Servidor publico!


Olá a todos e a todas,  parabéns aos servidores públicos espalhando pelos rincões desse Brasil.

Servidor público é todo aquele empregado de uma administração publica, seja concursado, contratado ou comissionado e até cargo eletivo. Seu pagamento provém da arrecadação pública de impostos. Segundo o Código Penal brasileiro assim define o funcionário ou servidor público: "Art. 327 - Considera-se funcionário ou servidor público, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego, serventia ou função pública. § 1º - Equipara-se a funcionário público quem exerce cargo, emprego ou função em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de serviço contratada ou conveniada para a execução de atividade típica da Administração Pública.

Mas o estereótipo de servidor público é que não trabalha, é folgado, trata mal a população... Veja  esse causo...

Um funcionário publico estava mexendo no arquivo da sua repartição, quando encontrou uma lâmpada encantada, destas que tem um gênio preso ha dois mil anos lá dentro. Deu uma esfregadinha e saiu o tal gênio, vestindo uma daquelas roupinhas afeminadas. Claro que, como toda lâmpada magica encantada, o gênio concedeu três desejos ao camarada. - Eu quero ser bonito e gostoso! Plim! O pobre coitado, que era feio pra dodói, ficou mais bonito que o galã da novela das 9. - Agora eu quero estar numa praia chique, cercado de mulher boazuda. Outro plim e o camarada, que só conhecia as praias polidas da capital, apareceu lá em Malibu, ao lado da Pamella Anderson, peladinha. - E, por fim,  para curtir tudo isso eu quero nunca mais ter que trabalhar na minha vida! Mais um plim e o funcionário foi mandado de volta para sua mesa na repartição publica.

Poderia ser só mais uma piada, mas já esta no inconsciente coletivo que ser servidor público é isso. A sociedade costuma ver o serviço público como uma vaca de tetas generosas, com servidores ganhando rios de dinheiro e sem trabalhar. É muito fácil e cômodo criticar uma classe, sem sequer procurar conhecer a sua rotina de trabalho. A propósito, apenas uma minoria dos servidores públicos ganha muito bem , geralmente cargos federias. Porém, a grande maioria só não está em situação pior por conta  dos inúmeros empréstimos que fazem que talvez nunca terminara de pagar.
É bem verdade que em todo lugar existem aqueles malandros , o que é lamentável. Enquanto uns trabalham muitos, outros se escoram e, de fato, ganham fazendo quase nada. O servidor não tem muito estímulo para crescer profissionalmente; tem que ser bastante criativo, pois, muitas vezes não dispõe de ambiente e materiais adequados e trabalha na base do improviso.Não vamos fingir que não temos um problema que nós temos. Isso para não falar dos fofoqueiros, invejosos, das “panelas”  dos colegas e a questão politica partidária. Servidor que não votou em fulano, não pode se esquivar de fazer o papel de servidor ele é servidor do Estado e não do politico, o contrario também é verdade.

    A relação com o Estado é uma, com os quem está no poder é outra, mas com o cidadão é ainda outra.  Como dizia Theodore Roosevelt, devemos fazer o que podemos, com o que temos, onde nós estamos.

Sim, mas como disse no começo servidor é também o politico eleito e os comissionados. De todas as vocações, a política é a mais nobre diz  Rubem Alves.
Veja alguns fragmentos do texto de Rubem Alves.
... Vocação é diferente de profissão. Na vocação a pessoa encontra a felicidade na própria ação. Na profissão o prazer se encontra não na ação. O prazer está no ganho que dela se deriva. O homem movido pela vocação é um amante. Faz amor com a amada pela alegria de fazer amor. O profissional não ama a mulher. Ele ama o dinheiro que recebe dela. É um gigolô...
...Assim é a política. São muitos os políticos profissionais. Posso, então, enunciar minha segunda tese: de todas as profissões, a profissão política é a mais vil...
...Nosso futuro depende dessa luta entre políticos por vocação e políticos por profissão. O triste é que muitos que sentem o chamado da política não têm coragem de atendê-lo, por medo da vergonha de serem confundidos com gigolôs e de terem de conviver com gigolôs.
Deixo aqui uma frase do Filosofo Mario Sergio Cortella.
“ Um poder que em vez de servir, é um poder que serve a si mesmo, esse é um poder que não serve.”
E pra finalizar mais uma vez parabenizo os bons servidores públicos. Os que  se motivam com os encaminhamentos que seu serviço faz à população, que não perdeu a esperança de dias melhores, que se destaca com seu trabalho mesmo não tendo a estrutura e os incentivos adequados. Parabéns !

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.