São Mateus sendo representado em encontro em São Luis.












o Curso e seminário promovidos pela Cáritas Brasileira Regional Maranhão aconteceu no ultimo 18 e 19 deste e reuniu lideranças de mais de 15 municípios maranhenses, entre eles São Mateus do Maranhão representado por Jonatas Carlos e eu (Cleyton Ferreira Lima).Com o objetivo de fomentar o processo de compreensão das políticas públicas na perspectiva da participação e da efetivação de direitos, a Cáritas Brasileira Regional Maranhão realizou o Curso de Formação em Políticas Públicas e Seminário de Avaliação dos Resultados Eleitorais, com essas lideranças do Maranhão.
Os participantes avaliaram a atual conjuntura político-eleitoral estadual e local na perspectiva dos direitos, desenvolveram a compreensão histórica dos conceitos básicos pertinentes às políticas públicas, refletiram sobre os diferentes papéis do Estado frente às políticas públicas e a sociedade, além de conhecer os espaços e mecanismos de participação nas políticas públicas e apontar estratégias locais de participação e controle social das políticas públicas."O curso e o seminário serão momentos de análise, reflexão sobre a atual conjuntura, discutir avanços ou retrocessos de acordo com os resultados eleitorais dos municípios. Pensaremos no quanto podemos avançar com relação à efetivação da cidadania e dos direitos humanos nos municípios maranhenses, além das estratégias que se utilizarão, sendo os resultados favoráveis ou não", afirmou no dia antes do encontro Ricarte Almeida Santos, http://ricochoro.blogspot.com/ Assessor de Políticas Públicas da Cáritas Brasileira Regional Maranhão Graduado em Ciências Sociais, pós-graduado e um dos palestrantes.


Um momento salutar foi o painel da Conjuntura pós-eleitoral estadual e nacional, que foi apresentado por Wagner Cabral (Professor do Curso de História da UFMA). Apesar do horário já perto do almoço o publico ficou atendo ao que o professor falava e fui uma luz para os movimentos e até uma alerta quanto a questão da participação dos movimentos sem o fanatismo partidário e crendo que não existe um "libertação" de fato sem a participação da sociedade civil no controle social.

João Maria Van-Damme (educador popular, Associação de Saúde da Periferia). nos apresenteou uma fala sobre Estado, Governo e espaços de participação e controle social. Alem é claro do senhor Ricarte que nos falou de uma forma peculiar sobre conceitos básicos de: Estado, Governo, Sociedade Civil, Políticas Publicas e Desenvolvimento. O evento aconteceu na Casa das Irmãs de São José de São Jacinto, no Filipinho.São Luis Maranhão, os representante saíram com uma ‘bagagem" interessante para que seja repassada as suas cidades e trazerem resposta quando tiver o próximo

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabén Cleyton, São Mateus foi muito bem representado. Um abraço

John Cutrim http://www.jornalpequeno.com.br/Blog/JohnCutrim

Unknown disse...

obrigado Cutrim um abraço tambem a todos do jornal pequeno manda um alõ pro cajú meu conterraneo. e teu blog é um dos meus favoritos

Daniel Pearl Bezerra disse...

Cleyton, continue fazendo a diferença em São Mateus. Vou adicionar seu endereço na lista de blogs do Desabafo Brasil. Um abraço, Daniel - editor.

Anônimo disse...

Cleyton, obrigado por ter visitado meu espaço! Continue promovendo o bem pelo social! sucesso!

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.