Poetas e escritores de São Mateus do Maranhao.





O Blog Empoderamento ira fazer um trabalho de divulgação sobre os poetas e escritores de nossa terra, a priori a biografia de Maximiano Santos Bezerra, que quinzenalmente ira nos presentear com um de seus trabalhos.


1. O Autor

Maximiano Santos Bezerra, nasceu em São Mateus do Estado do Maranhão, estudou no Grupo Escolar Santa Clara e no Colégio São Francisco, mudou-se adolescente para Vitória da Conquista na Bahia onde cursou faculdade de História e fez Pós-graduação em História Social Antiga e Medieval pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
No Tocantins Cursou: Pós-graduação em História Regional do Tocantins e História da África, da Cultura Negra e do Negro no Brasil pela Universidade Federal do Tocantins.
Coordenou a ONG: Associação de Preservação Ambiental de Taquaruçu por dois mandatos.
É atual presidente do Fórum Permanente de Educação e Cultura Afro-brasileira do Tocantins
É interlocutor do Ministério da Educação no Estado no trabalho com Direitos Humanos.
É técnico da Secretária Estadual de Educação do Tocantins.

Residência: Reside em Taquaruçu, um distrito eco-turístico localizado a 36 km de Palmas, capital, com aproximadamente quatro mil habitantes. No distrito o escritor encontra a tranqüilidade e a inspiração necessária para o desenvolvimento de sua obra que conta hoje com três livros publicados e um concluído e outro em fase de conclusão.

Antes da produção veio a leitura: com a ajuda da tia materna Maria de Jesus Garcês Sousa (Tia Sabida), professora da educação básica, que o incentivava com doações de livros e dos amigos de infância apaixonados por Gibis.

Produção: Iniciou sua carreira de escritor na adolescência em Vitoria da Conquista na Bahia graças à colaboração do amigo Everaldo, seu primeiro incentivador e crítico que o apresentou entre outros à obra de Pablo Neruda.
Obras publicadas: Além das Tempestades (Crônicas, 2005), Flores, Espinhos e Vendavais (contos, 2007) e Sob a Luz do Sol (Poesia, 2009).

2. A obra:

Além das Tempestades (crônicas)
É a primeira obra publicada, uma narrativa que aborda questões sócio-ambientais, através do cômico e da crítica o autor enfatiza a solidariedade e a cooperação humana como essências para valorização da vida.
Esta obra foi elaborada durante as viagens de transportes coletivos que conduzem o autor diariamente ao seu trabalho formal de sua residência em Taquaruçu ao Plano Diretor de Palmas

Flores, Espinhos e Vendavais (contos)
Marcado por uma narrativa que descreve a linguagem e revela as paisagens regionais, tratam nas entrelinhas de temáticas referentes às diferentes dimensões que compõem a natureza humana. E é precisamente na interface da crítica e do cômico que bezerra abre as cortinas para despir o que há de Flores, Espinhos e Vendavais em nós e em nossas relações com o outro.
Esta obra também foi elaborada nos transportes coletivos que conduzem o autor diariamente ao seu trabalho formal de sua residência em Taquaruçu ao Plano Diretor de Palmas

Roniglese Pereira Tito de Carvalho – Mestre em Sociologia pela PUC.

Sob a Luz do Sol (poesias)
A obra apresenta uma mescla de lirismo com consciência social, uma linguagem singular, sem aquele rigor formal, porém rica em significações. “Quando um poeta se propõe a dialogar com o seu leitor, o que menos importa é o rebuscamento do estilo e o academicismo da linguagem; importa sim, a escolha dos significantes”.
Numa época em que carecemos de alma, de calor humano, de força para vencer as dificuldades da vida, a arte desse poeta, que emerge do povo para enriquecer a História de nossas letras, vem nos mostrar que ainda vale a pena viver e sonhar nesta terra SOB A LUZ DO SOL.

Dr. Jose Manoel Sanches da Cruz (Prof. Universidade Federal do Tocantins).

1 comentários:

Maximiano Bezerra disse...

Obrigadão pela oportunidade. Abraços,

Ciel

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.