Casa de taipe de andar no povoado barro preto em São Mateus do Maranhão

Foto: Tonynho Montelo

8 comentários:

Nelin Vieira disse...

Importante registro sobre essa casa de taipa- de andar - no povoado Barro Preto - provavelmente a primeira em São Mateus - pois, no finalzinho da década de 60, o ex-prefeito Nhody Curvina,também construiu a primeira casa de andar - de alvenaria em nossa cidade.

Meus parabens ao fotógrafo e ao blog, por fazerem esse importante registro, e mais uma vez fica provado, que o nosso saudo Chico Doido (tio do ex-goleiro do time do São Francisco, Eumar Gonçalves de Queiroz e da diretora do Ginásio Bandeirante), estava coberto de razão, quando dizia:
"Ser pobre não é defeito. O problema é abraçar a miséria e dormir com a necessidade".

Nelin Vieira disse...

Mais uma vez tenho a satisfação de citar o saudoso CHICO DOIDO (tio do Goleiro do time do São Francisco - Ovidão - Eumar Gonçalves de Queiroz e da Leidiane, diretora do Ginásio Bandeirante),quando dizia:

"Ser pobre não é defeito. O problema, é o sujeito abraçar a miséria e dormir com a necessidade".

Aproveito essa oportunidade para parabenizar o fotógrafo Toninho Montelo e o blogueiro Cleyton, por terem feito esse importante registro, talvez, da primeira casa de TAIPA, de andar, de São Mateus; pois, no finalzinho da década de 60,o ex-prefeito Nhody Curvina (janeiro 1973 a janeiro 1977),também construiu a primeira residencia de andar, de alvenaria.

Um forte abraço.

Nelin Vieira - são-mateuense e autor do livro de contos "O centésimo emprego de seu Lelé Bristol".

alcivan de sousa viana disse...

aqui no sul do Brasil esse tipo de casa se chama, "SOBRADO"

Anônimo disse...

Moro em Brasília e tenho a honra de conhecer o engenheiro que construiu esse sobrado de taipa em Barro Preto... Esse entende de construção...

Anônimo disse...

Boa noite!!! Essa inlustre obra: é de Domingos, conhecido como Ciarense, irmão da minha mãe, Raimunda de Souza Porto: Educadora aposentada, vizinha dele.Esse cara, é extremamente inteligente, ele sabe fazer de tudo, e nunca frequentou uma salada aula,por digo a Criança, já nasce sabendo! sou sobrinho dele, quando ele era casado com minha tia, que hoje mora em Goiânia, Irâm: ele sempre dizia, penha que ele não teve uma oportunidade, ele sabe fazer forno, para asçar Pão, como já disse, ele divia estar nos livros de Homens inteligente e sábios do Brasil! Essa casa estar localizada na BR 135, Kilômetro 190, povoado Barro Preto!!! parabésn ao meu tio Ciarense!!! ah detalhe: ele adora conquistar mulheres bonitas!!!!RSRSRSRSR Francilene de Souza Porto Melo

Anônimo disse...

Sempre que passo la nao esqueço de olha-la.
É mt interessante ve-la.

Anônimo disse...

Olá!!! aproveita e faz um entrevista com ele, faz perguntas? pede para ele falar um pouco de sua trajetória, suas conquistas, amores??? ABRAÇOS!!!

Anônimo disse...

Com muita honra sou filha desse verdadeiro engenheiro citado acima. Os anos que passei ao seu lado, quando criança, me mostraram que a inteligencia não depende de escolaridade é um dom divino. Além de sua inteligencia trás consigo outras qualidades, dono de um coração sem tamanho, humildade e bom humor que contagia à todos. Soraya Brito de Sousa Britto.

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.