O valor do silêncio

Mateus Costa

Quais as razões da cassação do mandato e direitos políticos de Juscelino em 1965, quando ele próprio articulara apoio no PSD para a eleição indireta de Castelo Branco?

O general Cordeiro de Farias foi ministro do presidente Castelo Branco, tendo longa participação no cenário político brasileiro. Em depoimento a Aspásia Camargo e Walder de Góes, ele conta que houve afobação de Juscelino, que fora vítima de sua própria precipitação e, por isso, acabou cassado. Para o militar, a cassação de Juscelino foi pelo discurso que ele fez no Senado.

Castelo Branco gostava muito de Juscelino, pois sua esposa,
Argentina Viana, irmã do historiador Hélio Viana, era conterrânea do ex-presidente (mineira). Cordeiro lembra como foi a sua precipitação: "Juscelino era senador por Goiás e lhe disseram que ia ser cassado. Reagiu mal. Subiu à tribuna do Senado e pronunciou um discurso violentíssimo contra os militares. Foi cassado pelo discurso."

"Castelo foi posto diante de um dilema trágico: ou cassava Juscelino ou se desmoralizava, acusado de falta de energia. Ele ainda procurou evitar a cassação, enviando emissários a Juscelino, pedindo-lhe que não fizesse o discurso que pretendia. Mas Juscelino não atendeu."

Comeu o peixe e se engasgou com a espinha.

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.