CIDADANIA PERDIDA na sede e nos povoados de São Mateus do Maranhão

O JP na Estrada percorreu algumas das áreas mais desassistidas de São Mateus, como os bairros de Vila Brasil, Vila Barreto e os povoados Piqui, Floresta, Jiquiri e Juçareira. Na série de imagens mostradas a seguir, pode-se ter uma idéia da precariedade das condições de vida dos moradores dessas áreas esquecidas pelo poder público, onde a noção de cidadania parece ter ficado pelo caminho.
CURIOSIDADES DE SÃO MATEUS
Ao andar a pé em São Mateus, deve-se prestar atenção para não ser atropelado não por carros ou motos, mas por bicicletas. Para onde se olha, lá vem uma ou várias delas. Deve ser a cidade maranhense onde mais se trafega sobre duas rodas.
No povoado Timbaúba, acontece, todos os anos, de 20 a 30 de novembro, a festa de Santa Marçalina. A santa é venerada pelos moradores do povoado e até por quem mora na sede, apesar de não ser reconhecida pela igreja católica.
Os festejos de São Mateus, padroeiro da cidade, acontecem de 10 a 21 de setembro. É feita a novena na igreja de São Mateus e depois uma procissão sai pelas ruas centrais da cidade.
O tambor de crioula também tem muitos admiradores no município. O mais famoso é o de dona Joaquina
Fonte> Jornal Pequeno

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.