Aniversário de Nossa Cidade 47 anos de Emancipação política






São Mateus do Maranhão - MA HistóricoEm 1942, chegou o piauiense Absalão Cândido Feitosa que, se aliando o quatro primeiros povoadores, iniciou o desbravamento através de grandes lavouras.
A existência de vastos campos, com exuberante pastagem, propiciou a exploração de pecuária, embora em pequena escala. Com meio de subsistência, os lavradores desenvolveram a caça e a pesca, encontradas em abundância. Com o advento da estrada BR-135, a povoação tomou grande impulso, experimentando elevado crescimento populacional. Desenvolveu-se o comércio, apareceram as primeiras pequenas indústrias e o povoado progrediu em termos de urbanização paralela à BR-135.
Pela Lei Estadual nº 2.170, de 26 de dezembro de 1961, foi criado o município, desmembradode Coroatá e Bacabal.
Um dos primeiros povoadores da localidade, adepto fervorosos de São Mateus, deu ao povoado o nome de Santo de sua devoção.
Gentílico: são-mateuense ou são-mateusense
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de São Mateus do Maranhão,pela lei estadual nº 2170, de 26-12-1961, desmembrado dos município de Bacabal e Coroatá.


Os Jovens de nossa cidade não foram sempre alienados como muitos de hoje em dia. Vejam só:

Quando São Mateus foi administrada por Dr. Moraes ( administração caótica ) a cidade não tinha serviço de coleta de lixo regular. Nessa época os animais que eram atropelados ao longo da Br que corta a cidade, não eram retirados e ficavam podres , gerando uma fedentina insuportável. Cansados com essa situação um grupo de jovens resolveram chamar a atenção da população e do prefeito para o problema. Então dois cachorros mortos e podres foram retirados durante a noite da Br e dependurados no trinco da porta da Prefeitura municipal de São Mateus. Na manhã seguinte ninguém conseguia entrar na prefeitura, funcionários e curiosos se aglomeraram ( a uma certa distancia ) nas imediações da prefeitura , que neste dia só começou a funcionar por volta das 10:30 hs , depois de limparem o local. O caso foi parar no jornal Maranhão TV, que era transmitido pela Difusora ao meio dia.Depois desse fato o prefeito passou a cuidar melhor da limpeza pública.São Mateus teve uma geração de jovens preocupados verdadeiramente com a Cidade.

2 comentários:

Marechá Panapaná disse...

Caro Cleyton,

obrigado pelos comentários à minha (já velha)última postagem. Sobre o seu relato acerca da escritora iniciante da sua cidade: é impressionante como o "sistema moral" de uma dada comunidade pode cometer verdadeiros linchamentos. A situação daí mostra, de forma agravada e sem os requintes de mídia do caso paulistano, como essa tal "liberdade de expressão" é utilizada ao sabor das conveniências, desde que não se incomode à ordem estabelecida.
Grande abraço!

Anônimo disse...

previsões para 2009:quem vai assumir é o prefeito reeleito ROVELIO. para tristeza dos adversarios que sempre diziam que:
1° ROVELIO não era candidato porque tinha as contas rejeitadas. foi candidato.
2° ROVELIO não ganhava de jeito algum. ganhou
3° ROVELIO não seria diplomado. foi diplomado
4° ROVELIO não seria empossado. a cerimonia ja esta pronta para o dia 1°.
ou seja, o adversario ta tomando remedio controlado para acalmar os nervos, mas continuam chorando.e de presente para mintindo aragão mando um prestobarba e uma tesoura para ele guardar e usar quando ele sair do nina rodrigues quando acabar o tratamento dele.

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.