Alienação
Processo social pelo qual a humanidade, no seu processo de reprodução, produz sua própria desumanidade, sua própria negação enquanto ser humano. Não consegue ver uma palmo na frente do nariz. É a construção social de desumanidades pelos próprios homens. Este conceito é objeto de alguma confusão, também, porque, no Brasil, ele é denominado de várias maneiras. Alguns autores, Ricardo Antunes, por exemplo, preferem o termo estranhamento para designar o que aqui denominamos alienação. Já José Paulo Netto tem preferido o termo alienação ao invés de estranhamento. O importante é que ambos estão se referindo ao mesmo fenômeno social, e que apenas estão traduzindo o termo Entfremdung utilizado por Marx e Lukács para designar a produção pelos homens de sua própria desumanidade.
Programa de Capacitação Continuada para Assistentes Sociais – Capacitação em
Serviço Social e Política Social – CFESS/ABEPSS/CEAD-UNB – 1999 – Vol.2 , p. 28.
Uma pessoa alienada é uma pessoa que vive mas não dá importância para o que se passa no mundo. Que não luta pelos seus ideais e que se submete a qualquer coisa. Algumas pessoas são tão alienadas que não sabem nem mesmo a situação que nosso país, estado ou cidade está vivendo. O governo e a mídia são os principais agentes na alienação. Com programas como Big Brother, TV’s de políticos.O governo por sua vez sempre diz que está tudo bem, e joga debaixo do tapeta as incriveis façanhas como a corrupção e as médias baixas na qualidade de vida do nosso país, estado e municipio. Alienação é se deixar levar sem ter opinião e sem saber o porque das coisas. E ver o fato e não acreditar, ou não querer acreditar.
0 comentários:
Postar um comentário
Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.