Alunos de Serviço Social na Camara de Vereadores de São Mateus.


Acadêmicos do curso de serviço social pela UNITINS se apresentam na câmara de vereadores de São Mateus do Maranhão e fazem um relato sobre o que é o serviço social e como está alocado no município, alem de entregar uma carta com algumas sugestões de cunho social para o município.
Carta de Intenções para uma São Mateus com equidade e Justiça Social.
Acadêmicos de Serviço Social da Cidade de São Mateus.

Ilmo. Sr. Presidente da Câmara de Vereadores
de São Mateus do Maranhão Vereador Antonio Carlos Montelo   Sousa
demais  Vereadores  do município de São Mateus do Maranhão.


Nós acadêmicos (as) do curso de serviço social da UNITINS ( Fundação Universidade do Tocantins) do  centro associado de São Mateus,  tendo em vista  as comemorações  do dia do  Assistente Social celebrado no dia 15 de Maio, vimos por meio desta carta expor nossas propostas para uma São Mateus com mais equidade e justiça social.
Essas intenções, vem sintetizar o que foi debatido por nós, e é o que queremos dar como resposta a comunidade de São Mateus, não como “ajuda” mas através de propostas viáveis, para que o poder publico efetive-as através de parcerias com a própria sociedade. Sabemos que existe desafios para a implantação das nossas propostas, no entanto sabemos que juntos podemos realizá-las.

Apresentamos nossas propostas, conforme segue:

1.     Iniciamos pela proposta de criar em São Mateus do Maranhão uma casa-abrigo como forma de acolher as pessoas que precisam de um teto e alimentação, a Prefeitura de São Mateus do Maranhão, disponibilizaria um local adequado, um tipo de  “Albergue” ,  um espaço, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, servirá como casa de acolhimento e passagem para moradores de rua, pessoas em trânsito de outros municípios e que estejam em tratamento médico, crianças em situação de riscos, ou vinda de outras cidades etc. O local será de grande alcance social e oferecerá muito mais que alimentação e teto, levara dignidade humana e poderá ter  acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais.Poderá contar com parceria de ONG’S e do CRAS ( Casa da Família)
2.     Fortalecimento dos Conselhos Municipais que já existem e criando outros necessários para nossa realidade. Apesar do muito que já foi realizado em termos de democracia e participação cidadã, ainda temos um longo caminho a percorrer até que possamos assumir uma posição de tranqüilidade, na qual as instâncias de participação estejam fortalecidas, os canais de comunicação aperfeiçoados e a sociedade orientada sobre quando e como utilizá-los. Sabemos que alguns desses canais, emboraexistentes, ainda não representam um espaço efetivo de participação   democrática em prol do aperfeiçoamento das práticas do serviço público.


3.     Para o acesso a essa participação do item 2. Sugerimos a criação  da Casa dos Conselhos, Alguns conselhos municipais, por exemplo, encontram-se desarticulados, a maioria não divulga sua atuação, alguns não realizam reuniões regulares e outros parecem não cumprir sua função pública. Nesse contexto, devemos sensibilizar capacitar e articular os conselhos municipais da cidade de São Mateus do Maranhão. A Casa dos Conselhos Municipais, poderá ser  um dos instrumentos que estamos propondo para fortalecer a atuação dos conselhos municipais. A Casa dos Conselhos é, sobretudo, um espaço que atua como “Secretaria Geral” dos Conselhos, por meio da quais os documentos, reuniões, pautas, deliberações e encaminhamentos dos conselhos municipais deverão estar acessíveis ao cidadão e a gestão municipal. Com o objetivo de facilitar o acesso da população aos conselhos municipais, ao mesmo tempo em que apóia e facilita o trabalho de cada conselheiro.

4.     Acessibilidade nos prédios públicos. A promoção da acessibilidade constitui um elemento fundamental na qualidade de vida das pessoas, sendo um meio imprescindível para o exercício dos direitos que são conferidos a qualquer membro de uma sociedade democrática. Cadeirantes, gestantes e idosos, que necessitam de acessibilidade em nossa cidade tem dificuldades, para isso, o poder publico surgiria como exemplo, colocando em TODAS as repartições publicas a acessibilidade e cobrando da sociedade  ações cuja finalidade seja garantir e assegurar os direitos das pessoas com necessidades especiais.
5.   Restaurante Popular.  Criação de unidades de alimentação e nutrição destina ao preparo e à comercialização de refeições saudáveis, oferecidas a preços acessíveis à população, localizadas preferencialmente em locais de grande fluxo de pessoas. O público beneficiário desse restaurante poderá ser, trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional. Parceiras podem ser feitas com o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) através do financiamento de projetos de construção, reforma e adaptação de instalações prediais, aquisição de equipamentos permanentes, móveis e utensílios novos. Além do aspecto social, um Restaurante Popular tem importância econômica, uma vez que os alimentos consumidos nas unidades são adquiridos dos produtores locais.
6.     1º emprego.  Incentivar as empresas locais a incluir a juventude de São Mateus do Maranhão no programa  primeiro emprego. Objetivo “quebrar” a principal causa do desemprego juvenil que é a falta de experiência     profissional (a escolaridade também é um fator preponderante e quando aliada à falta de experiência, potencializa a dificuldade de inserção no mercado de trabalho).
 
7.     Serviço Social nas escolas. Alguma experiência do Serviço Social na Educação desenvolvido já é tida como sucesso em todo o Brasil. O papel do Assistente Social no ambiente escolar poderá ser um remédio para a humanização da escola de nossa cidade. Um exemplo seria à orientação dos alunos fora da sala de aula, especialmente no momento em que os mesmos passam por momentos difíceis, fase confusa em que estão desenvolvendo a personalidade, os adolescentes geralmente são os que mais sofrem nessa fase de autoconhecimento, em que se preparam para o mercado de trabalho. Há muitos casos de drogas, violência doméstica, violência sexual, identificadas a partir do comportamento de crianças e adolescentes na escola. Isso reflete diretamente no rendimento do aluno, causando altos índices de evasão.A entrada do profissional do serviço social na escola, portanto seria um fortalecimento para professores e diretores, pois hoje, os mesmos tentam além da tarefa de educar, também se desdobram na tarefa de compreender e intervirem sozinhos na realidade social de cada aluno, muitas vezes sem condições ou tempo para isso.

O profissional do Serviço Social pode articular propostas de ações efetivas, a partir do resgate da visão de integralidade humana e do real significado histórico-social do conhecimento.
Isso tudo, sem deixar de lado a ação junto ao campo educacional, mediada pelos programas e ações assistenciais que tem marcado o trabalho dos  profissionais do Serviço Social.

Diante do exposto e na certeza que nossas ponderações sejam debatidas, esperamos resposta e deixamos nossos votos de estima e apreço a essa ilustre Casa.  


São Mateus do Maranhão-MA, 14 de maio de 2010.



Acadêmicos do Curso de Serviço Social - Unitins

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.