SANTA MAÇALINA a “santa” saomateuense


Por: *Jandir de Sousa Lima

Uma senhora escrava alforriada conhecedora de plantas medicinais e com um dom de rezadeira há muito tempo habitava as terras que hoje conhecemos como Timbaubá, povoado de São Mateus do Maranhão, por onde em outrora passa a famosa estratada da boiada que cortava todo o interior deste Brasil. Os boiadeiros que tocava grandes rebanhos via de regra sempre perdiam uma cabeça mato à dentro logo eles recorriam à Maçalina que com suas rezas fazia o gado voltar ao rebanho. Certo dia, já muito idosa no mato coletando plantas para a produção de suas garrafadas, um rebanho a esmaga passado por cima de seu corpo dá então sua morte. Anos depois passam os boiadeiros tocado seus rebanhos e como sempre foram ate a Maçalina pois necessitaram de sua reza pra fazer o gado perdido voltar ao rebanho e desta vez não a encontraram, pois a mesma já tinha vindo à falecer de forma muito trágica.


A solução ágora foi pedir a sua intercessão ao rezar pedindo o auxílio de Maçalina pra fazer o gado perdido voltar, foram validos e prometeram erguer uma ermida no tumulo de Maçalina, e assim o fizeram a fama de milagres de Maçalina começou a ficar popular e de todos os lados da região vinham romarias para agradecer os milagres alcançados com a intercessão de Maçalina muitos ex-votos podem ser encontrada no santuário de Santa Maçalina no povoado Timbaubá como sinal de inúmeros milagres do povo . Santa Maçalina não é canonizada pela Santa Sé mas, o povo com sua fé a canonizaram e fincam sua fé no testemunho de Santa Maçalina, a igreja Católica local, hoje tem a jurisdição do Santuário embora não a reconhecendo como santa oficial, celebra junto com o povo o testemunho de fé desta Santa do povo. Dia 30 de Novembro é o dia da Santa Maçalina, a “santa” saomateuense.



Curiosidade; Existe duas imagem da “santa” uma negra ( como ela era) e outra branca. Uma das afirmações é que um devoto teria mandado fazer a imagem da santa, e como santa negra não é comum,  a pessoa que fez a primeira imagem a fez na cor branca, só depois os devotos fizeram de fato a imagem da santa negra, todavia essa é mais um dos mitos que envolve a “santa”. Hoje as duas imagens estão na capela.


VIVA SANTA MAÇALINA!!!!!

* Jandir de Sousa Lima é professor de letras e diretor da rede pública municipal.

1 comentários:

andres santos disse...

Amigo jandir, uma pequena observação: a imagem branca está intulada "Santa Macelina" e a outra é "Santa Maçalina...

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.