São Mateus Rogai por nós



"São Mateus", de Guido Reni

O padroeiro da paróquia São Mateus é o autor do Evangelho de Mateus e um dos Doze Apóstolos. Chamado Levi, nasceu na Galileia e era o filho de Alfeu. Exercia a profissão de publicano (cobrador de impostos), ouvido os discursos do Divino Mestre e observado os Seus milagres. Deste modo teria sido preparado para obedecer à chamada de Jesus.Segundo o relato do evangelho, Jesus, depois de atravessar o lago de Tiberíades, ao passar por Mateus, que estava a trabalhar na recolha dos impostos, disse-lhe: "Segue-me". Mateus levantou-se e seguiu-o.
A humildade de Mateus pode ser reconhecida no seu evangelho. Ao enumerar os apóstolos, ele se cognomina ‘Mateus, o publicano’,(pecador) Foi escolhido por Jesus Cristo para ser um dos doze apóstolos, esteve presente na Última Ceia, em diversas aparições de Jesus ressuscitado, na Ascensão e no dia de Pentecostes.Todo o seu evangelho é destinado a provar o verdadeiro reconhecimento de que Cristo era o Messias.São Mateus é representado na arte litúrgica segurando uma pena e tendo um anjo ao seu lado.
Sua festa é celebrada no dia 21 de setembro.
Ele é o padroeiro dos contadores, oficiais alfandegários, fiscais financeiros, conselheiros fiscais, operadores em bolsa de valores, ecomistas, guardas de segurança de valores, coletores de impostos e cobradores de impostos.

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.