Cracolândia de São Paulo e os sinais desta droga em São Mateus do Maranhão.


Na manhã da última terça-feira (3), a Polícia Militar, em operação conjunta com a prefeitura de São Paulo, iniciou uma ação para retirar os usuários de drogas da região conhecida como Cracolândia, em São Paulo. Durante a Operação foram feitas abordagens, prisões, além da apreensão de drogas.
A intenção declarada é prender traficantes e reprimir os usuários, coibindo frutos e roubos, além de encontrar pessoas procuradas pela Justiça que estejam escondidas na região.
A operação não resolveu o problema de ninguém, eles estão querendo resolver pela aparência, os usuários estão se espalhando pelos cantos da cidade e isso não é resolver problema. O problema da Cracolândia é estrutural, e envolve outros interesses que não podem ser combatidos apenas com a força policial. Tem muita gente ganhando dinheiro com ela, e a policia sabe quem são. E tem a questão social e policia não resolve.
A praga do crack  não é só uma mal de cidades grandes como São Paulo, infelizmente se espalha em pequenas cidades como na nossa querida São Mateus do Maranhão-Ma. Veja no sitio http://www.cnm.org.br/crack/mapa.asp  que é uma página que mostra a situação do uso do craque nos municípios brasileiros. É triste a situação de São Mateus do Maranhão. Mais uma vez fomento que isso deve ser uma luta em conjunto Poder Público e Sociedade Civil, é hora de arregaçarmos as magas e lutar contra esse mal que acaba com os usuários e familiares de nossa querida São Mateus.
O trágico é saber que se existem usuários, é por que existem traficantes que estão movimentando esse “mercado”,  não basta prender usuários de comentem crimes, é preciso ir nas “bocas” prender traficantes.  

A droga, uma das mais destruidoras, faz cada vez mais vítimas onde não existem trabalhos de prevenção, muito menos tratamento dos dependentes por conta do poder publico.
Traficantes vendem crack,  tranquilamente em nossa cidade, até no dia da festa dos 50 anos da cidade dia 26 de dezembro se via jovens usando e oferecendo a outros sem medo algum. Não se intimidam nem com a passagem da polícia, não se sabe por efeito da droga ou por saberem que a policia não fará nada.
Muitas crianças  e jovens que abandonam a escola em São Mateus nos últimos anos estão ligados ao crack e outras drogas. Só no ano passado, vários assassinatos aconteceram possivelmente por conta de dividas com o crack.
O que uma cidade como São Mateus tem a oferecer para uma família que tem problema com drogas? Quase nada.
Existem sinais da sociedade civil que vale a pena pontuar como: O grupo AA, a Pastoral da Sobriedade e o projeto CASA DE DAVI, mas esses, sem apoio do poder publico, principal responsável por isso.
Será que o debate sobre o crack será feito na eleições deste ano? Ou os pré candidatos ficaram só atacando um ao outro?
O Governo Federal lança um plano de combate ao crack. Serão criados consultórios de rua, que funcionarão como postos móveis de atendimento a dependentes químicos. Também haverá recursos para o treinamento de equipes e de prevenção.
Mas o problema é complexo e não só complicado, por isso devemos debater e buscar soluções. Usuários de crack, são seres humanos. Pessoas. Pessoas que precisam de ajuda. Pessoas sem estrutura familiar, sem emprego, provavelmente sem família; totalmente abandonadas por nós.
Algo precisa ser feito. Mas algo humano; não algo policial apenas para fins de conforto (queremos nossas ruas, prédios, cidade, melhores). Expulsá-los, matá-los é sempre mais fácil para um sistema capitalista, mas não seremos felizes. 

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.