Chico I é o PAPA “Hermano” da America Latina





O conclave mais “vigiado” que o BBB elegeu nesta quarta-feira (13) o cardeal Jorge Mario Bergoglio, argentino, como novo Papa, sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana. Os meio de comunicações em massa estavam e estão voltados para a Igreja Católica, depois da paulatina renuncia de Bento XVI.

O nome do escolhido pelos 115 cardeais foi anunciado pelo mais velho dos cardeais-diáconos, o francês Jean-Louis Tauran.Bergoglio vai se chamar Papa Francisco I.

A decisão surpreendeu, pois o argentino, citado inicialmente, não aparecia nas últimas listas de favoritos, que incluíam o brasileiro Dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola.

O novo Papa assume com a função de manter a unidade de uma igreja que, nas palavras de seu próprio antecessor, está dividida e imersa em crises.

A fumaça branca apareceu por volta das 15h de Brasília, hora que Jesus teria morrido na CRUZ.

A Igreja Católica achou que era chegada a hora de ter um papa não-europeu. E foi buscar o jesuíta Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, que figurava, sim, na lista dos papáveis, mas estava longe de ser considerado um favorito.

O curioso é que ele era tido como um nome forte no conclave de 2005, justamente o que escolheu Bento XVI, a quem agora sucede.

O papa Francisco é um jesuíta, o primeiro da história da Igreja. E isso, sim, é coisa relevante.

O Superior Geral da Ordem dos Jesuítas tem tal poder sobre seus comandados que é chamado “Papa Negro”, numa alusão à batina preta. Também ele exerce cargo vitalício, a exemplo do papa. O atual Superior Geral é o padre espanhol Adolfo Nicolás. Padre Vieira, foi jesuíta.

No Sermão da Sexagésima, Vieira faz uma distinção entre os “pregadores do paço” e os “pregadores do passo”. “Paço”, como sabe o leitor, quer dizer “palácio”. Vieira, portanto, diferencia o pregador palaciano, o que fica preso a seu conforto, daquele outro, como os jesuítas, que saíam pelo mundo pregando a palavra de Deus.

ele conclui: “Sabeis, cristãos, por que não faz fruto a palavra de Deus? Por culpa dos pregadores. Sabeis, pregadores, por que não faz fruto a palavra de Deus? Por culpa nossa!”.

A escolha de um jesuíta para Sumo Pontífice indica que a Igreja pretende, sim, ser menos palaciana e mais missionária; menos apegada às pompas e honrarias e mais voltada ao trabalho junto ao povo. Os jesuítas são a ordem dos “sacerdotes do passo”.

E a escolha de Francisco I?

pompa e a riqueza do Vaticano contrastam com o nome do santo pobre, surpreendentemente escolhido pelo novo papa.

 “Francisco é um nome impossível para a carga de poderes com os quais, ao longo dos séculos, foi construído o papado: infalibilidade, soberania, controle na forma de todo serviço, autoridade sobre milhões de fiéis, responsabilidade de propostas. Não é uma questão de humildade pessoal. Francisco impõe uma pobreza difícil a qualquer soberano vaticano”.

O jornalista Raniero La Valle, autor da frase acima, não imagina que o próximo papa possa se lembrar disso.

Quando Francisco descobriu que um irmão da Ordem construiu para si uma pequena casa, ele subiu ao telhado e, uma a uma, arrancou as suas telhas: que pobreza é essa se muitos irmãos se refugiam em  grutas?.

Mas em seu primeiro discurso como papa Francisco I, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio disse para os fiéis pedirem a Deus que o "abençoe". "Quero dar a benção a vocês, mas primeiro peço um favor. Antes que eu benza o povo, peço que vocês rezem para que Deus me abençoe", afirmou Francisco I

"Queria fazer uma oração para o nosso bispo emérito Bento XVI", disse Francisco I, referindo a seu predecessor, cujo pontificado terminou no último dia 28 de fevereiro. Em seu discurso, o novo Papa também arrancou risos dos fiéis ao dizer que os cardeais foram "encontrá-lo no fim do mundo". "Irmãos e irmãs, boa noite, você sabem que o dever do conclave era dar um bispo para Roma, e parece que os cardeais meus irmãos foram encontrá-lo no fim do mundo, mas estamos aqui", brincou. "Nós começamos este caminho da Igreja de Roma, o bispo e o povo juntos, a fraternidade, o amor, a confiança entre nós, oramos uns pelos outros, para o mundo inteiro, porque há uma grande fraternidade. Que este caminho da Igreja seja frutífero para a evangelização" disse o Papa.

Francisco , o popular brasileiro Chico é nosso vinhinho “Hermano” tudo bem que é da argentina, mas é da America Latina a hegemonia européia cai, e novos ares podem surgir na milenar igreja Cristã. 

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.