus".
Veja a carta do pastor.
Prezada Deputada Eliziane Gama,
Antes de tudo quero expressar o meu apreço pela forma como vem se conduzindo como representante da população maranhense na Assembléia Legislativa do estado do Maranhão.
Venho, no entanto, manifestar o meu descontentamento e desacordo para com o Projeto de Lei no. 8.904, de novembro de 2008, que dispõe sobre apoio a "retiros culturais" por parte do Estado, no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais). Em notícia publicada no jornal Estado do Maranhão, de 12/02/2010, a Governadora Roseana Sarney recebeu membros da comunidade evangélica, a fim de - não está claro na reportagem - garantir recursos para os chamados "retiros culturais".
Expresso a minha insatisfação para com o decreto e para com esta prática. O apóstolo Paulo afirma que "todas as coisas me são lícitas, mas nem tudo me convém". Embora os termos do decreto possam estar licitamente e legalmente escritos, escapando da possível inconstitucionalidade de um governo laico transferir recursos para credos religiosos, a atitude e a prática inserem-se no "nem tudo me convém", especialmente na sua dimensão ética. Trata-se de um princípio que rege a ética pessoal e pública do cristão, extensiva à igreja e a representantes políticos que se auto-denominam cristãos. Como cidadão, pastor, professor e historiador, o desconforto para com esta atitude se situa na não conveniência de uma prática que se liga à cooptação política e troca de favores eleitorais. Além disso, "retiros culturais" é uma expressão que encobre e escamoteia a verdadeira estratégia que é dar dinheiro para a realização de shows evangélicos e retiros espirituais de igrejas.
Os evangélicos neste país estão sendo envergonhados e vilipendiados em sua imagem pública por conta de práticas envolvendo dinheiro, corrupção, tráfico de influência, sonegação fiscal, "oração da propina", compra de telhados e pisos para templos, venda de votos de membros de igrejas, dentre outras denúncias.
Sendo assim, estes recursos deveriam ser devolvidos ao erário público como forma de bom testemunho e, ao mesmo tempo, abrir-se uma ampla discussão em torno do favorecimento do governo em "doar" recursos públicos para entidades (sejam religiosas ou não), em nome da "cultura". O fato de que o governo favorecer outras religiões em nome da cultura, não justifica que os evangélicos devam fazer parte da mesma prática indevida e inconstitucional. A luta por um estado laico, sem religião oficial e sem favorecimentos a grupos religiosos, foi histórica por parte dos protestantes neste país, junto com a liberdade religiosa, o voto feminino e a alfabetização.
Infelizmente, a comunidade evangélica de São Luis não foi convocada em sua ampla maioria e representatividade para discutir tal projeto de Lei. Por isso, levanto a questão em torno dos critérios para se definir para quem ou para qual igreja os recursos devem ser dados. Há edital público para transferir tais recursos por meio de licitação pública? É assim que todo governo deve proceder pois estamos numa república laica.
Informo-lhe que levarei à minha igreja local onde sou pastor a proposta de uma moção de repúdio a esta prática, além de, oportunamente e com mais embasamento, escrever artigo em jornal da cidade discutindo esta prática, a meu ver prejudicial ao Evangelho de Jesus Cristo. Além disso, comunico-lhe que, em todas as oportunidades que tenho tido de palestras públicas tenho divulgado esta posição e conclamado os evangélicos e cidadãos a tomarem uma posição.
Afirmo, por fim, a disposição de dialogar e contribuir para o debate em torno destas e de outras questões pertinentes à cidadania, à transparência do uso dos recursos públicos e ao Reino de Deus.
Fraternalmente,
Lyndon de Araújo Santos.
Pastor da Igreja Evangélica Congregacional de São Luis.
Professor do Depto. de História da UFMA
Coordenador do Núcleo da Fraternidade Teológica Latino-Americana - FTL-MA
Membro do movimento Evangélicos pela Justiça
14 comentários:
Não acho que isso seja um troca de favor, ou venda de voto, ou o que quer que chamem. Acho que uma parte da comunidade aprovou o incentivo, enquanto outra não viu com bons olhos. Normal, vivemos numa Democracia, as opiniões diferentes vivem juntas. No dia das urnas as pessoas do retiro tem liberdade para votar em quem quiser, independente de quem financiou um evento ou não. A governadora financiou uma atividade cultural, não vi o problema ainda.
ok, meu caro Fabio tenho creio que os retiros de carnavais tevem ser valorozados, entretanto devemos ficar de olho no como e no porque essa ajuda esta vindo. obrigado por comentar é sempre bom ter comentaios contrarios isso enrriquece o debate
Caro Pr. Lindon vejo que estas equivocado a respeito das ações deputada Eliziane, ela fez diversas audiências públicas,que foram divulgadas amplamente pela rádio fm esperança e pelo site al-ma e outros meios de comunicação e a sua motivação surgiu da própria classe artística evangélica que a apresentou essa questão, incluse tanto na criação da lei que reconhece arte no seguimento como na realização dos retiros a presença marcante foi a da juventude e pouca expressão do clero evangélico,o que causou impacto é o fato do governo de roseana apoiar. E isto não aconteceu fora âmbito institucional; Bulcão secretario de cultura participou da audiência que discutia essa questão e comprometeu apoiar assim como sec desenvolvimento social Costa ferreira e secret administração Luciano moreira até por sua família ter membros evangélicos. O que surpreende é este ser 4º ano que recursos públicos vão para artistas evangélico, o problema vejo ser o fato do governo anterior através do seu secretário ter feito descaso ,só quero lembrar que recurso não são para retiros mas para ações artísticas praticadas em retiro ou fora ;Não é objetivo da lei promover grupo artístico para uma liturgia evangélica mas para sociedade em geral, embora o tom dessa discussão seja religioso, a lei foi estuda pelo CCJ e aprovada sem resistência pelo parlamento e depois sancionada pelo governador, quanto a igreja não vejo nenhum movimento voltando-se as nossas convenções ou denominações a fim confundi-los a ponto de ferir a identidade da igreja... ( o problema que igreja brasileira enfrentar em nossos dias não estam em leis ou parlamento mas nos púlpito, muito embora pr. Lindon seja uma das exceções)
Concordo com o que você,tb acho que nem tudo vem "de graça", mas por outro lado penso que é tarefa do governador, prefeito, presidente, seja lá quem for, promover isso, eventos culturais. Acho que a governadora fez certo, agora seria muito pior se ela só aparecesse lá pra "pedir votos" ou "pra sair na foto", dizendo que apoia, quando nunca ajudou em nada.
meu caro e estimado cleito sinto muito em dizer isso mais sempre digo que penso e penso que esse blog ate parece um comite do miltinho por que so vemos comentarios nesse blog quando o miltinho ta fazendo alguma baixaria
e no é que tu tem razão porque vocês 43são os primeiro a comenta dizendo que é mentira mas amostra prova que é bom vocês não mostra!!! e o engraçado é que agora tem uns caras a e tudo doido a traz do miltinho dizendo que vai apoia ele agora ver se pode uma coisa dessa!!rsrsrsrs os 43 tão tudo querendo ser 40 sera se vc o.cara não vai ser um ate o fim do mes q vem?rsrsrsrsrsrs tudo bem ate que tem uns q agente entende que tao com raiva do cassado pq ele prometeu muitas coisa e ate agora nada. só saber e pra tv mente!!!!
vc ta e doido em pensar que um dia vou apoiar o mintindo argão nunca que vou apoiar quem defende bandido em troca de voto e sou 43 não e por causa de dinheiro não dinheiro eu tenho e muito mais e muito mesmo rsrsrsrssrrsrs
então ta explicado porque que vcs não querem sair da prefeitura!!!rsrsrsrsrsrs eu acho q tu ñ vai corre atraz do miltinho é pq tu dever ser parente dele de algum modo talvez como genro!!!!rsrsrsrsrs
pq pelo o que eu sei so é os parente do rovelio mesmo que não tam indo atraz do miltinho pq o resto tam tudo indo por debaixo dos panos rsrsrsrs o rovelio agora ta cendo um excelente cabo eleitoral pro miltinho !!!rsrsrsrsr as mentira q ele com na tv ilude mas ninguem rsrsrsrs!!!! ate minhas tias e primas são tudo 40 agora !!!!
eu genrro do rovelio kkkkkk vc passou longe de acertar
Eu sou marahense,navegando procurei assuntos sobre a cidade onde praticamente passei minha infancia, e para total decepção a unica coisa que encontrei foram vcs aí em são mateus lavando roupa suja para o brasil, que feio hein?, porque não se unem e façam acontecer algo de bom para São Mateus? vcs sabiam que ainda não estão nem no mapa goglee como cidade a ser visitada via site? não é só o prefeito ou o ex a ex sei lá. qualquer um pode fazer realmente me decepciona saber como tem gente sem nada para fazer ai que feio meninos falem menos e tomem mais atitudes.
Ok minha queriada Carla, adorei que vc comentou em nosso blog, vou acatar sua sugestão, e é sempre bom ouvir uma critica construtiva , no entanto nossa cidade está no mapa, e no google satélite também minha nobre, enão ´roupa suja m e um ou outro leitor comenta baixaria em tentocontornar pedindo a participação nosso masativamente , todavia é nossa realidade e tem que ser mostrada para o Brasil, inlelismente queria mostra algo melhor, e vou . se Deus quiser tem muita coisa boa em nossa cidade. E se vc olha tem muita postagem sobre isso aqui, no entanto essa porcaria que ta nosso política local é mais visível.
Retiros regados com dinheiro público...é os crentes estão se capitalizando...deve-se dá a cesar ou que é de cesar e a Deus o que é de cesar. Êta povinho, bem que foi dito que o Povão do mundo é mais esperto do que o povinho de Deus.
quer dizer então que alem de ter a boca suja o bosttttt. do dutra ainda e da pistolagem pra ameaçar os outros de morte aquilo e um calango do rabo seco rapá
Postar um comentário
Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.