Maranhenses enganados com falsa promessa de emprego em SP

Trinta e seis trabalhadores rurais do Maranhão foram enganados com falsas promessas de trabalho na região de Campinas-SP e passaram dois dias na rodoviária de Santa Bárbara D'Oeste, a 135 km de São Paulo. O Ministério Público do Trabalho acionou a polícia pedindo um inquérito para apurar responsabilidades. A Procuradoria pretende oferecer denúncia contra o intermediário e também à empresa que teria contratado o serviço.

O grupo deixou o Maranhão com destino a Conceição de Alagoas, em Minas Gerais. Quando chegaram, viram que não havia trabalho algum. Eles pagaram R$ 250 cada um com a promessa de trabalho, o que se revelou uma fraude. O homem que prometeu serviço ainda os encaminhou para Santa Bárbara d´Oeste, na região de Campinas.

- Ele prometeu que arrumaríamos trabalho aqui nesta cidade e uma casa para nos alojar - o trabalhador Cristiano Corrêa.- Saímos em busca de uma casa para alugar, mas não temos fiador - afirmou o também trabalhador rural recém-chegado do Nordeste, Carlos César Coelho.

Sem um endereço para dormir, eles passaram a noite e o dia na rodoviária da cidade. Segundo o secretário de Segurança e Trânsito, Paulo Jodas, a Prefeitura de Santa Bárbara está providenciando alimentação e um local para repouso.

De acordo com o Sindicato Rural, eles encontram dificuldade para encontrar trabalho porque as usinas da região só contratam se eles tiverem contrato de trabalho, demissão e exames anteriores registrados na Carteira de Trabalho. Ainda de acordo com o sindicato, seriam necessários R$ 7 mil para mandá-los de volta ao Nordeste.

O homem que trouxe o grupo do Maranhão, conhecido como Wellington, continua foragido. Ele pode responder pelo crime de aliciamento, com pena prevista de 1 a 3 anos de prisão.

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.