"Procissão' de ônibus com eleitores”



POR OSWALDO VIVIANI do Jornal Pequeno

Desde domingo (6), faltando três dias para terminar o prazo final dado pela Justiça Eleitoral para transferência de domicílio eleitoral – que acaba hoje (9) –, tem se intensificado a “procissão de ônibus”, lotados de eleitores, deixando a capital maranhense, São Luís, com destino a vários municípios do interior do estado.

Segundo o Jornal Pequeno apurou, por meio de denúncias que chegaram à redação, os ônibus são alugados por cabos eleitorais de candidatos a prefeito e vereador no próximo pleito, que ocorre em outubro. Os eleitores estariam recebendo quantias variadas – que vão de R$ 50 a R$ 100 – para transferir seus domicílios.

Ao menos dois coletivos já teriam saído da Vila Embratel, desde domingo, com destino a São João Batista (Baixada Maranhense), por exemplo.
De Bom Jesus (área do Coroadinho), outros dois ônibus transportando eleitores teriam saído na segunda-feira (7), no fim da tarde (para não despertar suspeitas). O destino seria o município de Maranhãozinho (noroeste do estado).

Do Tibiri (área do Maracanã), um ônibus, pelo menos, teria se dirigido, na segunda-feira, para Cachoeira Grande (região do Munim).
Há cerca de duas semanas, integrantes da sociedade civil de Paço do Lumiar (município da Grande Ilha de São Luís) denunciaram à Justiça Eleitoral a mudança diária domicílio de eleitores de São José de Ribamar (também na Grande Ilha) para Paço.

Do Pará – Mas não saem só de São Luís os ônibus suspeitos de transportar irregularmente eleitores com o objetivo de transferir domicílio eleitoral.
No domingo (6), servidores do cartório de Bacuri (a 486 km de São Luís) estranharam o elevado número de pedidos de transferência do domicílio eleitoral de Belém e Ananindeua (cidades paraenses) para Serrano do Maranhão.
Descobriram que os eleitores – 38 ao todo – foram trazidos por ônibus supostamente fretados por um vereador afastado por improbidade administrativa e pré-candidato à Câmara no município maranhense.
De acordo com o juiz da comarca de Bacuri, Marco Adriano Ramos Fonsêca, os eleitores foram levados de ônibus até Serrano do Maranhão, no norte do estado.
De lá, táxis e vans os conduziram até o cartório eleitoral, localizado a 20 km dali, em Bacuri.
O juiz disse que as 38 pessoas não informaram se receberam pagamento em troca da transferência do domicílio eleitoral.
Segundo o magistrado, elas afirmaram apenas que o transporte era financiado pelo vereador Hermínio Pereira Gomes Filho Gomes (PSDB), o “Hermininho”, afastado por improbidade em 2010 e pré-candidato à Câmara este ano.

A Polícia Militar não encontrou os carros em Bacuri, mas apreendeu dois ônibus em Serrano do Maranhão, na tarde de domingo.
Segundo o juiz Marco Fonsêca, os veículos estavam estacionados em frente à casa do ex-prefeito Leocádio Rodrigues (PDT), cassado, também por improbidade administrativa, em maio de 2009.
Ele é pai do atual prefeito, Uaunis Rocha Rodrigues (PDT), que assumiu o Executivo há oito meses.
Segundo a Justiça Eleitoral, a situação política de Serrano do Maranhão é complicada. Uaunis é o sexto prefeito da cidade nos últimos dois anos. Antecessores foram afastados ou cassados. Um deles –Vagno Pereira, o “Banga” – chegou a ser preso, em março de 2010, na operação “Rapina 5”, da Polícia Federal.
Para o juiz Marco Fonsêca, houve tentativa de fraude do cadastro eleitoral. Segundo ele, as 38 pessoas foram identificadas e só não foram presas em flagrante por falta de espaço na delegacia. Todos os envolvidos podem ser condenados a até cinco anos de prisão.

“Essa é uma investigação que será feita pelo Ministério Público. Nós já repassamos todas as informações para o promotor e para a polícia para que as providências sejam tomadas”, afirmou Marco Fonsêca.
O magistrado disse, ainda, que a prática é comum no município. “Já sabíamos dessa prática e estávamos monitorando porque sabíamos que não era novidade. O indício veio com o aumento da procura pelo serviço em Bacuri, o que despertou desconfiança dos funcionários do cartório eleitoral”, afirmou o juiz.
Os políticos citados na reportagem serão notificados pela Justiça.

Enquanto isso na Comarca de São Mateus do Maranhão.

Senhora é presa acusada de crime eleitoral no interior

Senhora Maria Raimunda Miranda Teixeira (presa)
Foi conduzida a delegacia de Policia Civil da Cidade de São Mateus do Maranhão a Senhora Maria Raimunda Miranda Teixeira, moradora da cidade de Miranda do Norte, por ocasião de estar em posse de um documento "falso" de declaração de Vida e residencia na Cidade de Matões do Norte, para onde queria fazer a transferencia do seu titulo; o fato foi levado a conhecimento das autoridades policiais pelo Chefe do Cartorio de São Mateus sr. Thomaz Fiterman Tedesco, que vem exercendo de forma exemplar e dentro dos rigores da lei suas atribuições, muitos tentam dar "pressão", criar intimidações  e inclusive levantar falsas  acusações contra o mesmo, mas que pela sua conduta exemplar tem se portado dentro da mais pura ética. 
Na ocasião da prisão  o Jornal regional esteve na delegacia e no cartorio para apurar os fatos; segundo informação do delegado a mesma foi conduzida por um policial militar que estava no cartorio eleitoral, juntamente com a sra. Joselma da Silva, que na delegacia disse que estava com uma amiga e um amigo dela e deram uma carona para a sra. Maria Raimunda, o Delegado e o Chefe do Cartório foram para a cidade de Matões do Norte ( investigar as informações) no Local indicado o delegado disse que foi informado que a sra Maria Raimunda não residia na cidade  de Matões do Norte e sim na cidade de Miranda do Norte juntamente com sua Mãe, diante da configuração do crime a mesma foi autuada por crime eleitoral e se condenada pode pegar  de 02 a 06 anos de Reclusão (prisão), Joselma foi liberada.
 
fonte: Jornal Regional

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.