44.436 eleitores voltam às urnas no Maranhão. De quem é a Culpa?

Olá amigos leitores!! Devido ao feriado de Carnaval, além dos problemas com o provedor de internet não pude escrever muito; mas, estou retorno com um olhar panorâmico e peculiar de ver as coisas com a intenção de levar cidadania ao nosso povo.
Antes de ler a notícia abaixo é bom observar que se fosse ouvido o clamor do povo nas últimas eleições, com a sociedade repelindo os candidatos “ficha suja", não teria tido tanto danos ao patrimônio público como também ao erário com novas eleições. A justiça eleitoral parece que prefere gastar com novas eleições e o estado reformar ou construir prédios públicos (destruídos pela população insatisfeita com a útima eleição) do que fazer de fato uma eleição LIMPA. E quem paga os danos de novo é o povo.
Pior é que tem gente que não se lembra em quem votou na última eleição, será que nesses municípios com menos de seis meses eles irão se lembrar?
Mais vamos a notícia.


Neste domingo, 1º de março, 44.436 eleitores voltaram às urnas, nos municípios de Amarante do Maranhão, Bacabeira, Centro Novo do Maranhão e Vila Nova dos Martírios, uma vez que o pleito do dia 05 outubro/2008 foi anulado nessas cidades.
A Justiça Eleitoral do Maranhão mobilizou 628 mesários, que trabalharem nas 157 mesas receptoras de voto, distribuídas nos 63 locais de votação dos quatro municípios onde haverá as novas eleições. Foram 216 urnas eletrônicas, sendo 59 de contingência, todas modelo 2008.

Em Amarante do Maranhão votarão 21.506 eleitores, que tiveram a sua disposição 69 mesas receptoras de votos; em Bacabeira, 9.184 eleitores e 35 mesas receptoras; Centro Novo do Maranhão, 8.103 eleitores contarão com 36 mesas receptoras de votos, enquanto que em Vila Nova dos Martírios, serão 5.643 eleitores e 17 mesas receptoras.

O exército estará presente em Amarante do Maranhão, Centro Novo do Maranhão e Vila Nova dos Martírios, com um contingente de 136 soldados. Além das forças federais, as novas eleições contaram com 174 policiais militares e 20 policiais federais, nos quatro municípios.

Em todos os casos, os eleitos obtiveram mais de 50% dos votos válidos nos respectivos pleitos, mas tiveram seus registros de candidaturas negados em definitivo pela Justiça Eleitoral.

Amarante do Maranhão.
Em Amarante do Maranhão o novo pleito ocorre em função do indeferimento do registro do primeiro colocado nas eleições de 2008 para prefeito, Gildásio Chaves Ribeiro, pela desaprovação das suas contas quando prefeito de Fortaleza dos Nogueiras.
Os candidatos nesse novo pleito em Amarante são Miguel Marconi Duailibe Gomes (PHS) e Adriana Luriko Kamada Ribeiro (PV).

Bacabeira
Na cidade de Bacabeira houve o indeferimento do registro do candidato a vice-prefeito , Martinho Castro Ducarmo Ferreira, tendo em vista a desaprovação das suas contas quando presidente da Câmara de Vereadores do mesmo município. Esta decisão alcançou, também, o candidato a prefeito José Venâncio Correa Filho, já que a chapa é una e indivisível.
Disputam a eleição em Bacabeira José Venâncio Corrêa Filho (DEM) e Olga Maria dos Santos Pereira Calvet (PV).

Centro Novo do Maranhão
O candidato a prefeito de Centro Novo do Maranhão, Domício Gonçalves da Silva, teve seu registro indeferido pelo TSE por inelegibilidade, tendo em vista que ele assumiu a prefeitura daquele município, na condição de vice-prefeito, por 60 dias nos seis meses que antecederam a eleição de 2004, o que representaria um terceiro mandato como prefeito se ele assumisse em 2009.
Disputam o cargo de prefeito em Centro Novo Arnóbio Rodrigues dos Santos (PDT) e Pedro Teixeira Vieira (PMDB).

Vila Nova dos Martírios
O TSE indeferiu o registro de candidatura de João Moreira Pinto, candidato em Vila Nova dos Martírios dada a desaprovação de suas contas pelo TCE, nos exercícios financeiros de 1999 a 2004, quando exercia o cargo de prefeito municipal.
Em Vila Nova dos Martírios, estão na disputa ao cargo de prefeito municipal Wellington de Sousa Pinto (PR) e Edival Batista da Cruz (PSDB).

O TRE determinou que as diplomações dos eleitos deverão ocorrer até o dia 6 de março e a posse até o dia 9 de março.

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.