Lei de Gérson em São Mateus do Maranhão.



Um acidente na BR135 ocorrido na manhã de sábado 13, nas proximidade de São Mateus do Maranhão, levou a morte do motorista de uma Scania. A população se preocupou em aquear combustível da Scania, em vez de socorrer a vitima. A Polícia Rodoviária Federal foi ao local, mas o saque ao combustível foi praticamente impossível pela quantidade de pessoas que estavam no local. A todo instante era possível ver pessoas correndo com garrafas com combustível saqueado.
No Brasil a  Lei de Gérson é uma "lei" não-escrita na qual a pessoa que "gosta de levar vantagem em tudo" segue, no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou  morais.
A expressão originou-se em uma propaganda, de 1976, para a marca de cigarros Vila Rica, na qual o meia armador Gérson da Seleção Brasileira de Futebol era o protagonista.
A propaganda dizia que esta marca de cigarro era vantajosa por ser melhor e mais barata que as outras, e Gérson dizia no final.
Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também.
O fato ocorrido em São Mateus do Maranhão, deve-nos leva a questionar o nosso “jeitinho brasileiro”  e o que estamos fomentando para o futuro, que sinais mostramos para nossas crianças. Devemos mesmo levar vantagem em tudo? Mesmo que seja desonesto?  Para refletir sobre o fato deixo o texto de Rui Barbosa:

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."

1 comentários:

Jared F Lima Junior disse...

Caramba, Cleyton! Que situação mais esdrúxula! As pessoas não tem mais compaixão e nem senso de humanidade...
Situações assim devem nos fazer refletir o quão mesquinho tem se tornado o ser humano!
Excelente post! Continue assim!

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.