Miltinho Aragão fala ao blog SAO MATEUS EM OFF.

Com o acalorado clima político em São Mateus do Maranhão, este blog com exclusividade entrevistou Miltinho Aragão, Político filiado ao PSB, Advogado, Jornalista com serviços prestados a TV Difusoura e Rádio Educadora, ex-chefe da Procuradoria Administrativa da Prefeitura de São Luis no governo do então prefeito Jackson Lago, ex-procurador Geral dos municípios de Coroatá e Timbiras, ex-advogado da CPT e FETAEMA, é advogado dos vários processos que tramitam na justiça acerca das eleições de 2008 em São Mateus e de algumas prefeituras do interior do Estado do Maranhão. 

Miltinho Aragão abraçado com uma militantes do PSB.

Segue abaixo a entrevista:
 
Blog SÃO MATEUS EM OFF: É grande a lamentação da maioria dos são-mateuenses em relação a situação caótica em que se encontra nossa cidade, como você avalia este cenário em que a administração pública atual parece não está preocupada com as soluções dos diversos problemas de nossa cidade?
Miltinho Aragão: São Mateus nunca foi tão maltratada como agora, parece que passou um tsunami por aqui. É a ponte que desabou de podre e quase mata um pai de família, enquanto o Prefeito ainda ameaça processá-lo, a mesma ponte que já deveria existir de concreto, pois o dinheiro “estava na conta”, segundo o próprio Prefeito. Ruas com buraco e lama pra todo lado; drogas; hospital que não funciona; escolas sem merenda; ensino sem planejamento e sem uma linha pedagógica voltada para o aluno almejar um futuro na vida, são crianças e adolescentes com dificuldade na leitura e na escrita; esporte e lazer zero, muita violência na cidade, São Mateus virou uma cidade sem Lei: assaltos, assassinatos em série, uma onda de insegurança, o descrédito nas autoridades; este é o São Mateus do “governo” Rovélio. Enquanto isso este senhor vai a TV na hora que bem quer e ainda fala uma porção de baboseiras, ridiculariza a minha pessoa, usa a TV como uma espécie de horário eleitoral gratuito aos olhos das autoridades e nada acontece. Chega! Imagino que o povo dará um basta nisso em muito breve, é o que penso. Vamos aguardar.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Em todas as entrevistas em que o prefeito Rovélio concede a TV, ele dar a entender que tudo o que acontece de ruim em São Mateus a culpa é da oposição, o que você tem a dizer sobre isso?
Miltinho Aragão: O Vereador Antonio Carlos em recente pronunciamento no plenário da Câmara disse que o Prefeito é um tremendo cara de pau. Sendo o Vereador um ex-aliado e conhecedor das peripécias do prefeito não vou duvidar do Vereador Antonio Carlos quanto a este conceito atribuído ao Prefeito. Dizer que a culpa pelas mazelas do Município, que não são poucas, seja da oposição, é muito cinismo. É querer subestimar a inteligência da população. São mais de 3 milhões recebidos pelo Município de São Mateus a cada 30 dias; não se sabe o que está sendo feito com este dinheiro, mesmo porque ele sempre escondeu a prestação de contas da população, jamais as enviou a Câmara como determina a Constituição Federal em seu Artigo 31, § III, para que as pessoas possam ter acesso e fiscalizar. Quem esconde o que faz é porque faz coisa errada. O Governo Rovélio vai completar 12 anos de mandato ano que vem.  Então lhe devolvo a pergunta. Que nota você daria ao Prefeito nas seguintes áreas: Saúde? Educação? Esporte e lazer? Agricultura? Infra-estrutura? Imagino que a média destas notas sejam bem próximas de ZERO, pois em todas estas importantes áreas São Mateus está de mal a pior. Ora, se em 12 ANOS o Prefeito Rovélio não conseguiu mudar os destinos da cidade em nenhuma destas áreas e ainda ter a desfaçatez de colocar a culpa na oposição? Aí já é demais. Só muito óleo de peroba...

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Desde as eleições de 2008, São Mateus vem sendo palco de grandes disputas políticas e ultimamente vem ganhando destaque na mídia livre a Câmara Municipal de Vereadores. Qual a sua análise a respeito do atual cenário legislativo de São Mateus?
Miltinho Aragão: O X da questão foram as eleições de 2008, o povo não elegeu o coronel Rovélio. O povo elegeu o Miltinho Aragão e o Genilson Alves para governar o Município, forças ocultas nos roubaram à eleição, nos tomaram na marra, todos sabem do acontecido, aliás, a notícia rodou o Brasil, foi a eleição mais roubada e injusta da história desta cidade, então quem governa não está sendo respeitado pelo legislativo, pois trata-se de um governo ilegítimo, que se sustenta a troco de manobras escusas, de desvios, então esse estado de coisas acabou por refletir no legislativo. É CPI do bloco do coronel contra Vereador (colega) que ameaça dizer o que sabe; é CPI do Vereador (ameaçado) contra o Prefeito; é Vereador cassado por manobra do Prefeito (que dá a volta por cima) e vira Presidente mesmo seguro por liminar duvidosa; ou seja, a qualquer momento pode ter reviravolta, pois se sustenta sob condições, sem dependência alguma, isto é vergonhoso. Parece que a casa desconhece o seu papel de poder legislativo ou talvez ainda não aprendeu distinguir o que é ou para o que serve o poder legislativo, essa gente vai se avistar com o povo ano que vem, muitos vão ouvir poucas e boas, por essas e outras virou uma casa mal vista por boa parte da população, uma situação jamais vista em nosso município, uma bagunça geral, tudo decorrente de um governo que não era pra ser. Estão contrariando o desejo da maioria da população, estão contrariando milhares de pessoas que tem fé; que rezaram, que oraram, que dobraram os joelhos em correntes de oração pedindo por esta cidade, mas (um) ou uns aviltaram essa vontade da maioria, a sensação disso é como se tivesse baixado uma chagas sobre a cidade, nada dá certo neste governo, nem no legislativo nem no executivo, contrariaram com práticas condenáveis o desejo da população, mexeram com a alma do povo, isso é muito sério. Agora começa a aparecer o resultado a olho nu; a mão de DEUS É PESADA, ele age em silêncio. Quem planta vento colhe tempestade, repare que São Mateus hoje é uma cidade destruída, física e moralmente, são crimes diários, drogas se proliferando, prostituição infantil, crimes hediondos, esse é o resultado de um governo que não era pra ser.. Nós conhecemos muito pouco das forças do mundo, contrariá-la é perigoso.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: No dia 26/12/2007 o prefeito foi à praça pública e anunciou a construção e inauguração da Ponte do Piqui em cimento armado e em madeira outras duas, afirmando ele que o dinheiro já estava creditado na conta, fato: a ponte do Piqui desabou no mês de agosto e as demais nem sequer existem. Qual o seu posicionamento em relação a tais fatos?
Miltinho Aragão: Fosse num país onde as instituições funcionassem a contento estaria preso e os diversos bens confiscados. Ora, ele foi para a sua TV e disse em alto e bom som que o dinheiro da ponte do Piqui estava na conta, isto em 2008, ano da eleição, já se passaram quase 03 anos, você sabe o resto do filme, isso é a confissão cabal de um crime. De duas uma, ou ele estava mentindo ou o dinheiro foi desviado, sendo dito por uma autoridade pública qualquer das duas opções é crime grave... Qual a providência dos órgãos de fiscalização? Você sabe? Segundo um aliado do Prefeito, após a ponte ter caído o coronel ligou para a Governadora pedindo recurso para reconstruir a ponte do Piqui que havia acabado de pegar fogo, a Governadora surpresa perguntou imediatamente ao Prefeito: coronel - E Concreto Pega Fogo? Sem falar nos outros recursos vindos do Governo Federal. Para a construção da ponte do curto, do vai quem quer; dos poços na Gleba Jitirana; do ginásio de esportes do Airton Senna. Cadê esse dinheiro? Devia o coronel dar explicações mais convincentes através da sua TV, ao invés de botar a culpa no Miltinho e NO MOTORISTA DO CAMINHÃO. Você não acha?  

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Como você analisa a situação da oposição em nossa cidade?
Miltinho Aragão: São Mateus possui dois grupos políticos bem definidos, o do governo e o da oposição. Só existem dois. Dentro do governo vários pré-candidatos tentando se viabilizar para ser o escolhido pelo Prefeito e na oposição dois nomes, o meu e o do Genilson, normal numa democracia, cada um está fazendo o seu papel na tentativa de se viabilizar, no final um de lá e um de cá se viabilizarão para disputar a eleição de 2012, nem eles vão se dividir e nem nós, quem pensar diferente vai errar na aposta. A política municipal passa pela política estadual, eles não vão se dividir para nos beneficiar. Ora, se eles [situação] que possuem vínculos fortíssimos com o Governo Estadual, não se dividirão no frigir dos ovos, não seremos nós da oposição, com poucos recursos e com as dificuldades próprias da oposição que iremos nos dividir, pois se assim fizermos estaremos fazendo o jogo deles, por isso, tenho convicção que na hora certa a oposição estará completa e unida para derrotar o atraso. Essa eleição de 2012 será uma espécie de tira teima, a eleição que não acabou, a eleição de 2008 não acabou na cabeça da maioria da população, sinto que as pessoas esperam ansiosas por este momento, a população respira política, está com um nó na garganta e a oposição terá o seu candidato e a situação o deles, este é o cenário da sensatez e do desejo da população. Quem vai querer contrariar a maioria da população?

Blog SÃO MATEUS EM OFF: E o Rogério Garcia, em qual dos grupos ele se enquadra já que você entende que só existem dois grupos políticos na cidade no momento?
Miltinho Aragão: O Rogério está fazendo política através da promoção social em localidades carentes de água, de estrada e outros direitos básicos e reclamados especialmente na zona rural que nunca tiveram atenção nos 12 anos do governo Rovélio, isso só acontece onde não tem governo, é uma prova que São Mateus não tem governo sério, pois se tivesse a obra seria do Município e não do particular, que bom que o Rogério tenha tanto recurso para competir com a Prefeitura e fazer o que ela não faz em algumas localidades, especialmente na zona rural que tanto precisa. Dizem até que o Coronel já está incomodado e barrando o Rogério em fazer estes benefícios. Quanto ao lado, entendo que no momento oportuno ele se agrupará em um dos dois grupos existentes, pois não se faz política sem grupo, torço que seja no grupo da oposição, será bem vindo.
                                                                      
Blog SÃO MATEUS EM OFF: Como está a relação Miltinho e Dr. Igo Lago (Presidente do Diretório Estadual do PDT)? Pois segundo rumores na cidade, dão conta de que a relação entre ambos não está bem amistosa. Conte-nos como está a situação?
Miltinho Aragão: Essa é mais uma das estórias plantadas por aliados do Prefeito para tentar desestabilizar a oposição, nunca existiu qualquer desentendimento entre nós. O Dr. Igor Lago, médico, filho do saudoso Governador Jackson Lago é meu amigo de longas datas, uma amizade consolidada e respeitosa.  Igor quando recém formado em medicina, vindo de Cuba, fazendo residência em São Paulo, cheguei a ser seu hóspede em seu apartamento na capital paulista. Costumava me chamar de Milton Neves, fazendo alusão a minha passagem como repórter esportivo, desde essa época nasceu a nossa amizade; no velório do Dr. JACKSON quando me avistou entre a multidão próxima ao caixão de seu pai, foi em minha direção me cumprimentar.
Ele sabe do carinho que sempre tive por seu pai e vice-versa, fui chefe da Procuradoria Administrativa quando Dr. Jackson foi Prefeito de São Luís. Votei em Dr. Jackson desde a primeira das quatro vezes que foi candidato a Governador do Maranhão, estive na linha de frente na campanha vitoriosa no primeiro e no segundo turno quando se elegeu Governador, então, não procede esta leviana estória que tentaram emplacar contra mim, mentiras tem pernas curtas. No caso de 2010, o que aconteceu foi o seguinte, meu partido PSB estava coligado com o PC do B tendo Flávio Dino como candidato a governo, mas sempre eu dizia em manifestações que participava que caso no 2º turno fosse o Governador Jackson que estivesse na disputa seria ele quem eu estaria a apoiar, inclusive na visita que o Dr. Jackson fez a nossa cidade em campanha, eu o recebi em minha casa após o mesmo ter realizado um ato na feira livre de nossa cidade.
 

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Como está sendo a atuação dos Deputados Carlos Brandão e Dra. Cleide em nosso município, afinal ambos foram apresentados por você nas eleições de 2010?
Da esquerda para a direita: Dep. Carlos Brandão, Millete Aragão, Miltinho Araão, Dep. Cleide e Humberto [Prefeito de Caxias]
Miltinho Aragão: Ambos, Dra. Cleide e Brandão são Deputados de oposição, fato que dificulta bastante a aprovação de verbas para o Município em que o Prefeito é de outro grupo político, é o caso de São Mateus. A Dra. Cleide, por exemplo, ano passado, fez indicação de 02 ambulâncias para São Mateus através de suas emendas de bancada, mas não obteve aprovação pelo bloco dos deputados que é de apoio ao governo Roseana. Motivo: o bloco do governo faz de tudo para a oposição não se fortalecer junto a suas bases, essa é a forma que essa turma faz política, infelizmente. Um dado significativo de ajuda da gestão da Deputada Cleide tem sido o atendimento de muitos pacientes de São Mateus em Caxias, diante da péssima saúde realizada em São Mateus muitos dos nossos conterrâneos têm se socorrido naquela cidade onde o Prefeito é o esposo da Deputada, Dr. Humberto Coutinho. O Deputado Carlos Brandão através de um projeto de ampliação das funções da CODEVASF incluiu São Mateus entre os Municípios a serem beneficiados com recursos do Governo Federal por ser banhado pelo Rio Mearim, um rio permanente, devendo a partir de o próximo ano receber significativos investimentos através desta ação. Eles estão tentando retribuir dentro do possível o carinho e os votos aqui obtidos, mas com o Prefeito que temos fica difícil.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Alguns Institutos de pesquisa de opinião pública estiveram nos primeiros meses deste 2º semestre realizando levantamentos sobre pretensões eleitorais para o ano que vem. Qual a sua avaliação acerca das pesquisas que já foram divulgadas até o momento?
Miltinho Aragão: Fico feliz com os prognósticos divulgados, estamos aparecendo com uma boa pontuação. Como disse no início, a eleição do ano que vem será a eleição do tira teima, o povo quer fazer justiça. Aparecemos nestas pesquisas praticamente com o mesmo percentual das eleições de 2008, uma demonstração de que nosso povo está unido, o nosso povo está unido e pronto para dar a resposta na hora certa. As bandeiras estão guardadas, limpas e perfumadas, o povo está ansioso para extravasar, este é o sentimento que predomina... O que mais nos preocupa é a possibilidade de uma nova fraude, temos que tomar os cuidados necessários. Temos que ficar de olhos bem abertos e vigilantes, eles só confiam na fraude. O povo não agüenta mais e quer mudança, a resposta foi dada desde 2008, mas a eleição foi tomada na marra e com a participação de quem deveria zelar pela lisura da eleição.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: O prefeito Rovélio (PV) e alguns de seus aliados tentam lhe desqualificar dizendo que você já perdeu seis eleições à Prefeito e que é ruim de voto, o que você tem a dizer sobre isso?
Miltinho Aragão: Ruim de voto tenho certeza que não sou. Sou ruim para fazer fraude e praticar atos de corrupção, isso eles realmente sabem fazer e eu não. Primeiro só disputei 04 eleições à prefeitura e não seis. A primeira em 1992, tive 1.036 votos; a segunda em 1996, quando quase tripliquei a votação, passando para 2.927 votos; a terceira em 2004, quando obtive 5.434 votos, cinco vezes a mais em relação à primeira vez e o dobro da segunda, a última, agora em 2008, voltei a praticamente dobrar a votação anterior, passando da casa dos 5.000 mil votos para a casa dos quase 10 mil votos, mais precisamente 9.464 votos. Qualquer pessoa que entenda um pouquinho só de política vai dizer que são dados fantásticos, um verdadeiro fenômeno da política, ou seja, a repetir esta estatística você imagina o que poderá ser na próxima. Quanto ao resultado final da última eleição, todos sabem, ganhamos mas nos roubaram e em breve vou apresentar a toda população como foi que fizeram para nos roubar, com provas documentais, aguardem. Então, nós somos os bons de votos e eles os de corrupção e fraude.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Quando será realizada a Convenção para a eleição do Diretório Municipal do Partido Socialista Brasileiro – PSB?
Miltinho Aragão: Vamos realizar a Convenção no próximo dia 30 de setembro, uma sexta feira, à noite, na Avenida Rodoviária, onde serão apresentados os novos filiados ao Partido, pré-candidatos a Vereador, estaremos abertos a novas filiações, onde sugerimos, filie-se ao 40, será um dia marcante, pelo que aproveito para convidar todos líderes de demais agremiações partidárias, líderes comunitários, religiosos, estudantes, professores, trabalhadores, jovens, os simpatizantes e filiados do PSB e os são-mateuenses, para se fazerem presentes nesta festa partidária tão importante para a história desta agremiação que é o PSB-40.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Que mensagem você deixa aos são-mateuenses, afinal estaremos completando neste ano de 2011, 50 anos de emancipação política?
Miltinho Aragão: A auto-estima da cidade está em baixa no ano do cinqüentenário. Os que comandam o município não tiveram o mínimo de respeito com a cidade em seu aniversário de cinqüenta anos, não respeitaram nem os “cabelos brancos” da cidade e ainda querem mais, ousam em pretender pedir mais quatro anos para emplacar mais um governo do slogan TÁ BOM É ASSIM, lembram?  Ou o TÁ RUIM, MAS TÁ BOM. Lembram também? Eles estão confirmando na prática o que propagaram desavergonhadamente na campanha, mais tudo passa e vai passar... Neste ano que completamos 50 de emancipação política, que possamos lembrar de todos os que fazem e fizeram história nesta querida cidade. Rogo a DEUS que ilumine as vidas de todos os nossos conterrâneos, que nossa cidade possa sair do atraso político em que se encontra e no ano que vem o momento seja outro, de muita alegria, de paz e de mudanças boas PARA nossa querida cidade, um aniversário diferente e com um novo horizonte. DEFINITIVAMENTE UMA BOA IDÉIA.

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.