Jovens lançam projeto MEU 1º VOTO em São Mateus do Maranhão.










Ontem 18 de abril, a ASCULT Jovem, UESM, CUFA, grupos juvenis de São Mateus e parceiros, lançam auditório do Sindicado dos Trabalhadores Rurais o projeto de ética/social "MEU 1º VOTO". Um projeto que visa à conscientização daqueles adolescentes e jovens que votarão neste ano pela primeira vez.



O objetivo é que representantes destas entidades percorram escolas estaduais e municipais de nossa cidade para promover palestras, simular uma eleição com candidatos, debates e votação fictícia e promover concurso cultural de redação sobre o tema.

Nesse primeiro evento alunos da Escola Estadual Alves Cardoso foram convidados a participar do evento, mas outras escolas serão visitadas pela organização.A cobertura do evento ficou por conta do Jornal Regional Ma, com Stuart Jr, Antonio filho da radio mirante e os blogs Jornal Regional Ma, São Mateus em off e Empoderamento.  


Na roda de diálogo Marco Aurélio (Juiz da comarca de São Mateus)  pediu que falasse como um dos primeiros, devido ter que sair antes do fim do evento, o magistrado falou que vai trabalhar nas eleições de 2012 em conjunto com o ministério público para que aja lisura no evento, falou sobre a importância da democracia e da participação dos jovens nesse processo.

Depois que Marco Aurélio saiu do evento, outros membros da mesa falaram, como o jovem Sirnandes, da Casa da Juventude de São Mateus, o Comunicador/blogueiro  Jonatas Carlos, que pontuou sobre os crimes eleitorais e sobre a representação da juventude nesse pleito, em seguida o senhor Promotor de Justiça Clodomir Bandeira Lima Neto foi preciso em dizer que por vezes nesses eventos quase não vêem ninguém e esses que não comparecem são os que mais reclamam da situação, falou  de uma forma coloquial deixando os termos técnicos de lado,  que por vezes de nada ajuda nesse dialogo com a juventude.Deu uma explicação simples de como é o processo democrático, e a importância da Lei da Ficha Limpa em 2012, mas também que mesmo antes de ser fichado nós podemos fazer nosso exame de consciência na hora de votar.
 
O jovem Francisco representado o sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de São Mateus , o Assistente Social Cleyton Ferreira Lima e o Articulador da Sec. da Juventude/Prefeitura Coroatá Jociel Fernandes finalizam com suas colocações.
O Assistente Social Cleyton Ferreira Lima citou  a celebre frase do livro “O príncipe” de Nicolau Maquiavel "

 “A desgraça dos que não se interessam por política é que sempre serão governados pelos que se interessam”.

Deixando os jovens a pensar sobre seu importante papel nas eleições de 2012. 

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.