Fraude, SUS registra 207 hospitais de emergência no MA, São Mateus do Maranhão aparece na materia

Não é falta de recursos, nem de unidades de saúde, nem de pessoal, como se pretende proclamar a causa da precariedade no atendimento médico do Maranhão.


Além da clamorosa omissão do governo estadual, por trás de toda esta deficiência pode está oculta uma monumental fraude omitindo e forjando dados que terminam por colocar o Maranhão como um dos estados mais bem servidos para a assistência médica aos seus habitantes. É de estarrecer a discrepância entre as informações coletadas junto ao Ministério da Saúde e o Data SUS, e a realidade.

Dentre outras informações cadastradas consta a de que no Maranhão existem 207 hospitais conveniados com o SUS para prestação de serviço de emergência à população. Se verdade, não teríamos dificuldades nenhuma no atendimento médico no setor, mas a verdade é outra.

O que não faltam mesmos, e aí somos um exemplo junto ao Ministério da Saúde, são dados forjados para compor um sistema de que sustentem o recebimento de recursos do SUS por serviços não prestados.

No site cns.datasus.gov.br/Lista_Tot_Municípios.asp?Estado=21&N... consta que em todos os municípios maranhenses existem unidades de saúde cadastradas prestando serviços de saúde ao SUS e num total astronômico de 3.798 estabelecimentos cadastrados. Desses são 1.705 municipais.

Ora, com tantos hospitais municipais só na estatística oficial, fica assegurado a drenagem dos recursos do SUS, uma vez que, realmente sem existirem, mandam os pacientes para São Luís, e os recursos ficam com a Prefeitura, é claro com a comprovação fajuta de que os serviços foram prestados no município, nos hospitais fantasmas.

Com tantos leitos e unidades de saúde conveniadas com o SUS é de se perguntar quem são os municípios e quantas unidades de saúde constam como pagas para prestara assistência médica à população.

Comecemos pela Grande Ilha: na Raposa são nove, em Alcântara, 20; em Paço do Lumiar, 16; em Ribamar 35.

A maior fonte dos pacientes, temos Bacabeira com 10 unidades de saúde, Rosário, 15; Santa Rita, 23; Miranda do Norte, 11; Matões do Norte, 5; São Mateus,17, Peritoró, 8; Caxias, 85; Timon, 77.

Dos municípios mais bem servidos destacam-se Imperatriz, 237; Açailância, 85; Balsas 74; Codó, 54; Santa Inês, 51; Bacabal, 44 e Pedreiras, 28.

Os municípios mais pobres, como Bom Jesus das Selvas, dispõe, nos dados do Ministério, 11; Nova Olinda, 7; Feira Nova, 4; Vila Nova dos Martírios, 5. E por aí vai, todos devidamente conveniados e habilitados para receber pacientes e recursos do SUS.

Pelo que se vê recebem só os recursos. Os pacientes, a natureza cura, morrem, ou são enviados para a capital do estado ou para o Piauí.

Outros recursos que aliviariam a sobrecarga - É necessário entender que todos os municípios, mesmo que não disponham de qualquer unidade de saúde, recebe pelo SUS o Piso de Atenção Básica Fixo por pressupostos serviços de cuidados básicos da saúde. O resto provém das questionáveis unidades de saúde públicas inexistentes, mas conveniadas, registradas no Ministério da Saúde e cadastradas no SUS.

Além disso, se todos os recursos direcionados à saúde nos municípios, na prevenção e promoção da saúde, com certeza muitas doenças seriam evitadas, muitas delas que terminam por aportar nos hospitais de emergência da capital, quaisquer que sejam a natureza da enfermidade, emergência ou não, já que não existe um só hospitais de clínicas (que atenda todas as especialidades) na capital.

Hoje, estamos vivendo uma medicina de guerra, onde tudo vale para manter locais mais no site do Jornal Pequeno

1 comentários:

Unknown disse...

Caro Blogueiro...com muito respeito mas a sua noticia esta totalmente equivocada, não são cinco assim como esta grifado e sim 17 unidades de emergências. com isso peço que faça a retificação nesta atualização...e sobre o assunto, é de lamentar uma cidade como São Mateus que não tem nem um hospital possa figurar entre as 207 unidades do estado com 17 postos de emergências, a fraude aqui é grande demais, haja visto que o hospital é alugado da sócia do Prefeito cassado. A Policia Federal ja esta no calcanhar desse meliente...

um forte abraço

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.