Ser Sujeito da Historia e não apenas objeto.


O que gera a desigualdade social em São Mateus do Maranhão e em boa parte do  Maranhão não é somente a maldade e incompetência dos administradores públicos, mas também a ausência da participação do povo explorado nos espaços políticos de tomadas de decisão. Outro ponto a se questionar é que há muito tempo as mesmas pessoas estão no poder ou “brigando” por ele.  Desde 1989 vemos as mesmas figuras repetidas os mesmos grupos políticos que dominam o poder público como se fosse privado e tratam os cargos públicos como se fossem hereditários. E para as eleições de 2012 já estão impondo os seus candidatos.
Enquanto isso a maioria dos que estão no poder ludibriam o povo usando as obras dos outros para fazerem propaganda para si.  Em São Mateus do Maranhão as obras do Governo Federal são usadas como se fosse da prefeitura. A praça púbica que vai de frente ao terminal rodoviário até em frente à secretaria de Assistência Social é uma delas. Que por sinal esta ficando bonita, precisa-se ver apenas a questão do esgoto para não prejudicar os moradores. Essa obra é do Governo Federal e não da prefeitura. Veja na própria placa que está no canteiro de obra. No entanto é comum ver o prefeito dizer que é ele quem está fazendo.
Ficar de olho nessas e em outras  falácias do poder publico é tarefa do Ministério Publico, dos Vereadores e do cidadão, que deve participar ativamente da gestão publica no controle social. Mas como fazer isso? Se os espaços de atuação não estão em pratica? Se o próprio Ministério Publico e os vereadores não conseguem fiscalizar a gestão do município por falta de informação por conta da prefeitura? Falta a abertura para a democracia participativa,  que em 2012 esse debate seja feito e não somente atacar um e outro, mas fazer com que o povo participe como sujeito e não apenas como objeto, pois como afirma PAULO FREIRE.
                “ Minha Presença no mundo não é de quem se adapta, mas de quem nela se insere. É a posição de quem luta para não ser apenas objeto, mas também sujeito da historia”


                                                                                                                                                                                                                                                                                       

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.