Maranhense de São Mateus do Maranhão fala sobre o que de fato os brasileiros estão vivendo no Japão.


Irany Marques Queiroz- Japão


Escrito por Irany Marques Queiroz por e-mail.

Em meio à catástrofe, muitas são as famílias brasileiras preocupadas com filhos, maridos e mulheres que moram ou estão visitando o Japão. Há 06 anos na terra do sol nascente, A Maranhense Irany Marques Queiroz convive diariamente com pequenos tremores de terra. Mas o da última sexta-feira 11 de março de 2011 as 2.46 hs da tarde, foi o mais forte que já enfrentou.
— Estou longe da área mais afetada, mas, mesmo assim, sentimos bastante. É como se tivesse acontecido em Fortaleza e o Maranhão também fosse atingido. Aqui ficamos sem comunicação e sem transporte. Só consegui falar com minha família pelo Skype — Ela mora na cidade de Atsugi, a 40 quilômetros de Tóquio.
Durante os tremores mais fortes, Irany teve que sair de casa três vezes. Ela lembra que a orientação pelos alto-falantes da cidade era de que, se o terremoto continuasse, os moradores deveriam procurar os abrigos pré-definidos pelo governo japonês:
— Quando você vem morar aqui se registra na prefeitura e recebe um manual com todos os pontos de refúgio em caso de catástrofes. Mas as pessoas ficaram com muito medo. Correram para os supermercados e limparam as prateleiras.
Irany afirma que todos os jornais do Japão só falam da catástrofe e que o país já começa a se organizar:
— As linhas telefônicas já foram restabelecidas e nas áreas menos afetadas o transporte está normalizado. O Japão é muito preparado e se reconstrói rapidamente.
Sobre um possível trauma e planos de voltar ao Brasil depois do susto, Irany afirma que durante os momentos mais tensos pensa na possibilidade, mas depois volta à rotina.
— Sempre que acontecem terremotos mais graves penso na hora em voltar, que não preciso passar por isso. Mas depois, tudo se acalma e fico. Estou bem estabelecido aqui. Quero voltar para o Brasil, mas acho que ainda não é a hora — justifica.

O povo Japonês é muito honesto, respeita as dificuldades que todos estão tendo e procuram ajudar e não roubar.
Nos mercados houve filas quilométricas e todos esperam pacificamente por sua vez, todos estão doando e ajudando de alguma forma, tanto Brasileiros como Japoneses.
A Solidariedade é incrível e emocionante.
Sabe, quando eu cheguei aqui no Japão eu estranhei tudo, mas tudo mesmo, comida, roupa, cultura, até o céu pra mim era diferente, mas hoje eu digo que aprendi a amar esse país. Amo de uma forma incondicional, porque o Japão é um exemplo pra mim, desde a inocência, a disciplina, a eficiência em administrar, a educação que o povo recebe, a independência que eles ensinam já no maternal pras crianças, a eficiência dos lugares e a tomada de decisão rápida, a pontualidade em tudo. Se tem um país pra mim que seria modelo mundialmente, seria o Japão, acho que todos os outros países deveriam se espelhar nele. infelizmente não posso morar aqui pra sempre, porque minha família está no Brasil, mas se estivessem aqui, com toda certeza o Japão seria o país que guardaria minhas cinzas.

Gente, muitas notícias que está passando no Brasil não é verídico, a mídia aí é muito sensacionalista. E fizeram muitas famílias  se desesperarem no Brasil à toa, minha mãe e filhos foram vítimas disso.
 Muitos brasileiros estão indo embora, ora, por enquanto não há motivo pra tanto desespero.... É muito triste e lamentável as mortes, mas isso foi um desastre natural que nada podíamos fazer, no Brasil se brincar o Carnaval mata mais pessoas do que esse desastre matou aqui.

9 comentários:

DOMINGOS JUNIOR disse...

Irany, parabéns pela coragem de morar tão longe, mas o Japão realmente é uma grande potência mundial. tenho certeza logo se recuperará dessa tragédia. um grande abraço.
Domingos Junior.

Altina Costa Magalhães disse...

Irani, lembro de você aqui e sempre achei que você era uma pessoa de muita coragem,e diferente das outras pessoas daqui de nossa São Mateus, acredito que é exatamente por ser assim corajosa, diferente que você consegue superar as adversidades que está passando aí. Então que você esteja sempre sendo protegida e que nenhuma catástrofe lhe afete. Siga sua trajetória aí na terra do sol nascente e boa sorte. Altina

Altina Costa Magalhães disse...

Irani, lembro de você e sempre achei que você era uma pessoa corajosa, diferente das outras pessoas de nossa São Mateus. exatamente esta sua coragem está fazendo você superar as adversidades longe de casa, da família. Siga sua trajetória na terra do sol nascente e que nada lhe afete, que você seja sempre protegida destas catástrofes. Altina

Anônimo disse...

Oi Domingos Junior, tudo bem!!!
Obrigada!
Estou na torcida por vc em mais uma empreitada a favor do nosso povo, da nossa cidade. Se estivesse ai, estaria na linha de frente pra te ajudar na sua campanha.
Desejo que tudo seja perfeito e que vc consiga mais está vitória para somar a tantas outras vitórias na sua vida.
Parabéns e boa sorte.
Irany Queiroz

Hirany Queiroz disse...

Oi Domingos Junior, tudo bem!!!
Obrigada!
Estou na torcida por vc em mais uma empreitada a favor do nosso povo, da nossa cidade. Se estivesse ai, estaria na linha de frente pra te ajudar na sua campanha.
Desejo que tudo seja perfeito e que vc consiga mais está vitória para somar a tantas outras vitórias na sua vida.
Parabéns e boa sorte.
Irany Queiroz

DOMINGOS JUNIOR disse...

Irany muito obrigado pelo apoio, mesmo de longe você vai poder nos ajudar muito, através de sua família e dos inumeros amigos que vc deixou por aqui, mesmo à distância estaremos juntos trabalhando por um futuro promissor para nossa São Mateus. meu e-mail: domingosjunior@ig.com.br
dê notícias, tchau...

Unknown disse...

ALTINA querida saudades de vc...!!!
Nosssa vc que é uma guerreira, uma lutadora e saíba menina eu sempre te admirei muito..!!Te desejo tbm muitos dias iluminados de amor verdadeiro e muitas vitórias, vc mereçe.
bjosss querida.

Unknown disse...

Ok! D. Junior, farei o que for necessário, o que vc precisar é só falar que estarei realizando.
Fico feliz pelo carinho e tbm em conhecer uma pessoa com uma mente e um coração público sempre voltado para o bem maior. Pode contar comigo sim!
até e disponha.
Irany Queiroz.

Altina Costa Magalhães disse...

Irany, obrigada pela sua mensagem de carinho, amei. Que você sinta-se cada dia mais fortalecida e determinada como você sempre foi. Força e garra, eu estou torcendo para que tudo continue dando certo para você aí. Beijos.

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.