11ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão. Resistir, defender e construir


            Em Setembro, nos dias 10 e 11, a comunidade católica estará celebrando no Piquiá em Açailândia – Ma a 11ª Romaria da Terra e das Águas.
            Romaria nos recorda caminho, caminhada de peregrinos, de gente esperançosa, gente que sonha e vai fazendo acontecer à fraternidade e justiça social.
    A cada dia que passa, a importância da Romaria fica mais nítida e justificada. Não é apenas a situação das famílias do Piquiá de Baixo que é dramática. Esta realidade é paradigmática para um sem número de conflitos e ameaças à vida disseminados pelo Maranhão a fora. A Romaria pretende ser um espaço onde comunidades de trabalhadores, quilombolas, indígenas, ribeirinhas, operários possam tornar público seus sofrimentos, suas lutas e resistências. Além de fazer compreender estas realidades como contrárias aos desígnios da criação divina, o evento busca ampliar a voz do povo para âmbitos maiores, nacionais e até internacionais, e ao mesmo tempo convocar dioceses, paróquias e comunidades a se solidarizarem no enfrentamento do sistema opressor que tem que ser substituído. Assim reza o lema da Romaria: é tempo de destruir os sistemas que destroem a terra (cf. Apoc. 11,18c).

           




0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.