Os 7 pecados do Prefeito Corrupto. Vamos ficar de olho!

Preste atenção aos sinais que os prefeitos corruptos emitem, os principais sâo:

1-Sinais exteriores de riqueza: Quando o eleito, amigos e parentes exibem bens de alto valor, adquiridos de uma hora para outra, como pick-ups, imóveis de luxo em São Luís, jóias. Desconfie também quando o padrão de consumo não for compatível com a renda, como grandes viagens, festas ou despesas em bares e restaurantes.

2.Resistência a prestar contas: Se o prefeito dificulta o acesso à informação, (como foi o caso de São Mateus no ano passado) especialmente sobre os gastos da Prefeitura, desconfie. Por lei, todo cidadão tem direito a esse tipo de informação. No caso do Maranhão, o TCE-MA através da IN nº 09/2005, informa que o município deve deixar à disposição da população, no serviço de contabilidade, uma cópia da prestação de contas do exercício anterior.

3.Falta crônica de verba: O orçamento da Prefeitura é calculado para cobrir os serviços básicos da cidade. Sinais de abandono ou negligência podem ser indicadores de má administração ou desvio de recurso público.

4.Parentes e amigos empregados:( Tabém em São Mateus é visivel) Uma dos artifícios mais utilizados para o pagamento de favores de campanha é a contratação de corregilionários, amigos e parentes no serviço público sem necessidade real.


5.Não divulgação dos gastos públicos (falta de transparência): A Lei Orgânica do Município obriga o prefeito a divulgar diariamente o movimento do caixa do dia anterior. Ele também deve tornar público o balancete mensal da Prefeitura.

6.Transferências de verbas orçamentárias: Remanejamentos de grandes somas são suspeitos. Desconfie de transferências de verbas acima de 5%. O prefeito pode subverter todas as prioridades originais com grandes transferências entre as rubricas. Isso pode em algumas situações ser feito para atender necessidades emergenciais, mas na maioria das vezes é feita para atender interesses eleitorais e pessoais dos prefeitos. É preciso uma análise cuidadosa das transferências, e elas deveriam ser analisadas pela Câmara Municipal.

7.Perseguição a outros administradores honestos: Os corruptos tentam eliminar qualquer obstáculo ao seu esquema de enriquecimento ilícito. Um sinal de que há corrupção é quando há perseguição a administradores honestos.Se o seu prefeito comete pelo menos um desses "pecados" fique de olho, reúna provas e denuncie.Vamos lá cidadãos!
fonte: blog controle social

6 comentários:

Anônimo disse...

Os seis primeiros o prefeito daqui comete claramente; o sétimo não, porque os administradores anteriores nenhum foram honestos.
Marcelo

Anônimo disse...

CARTA AO POVO DO MARANHAO!!
O Maranhão está ameaçado! Gravemente ameaçado! Na madrugada do último dia 4 de março o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do governador Jackssom Lago, eleito pela maioria absoluta dos maranhenses. O Tribunal também decidiu que a candidata derrotada Roseana Sarney Murad fosse diplomada governadora do nosso estado. Haverá recurso jurídico. O Tribunal poderá rever sua decisão. Mas, a situação é gravissíma. Em pouco mais de um mês pode haver uma sentença final, contra a vontade popular expressa nas urnas, em 2006.
Na decisão houve inúmeras divergências entre os sete ministros do TSE. O julgamento ocorreu porque a oligarquia Sarney, depois de derrotada, acusou o governador eleito por nós, de abuso de poder econômico e compra de votos. Ao todo foram onze acusações. Seis foram imediatamente rejeitadas por todos os sete ministros do TSE. Houve, inclusive dois deles que rejeitaram todas as onze acusações. Ao longo da reunião que cassou o governador do Maranhão, também não houve consenso sobre as outras cinco acusações.
Ao final, apenas uma, das onze acusações iniciais, fez com que quatro ministros aceitassem a tese de que houve abuso de poder politico para eleger Jackson Lago. O que é importantissímo registrar, é que este único caso que provocou a cassação, ocorreu em abril de 2006, portanto, antes mesmo da campanha eleitoral. Foi um ato participou em Codó, convidado por um prefeito do seu partido, antes mesmo de ser candidato! Como pode haver crime eleitoral se não havia sequer candidatura ?
Estamos convictos que a oligarquia Sarney, após ser derrotada nas urnas, tenta na marra, no tapetão, voltar ao poder por meio de provas forjadas e acusações infundadas. Como bem disse o jurista Francisco Rezek, '' é uma tentativa de golpe pela via judiciária''.
O governador Jackson Lago, após a decisão do TSE, afirmou publicamente que ainda acredita na Justiça e na democracia no Brasil. Disse também, com todas as letras, que para defender a democracia, colocará sua própria vida a disposição da liberdade do Maranhão. Disse que, se a população quiser valer os seus direitos, poderá ''contar com ele ''.
Pois nós, que organizamos o Comitê de Defesa da Democrácia no Maranhão e, em dezembro de 2008, montamos em frente ao Palácio dos Leões, o Acampamento Balaiada, queremos sim valer nossos direitos! Fazer valer a vontade sobrerana do nosso povo. Temos a plena conciência que estamos diante de uma encruzilhada histórica. E o momento do povo do Maranhão honrar a memória de Negro Cosme, de Maria Aragão e de Padre Josimo! Não preagamos a violência. Queremos a paz. Queremos a democracia. Mas, assim como o governador, estamos dispostos a dar o nosso sangue em nome dessa causa.
Hoje, reafirmamos o que dissemos em nosso priemiro manifesto. Agora, ou vence a democracia, ou vence a tirania. Ou vence a vontade soberana do povo, ou vence as tramas de um grupo que passou quarenta anos explorando o nosso estado. Ou Sarney humilha o Maranhão ou o povo volta a vencer e mostrar, para todo Brasil, que tem dignidade e que honra as lutas da brava gente brasileira.
Nós acreditamos na força do povo maranhense, na resistencia popular, na vontade de cada cidadã deste Estado. Por isso, continuaremos na rua, convidando você a participar desta luta. Vamos à luta. Vamos à vitória!
Movimento de Defesa da Democracia no Maranhão
São Luís, 10 de março de 2009.

Anônimo disse...

concordo com o washington castro. votei na roseana sarney nas ultimas eleições, mas não concordo com a maneira como a coisa esta sendo feita pelo sen. sarney para tirar do governador jackson lago o poder dado a ele pelo povo. falar em uso da máquina do estado é até um atentado a nossa inteligencia, pois todos sabemos que essa é uma prática usada por todos os politicos que estão no poder. é um direito do povo e um dever da familia sarney o respeito a vontade popular. FRANCISCO FERNANDES NETO

Anônimo disse...

Rovélio pelo menos não comete um desses pecados: o último.
Ailton

Anônimo disse...

Acredito que NIGUÉM aqui em São Mateus cometerá este pecado! Pois, ô terrinha pra ter politico corrupto. De vereador a Prefeito não escapa nenhum.
Marcelo

Anônimo disse...

Acredito que NIGUÉM aqui em São Mateus cometerá este pecado! Pois, ô terrinha pra ter politico corrupto. De vereador a Prefeito não escapa nenhum.
Marcelo

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.