ENSINO PÚBLICO DE QUALIDADE DO FAZ-DE-CONTA NO MARANHÃO*


 
ENSINO PÚBLICO DE QUALIDADE
DO FAZ-DE-CONTA NO MARANHÃO*

              Uma pesquisa contratada por uma conceituada organização nacional das Indústrias, divulgada via Internet,  destaca negativamente o Ensino Público Fundamental no estado do Maranhão, como uma instrução educativa que se por um lado alfabetiza do jeito que alfabetiza, por outro em comum não estimula o aluno a discernir uma ou varias profissões, justamente porque métodos pedagógicos avançados não são trabalhados. Caso positivo, motivados desde pequeno cada um destes alunos, seria mais fácil a familiarização destes com a imperiosa necessidade da capacitação de uma pretendida mão-de-obra, conscientes de que como profissionais definidos de certo garantiriam no futuro, o seu sustento e de sua família. Exemplo que se vê em países onde o Ensino Público de Qualidade responde pela formação profissional de um grande percentual de sua juventude.
              No Maranhão, num momento em que de fato está sendo alavancado um tardio, porém promissor Crescimento Econômico, o argumento do parágrafo anterior, somado ao fato de que aqui “é histórico o aluno fingir que estuda e o professor fingir que ensina”, antes de ser um dever é mais que obrigação do governo Roseana Sarney administrar a SEDUC-MA com “mão-de-ferro”, priorizando na estrutura gestora da Educação Publica estadual, apenas o fator  Qualidade, de modo a não permitir a reedição da importação de milhares de mãos-de-obra a exemplo quando da implantação e funcionamento da Alcoa/S.Luis, desta feita aproveitando a própria Educação Publica com Qualidade, para fazer frente as justas reclamações de potenciais investidores ansiosos de estabelecerem aqui seus projetos, atraídos pela economicidade e praticidade proporcionadas pela Zona Portuária do Itaqui.
            Enquanto há década no Maranhão e a vista de autoridades tem sido comum a banalidade do descumprimento da obrigatoriedade constitucional de uma Educação Pública de Qualidade, em se tratando do Ensino Fundamental, Médio, e Superior, a questão da Qualidade do Ensino Publico igualmente há décadas continua sendo discutida de forma politiqueira e eleitoreira entre a cúpula da SEDUC/MA e da organização classista de trabalhadores da Educação, indiferentes em sua grande maioria, ao tempo perdido em relação a maneira de como a nossa Juventude aluna da Educação Publica acompanha o surgimento de novas tecnologias, e na mesma proporção através do próprio Ensino Publico sem Qualidade, infelizmente não tem a oportunidade de se capacitar para trabalhar essas mesmas tecnologias.
             O reflexo desta falta de compromisso de governos, não justifica o custo oneroso cobrado pela iniciativa privada, que faz surgir a cada dia mais e mais Cursos Preparatórios para áreas específicas, geralmente rápidos e ultra-rápidos, para atender com urgência a necessidade dos vários tipos de investimentos que escolheram o Maranhão.
*(movimento democrata livre de São Luis, e outros*, e-mail: frecom_tp@hotmail.com)    

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