Privatização em São Mateus do Maranhão. Podemos mudar essa historia?






Saúde, Educação Esporte e Lazer, são direito de todos e dever do poder publico. No entanto o que vemos é que a cada dia a iniciativa privada oferecer tais serviços. Não culpo os empresários , na ideologia deles estão certos, pois se, o poder publico não faz , eles ( empresários) vêem isso como “canal” para ganhar dinheiro. Por exemplo; Cultura, Esporte e Lazer; não temos nada de publico nesse sentido, alguns campos de futebol da cidade são particulares temos que pagar para jogar. Locais com piscinas,  quadra também são particulares. Na saúde já existem clinicas, onde pagando, você pode ter clinico geral, pediatra, ginecologistas entre outros. Na educação tem até creche particular, onde seu filho com a LÁPIS NA MÂO e o dinheiro no bolso pode estudar.Enquanto o filho do pobre nem creche de ONG tem mais.  
Devo dizer que a qualidade nesses serviços não falta, todavia onde está o Publico? Esses serviços são um direito do cidadão e um dever do estado ( Governo Federal, Estadual e Municipal). O que vemos na verdade em São Mateus é um ginásio de esporte que esta sem nenhuma utilidade e ainda por cima,  jogado ao “deus-dará” a piscina cheia de lixo, as quadras quebradas e o mato cobrindo o piso. Na educação do município boa parte dos concursados  não foram chamados, e a creche particular surgiu devido a falta de uma no município. É obrigação da prefeitura criar condições de ter uma creche, ou pelo menos fazer parceria com alguma ONG (organização não governamental). Na Saúde temos um único hospital,  que nem o prédio é publico, e que não atende a demanda da população, sendo feito o atendimento por emergência, no sentido da palavra. Tem ate bons profissionais mais a estrutura, a falta de material deixa a desejar.
Os incisos I e V do art. 30 da Constituição Federal estabelecem como atribuição municipal legislar sobre assuntos de interesse local, especialmente quanto à organização dos seus serviços públicos.

Como podemos mudar isso?
1.    A população deve cobrar e participar das reuniões dos conselhos municipais.
2.    Cobrar dos representantes e fiscais do povo; Os Vereadores.
3.    Denunciar ao promotor, ao TCE (tribunal de contas do estado)  e a CGU para que se averigúem possíveis irregularidades. Dinheiro tem, e se não esta acontecendo é sinal de desviou de verba, já que não fui prestado conta a população desses serviços.

É possível mudar. Como diz Gabriel O pensador
Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro




0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.