Compra de votos nas eleições: Retenção de títulos e documentos de identidade de eleitor.



Diante do cenário atual, a participação de cada eleitor no processo eletivo é de suma importância, pois cidadania se faz assumindo a corresponsabilidade na promoção do bem comum e na escolha livre e consciente dos candidatos aos cargos públicos.

No emaranhado de partidos políticos, de candidatos de toda índole, o desafio está em posicionar-se criticamente, buscar critérios de escolha, conhecer a vida e a história deles, para não ser instrumentalizado por maus políticos.

Entre os crimes eleitorais, principalmente de compra de votos um que pode está sendo usado em sua cidade é o de “Reter indevidamente o titulo de eleitor de outrem”. 

Veja como funciona, o  candidato não tem proposta e sabe que o eleitor que vende seu voto pode na hora mudar e votar em outro, daí ele paga para o eleitor para ficar com seu titulo eleitoral e um documento de identidade, sendo que depois do dia da eleição será devolvido os documentos. Com o documento de identidade busca-se  mecanismos para fraudar colocando uma foto de um “laranja” mais ou menos com a idade do titular. Daí  na hora de votar fica fácil. 

O seu voto não pode ser vendido e nem comprado, porque corrupto é tanto aquele que compra como aquele que vende. O que um candidato como essa mentalidade pode fazer de bom para sua cidade? 

Você que não concorda com esse tipo de candidato denuncie com alguma prova em mãos, use seu celular, sua câmera digital, fotografe e grave, registre os fatos e ligue para o Ministério Publico Eleitoral na Comarca de São Mateus por e-mail: pj-sm@hotmail.com  ou presencialmente na Rua Benu Lago próximo a Igreja católica de São Mateus do Maranhão-Ma, fone: 99 36391161.




0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.