Cidade de São Mateus do Maranhão-MA. parte 2. Piqui


Pertencia a cidade de Coroatá todas as terras de São Mateus, a leste da rodovia 135, do lado oeste era da cidade de Bacabal, dois latifúndios eram donos das terras. Dona Torquata Machado e mãe do medico Lino Machado e do deputado Torquato Machado , era proprietária das terras entre do lado oeste, entre a rodovia e o rio Mearim. Seu filho Lino Machado era o dono do lado leste ate o rio Peritoro até onde hoje se localiza o bairro do Piqui.
Após a Morte da Torquata, boa parte das suas terras foram vendidas para Antero Bueres, outra parte foi apropriada por Accioly da Costa Nunes, pai do medico e morador mais antigo da cidade Jose de Ribamar da Costa Nunes, o doutor Zezico.
Marcos Antonio Pinheiro Neto, chegou na região por volta de 1956, o mesmo trocou o seu apartamento do Rio de Janeiro pela Fazenda Bocaina de Lino Machado.Marcos Pinheiro solicitou das autoridades da capital São Luis, a abertura de lotes para venda na região, foi ai o embrião da futura cidade de São Mateus.
Não podemos esquecer o seu João Sinoca proprietário da área do Juquiri. Essas e é minha pequena contribuição, quem souber de mais por favor mande um e-mail ou poste como comentário.

2 comentários:

Anônimo disse...

legal conhercer a historia da minha cidade tem mais a ser contar dessa cidade

Unknown disse...

HOJE NOS ESTAMOS OCUPANDO O LADO LESTE DO PEQUI,que por direito sao terras nossas,que forao tomadas de nossos antepassados.POR UM TAL DE USOCAPEAO.

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.