Protagonista ou coadjuvante? O PT e as eleições 2010

do blog São Mateus em off

                                                             Genilson e Dutra do PT-MA

Por Genilson Alves                               




Estamos vivenciando um momento especial para a história do PT do Maranhão e a sociedade maranhense. O PT definirá sua política de aliança, em Encontro de delegados. Flávio ou Roseana? Trago uma contribuição para o debate.



O Congresso mais importante dos 30 anos de história do Partido dos Trabalhadores maranhense terá que decidir, neste sábado, 27, qual o papel que o maior partido de esquerda da América Latina quer cumprir nestas eleições no Maranhão: se, por um lado, deseja ocupar papel de coadjuvante, secundário, em apoio à prática política nefasta da oligarquia mais atrasada do país, representada pela governadora biônica Roseana Sarney; ou, por outro lado, deseja assumir um papel de protagonista, principal, rearticulando o campo popular e progressista, em defesa de um programa de esquerda, democrático e popular para o Maranhão, simbolizado pelo competente companheiro deputado Flávio Dino.

Os 175 delegados e delegadas petistas têm o dever de refletir sobre o momento presente e delinear os caminhos do futuro, sob pena de o PT ser hostilizado pela sociedade maranhense e relegado a mais uma sub-legenda do sarneismo no Maranhão.

Ser coadjuvante significa ocupar um lugar menor, negar a própria história e sucumbir à prática do atraso. Significa ocupar a periferia de uma coalizão hegemonizada pelo DEM e PMDB, síntese do autoritarismo, retrocesso e desmandos no Maranhão.



O mesmo DEM, antigo PFL, historicamente vinculado às elites tradicionais, partido originário de Roseana e Lobão, que ataca violentamente o governo do presidente Lula, combatendo nosso projeto nacional. Mas no Maranhão, O PFL, alma gêmea do PMDB, ocupa espaços estratégicos do governo biônico, tanto na Assembléia Legislativa quanto na administração, com a presença de personagens como Raimundo Cutrim (Segurança), Max Barros (Infraestrutura), César Pires (Educação), etc.

Abraçar a aliança DEM/PMDB significa aplaudir os escândalos que marcaram os três governos Roseana e a prática política dos sarneys, tais como o projeto Salangô (São Mateus), operação Lunus, Usimar, Tele-ensino, privatização Cemar/BEM, apropriação do Convento, politicagem no Senado, apropriação indébita, via esquema Mirante, verbas da Petrobrás, da Caixa, Setor Energético, operação Boi Barrica (Fernando), concentração de terras, sucateamento da saúde, falência do sistema de segurança, uso eleitoreiro da máquina pública...

Papel coadjuvante também teremos na campanha da companheira Dilma Presidenta. A bandeira do PT ficará ao fundo, escondida, na penumbra. Dilma ficará refém de Sarney, comprometendo os avanços das políticas do Governo Federal no Maranhão, condenando o estado a carregar, por mais quatro anos, a bandeira de número um em péssimos indicadores sociais do país.

Por fim, nesse papel secundário, dividiremos o palanque com figuras emblemáticas do sarneismo, símbolo do retrocesso, como João Alberto, Ricardo Murad, Edinho, Manoel Ribeiro, Filuca, Cafeteira, Remi Trinta, Lobão, Jorge Murad, Fernando Sarney, Zé Vieira, Coronel Rovélio, Eliseu Moura, etc.

Por outro lado, O PT pode escrever, com letras vermelhas, a mais bela página da sua história política, assumindo um papel de Protagonista.

O partido vai hegemonizar uma aliança de esquerda com o PC do B e PSB, irmãos históricos, defensores das grandes lutas em favor das liberdades e da garantia dos direitos. Reafirmar um projeto alternativo pautado na defesa da transparência na administração do dinheiro público, inversão de prioridades e participação popular.

Eleitoralmente, ser protagonista na aliança com o campo popular nos dará melhores condições para fortalecer nossa bancada, podendo eleger 4 deputados estaduais, 2 federais e disputar uma vaga ao senado. Flávio, em reunião com a Executiva do PT, esta na sede do nosso partido, colocou como natural o PT assumir a vaga de vice-governador e uma vaga ao senado.

Uma aliança comprometida com o projeto de transformação pela qual passa o país, no combate ao neoliberalismo e em defesa das garantias sociais.

Quem nos guiará nesse processo é um nome novo, mas historicamente ligado ao PT e às lutas do povo maranhense. Parlamentar destacado, defensor intransigente do governo Lula, Flávio Dino representa a ruptura com o modo fisiológico de fazer política no Maranhão. Ficha limpa e ardoroso defensor do nome de Dilma, Flávio, juntamente com o PT, terá a chance de construir um palanque ético, limpo e comprometido com o projeto de transformação iniciado pelo presidente Lula e que seguirá, aprofundado, pela companheira Dilma.

Flávio Governador e Dilma Presidenta significará libertar o Maranhão da miséria; radicalizar na reforma agrária; combater a desigualdade e romper com o atraso engendrado na educação do estado.

Dividiremos nosso palanque com os lutadores do povo, como Manoel da Conceição, Nice, Carlito, Domingos Dutra, Euraldina, Chico Gonçalves, Franklin, Ed Wilson, Dáda, Valdinar, Salvador Fernandes, Gerson, Terezinha, Bembem, Moisés Nobre, Márcio, Irilene, Augusto, Bira do Pindaré, Silvana e, por que não dizer, com o mesmo espírito de luta de Negro Cosme, Maria Aragão, Pe. Josimo, Dr. Messias e tantos outros que sacrificaram a própria vida em defesa da justiça.

O reencontro com nossa história tem data, local e horário para acontecer. É neste sábado, no SESC Turismo, a partir das 9 da manhã. O enredo está definido; o roteiro traçado; o elenco é conhecido, mas cabe agora escolher que papel exerceremos, se protagonista ou coadjuvante. Temos a chance de reafirmar que nosso coração é vermelho, que nossa luta em defesa da justiça não sucumbiu. De dizer ao Brasil que a história que queremos protagonizar é a que expressa a esperança, que defende uma sociedade justa, fraterna e solidária, ou seja, uma sociedade socialista.

*Genilson Alves - É jornalista, verdadeiro Vice-Prefeito de São Mateus, Secretário de Formação do PT e delegado ao IV Congresso e um filho legitimo de nossa cidade.

E-mail: genilsonalves2006@hotmail.com

3 comentários:

francisco disse...

AVISEM AO GENILSON "FAZ-ME RIR" ALVES QUE O CUMPLICE DELE, MINTINDO ARAGÃO, ESTAVA ATRAS DE ENTRAR NO GRUPO DA GOV. ROSEANA SARNEY ATRAVES DO RICARDO MURAD HÁ ALGUNS MESES ATRAS. SÓ NÃO ENCONTROU BRECHA. O PROPRIO RICARDO MURAD VAI CONTAR ISSO AQUI EM SÃO MATEUS NO PALANQUE. AGUARDEM P VER E OUVIR.

Cássio Oliveira disse...

Serão repassados pelo Governo do Estado, nesta sexta-feira (26), ambulâncias e cadeiras de rodas aos municípios maranhenses. Ao todo, são 10 ambulâncias de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 52 semi-intensivas, 680 cadeiras de rodas, e 19 troller. A cerimônia de entrega ocorrerá às 14h, no MultiCenter Sebrae e terá a presença da governadora Roseana Sarney e do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad.

Das 680 cadeiras de rodas, 100 são do modelo paraplegia adulta – TAM G; 400 paraplegia adulta – TAM M; 60 paraplegia infantil; 70 tetraplegia infantil e 50 tetraplegia adulta.

Entre os hospitais que receberão as ambulâncias estão o Presidente Vargas, Tarquínio Lopes Filho, Benedito Leite, Marly Sarney, Hemomar, Nina Rodrigues, Aquiles Lisboa, Vila Luizão, PAM Cidade Operária, Maiobão, Hospital Carlos Macieira, Juvêncio Matos, Socorrão de Imperatriz e os regionais de Viana, Imperatriz, Timon, Colinas, Presidente Dutra, Itapecuru, Coroatá, Carutapera e Corpo de Bombeiros. Os hospitais Aquiles Lisboa e Aldenora Bello também serão beneficiados.

No total, são 26 municípios que receberão os veículos.

As ambulâncias UTIs ficarão à disposição da população nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Vinhais, Cidade Operária, Anjo da Guarda, Vila Luizão, Parque Vitória, Coroatá, Codó, São João dos Patos, Imperatriz e Timon.


KD São mateus rsrsrsrs

Unknown disse...

decicada ao prefeito CAssado Rovelio

Então vê se vigia e se hoje for teu Último Dia?
E de que valeu tanta correria,
nada não valeu de nada.
Pra que tanto dinheiro, não adianta por no bolso do terno.
Eles não aceitam isso lá no inferno,nada isso não vale nada.

Encha o seleiro com ouro prata e dinheiro,
junta grana e capital lá no estrangeiro,
faz seu nome, monta seu império, da rolê de "BM" zero,
Uma duas três motos, vinho caro na adega pra encher vários copos,
mansão com quinze quartos, jet-ski no engate da Cherokee,
cordão de ouro em volta do pescoço,
várias viagens, várias modelos, dentro da hidromassagem.

Quem tem muito tem porque roubou.
se não roubou de mim, é porque seu tataravô roubou meu tataravô
e por isso mesmo ficou.
Ficou nada se for assim cadê à justiça do Deus do Céu?
Rico mesquinho vai queimar que nem papel,
grana não muda nada, não altera pro Criador.
Dinheiro move o mundo mais não move quem o criou.

Então vê se vigia e se hoje for teu Último Dia?
E de que valeu tanta correria,
nada não valeu de nada.
Pra que tanto dinheiro, não adianta por no bolso do terno.
Eles não aceitam isso lá no inferno,nada isso não vale nada.

Debaixo do colchão, ou num paraíso fiscal,
Tenho um pouco lá no porão,
Você acha que tudo isso é normal,
Afinal você pensa grana nunca é demais,
Ela trás muita segurança ela alcança glória, status, fama e poder,
Se para isso acontecer, alguém tiver que morrer, você diz: - Antes ele do que eu cuido do que é meu.
E foi pro saco, é só mais um,
Na tua frente eu sei que não sobra nenhum,
Ninguém fica vivo pra conta história,
Vira só mais um fantasma na memória.
E se eu te disser que agora o seu tempo acabou
Tua vida foi pesada na balança,
Todos que roubou todos que matou, quem você pisou,
Pra chegar onde queria (você sabia),
Você ainda vai provar um paletó de madeira
Choram no velório a noite inteira
Seus amigos sua família você não vai ver
Aonde estará quando tudo isso acontecer?
(fim de jogo, negô).
Agora de joelho se arrependa do mal que fez
Se for sincero, Deus te ouvirá por mais uma vez
Caso contrario a justiça tem fome.
O inferno chama o teu nome.

Então vê se vigia e se hoje for teu Último Dia?
E de que valeu tanta correria,
nada não valeu de nada.
Pra que tanto dinheiro, não adianta por no bolso do terno.
Eles não aceitam isso lá no inferno,nada isso não vale nada.


Se a raiz de todos os males cresceu e virou arvore ingrata,
Vai dar fruto amargo que não vai servir pra nada,
E arvore que não produz nada vira lenha,
Só serve pra queimar e vira cinza na fogueira.
A grandeza de um homem
Se mede pela humildade, pela verdade, pela sinceridade,
Pela submissão ao Deus de verdade,
Então ajoelha ora respeita,
Pede licença pra entrar na casa do Rei,
Tira o sapato para não sujar a casa do Rei,
Fica descalço pra pisar no chão do Rei,
Quem quer muita riqueza acaba ficando sem.
Perde a paz os amigos, e fica sem ninguém,
Troca a alma por um milhão em nota de cem,
Virou refém do próprio egoísmo,
Caiu dando risada no abismo, achou que tava no lucro saiu no prejuízo

musica
APocalipse 16

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.