Que “diabos” é empoderamento?




Empoderamento,  o titulo do Blog, que  já me gerou perguntas e até criticas,  tem gente que me pergunta na rua ou nas redes sociais o que “diabos” é empoderamento? Definitivamente, e para o desespero dos puristas, o neologismo está em alta (criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente ) por isso empoderamento não está no dicionário.
Mas clama, não é preciso queimar muitos neurônios para descobrir o seu significado: empoderamento é, até o momento, a tradução mais aceita para a palavra inglesa empowerment. Assim, no  nosso português, empoderamento seria o ato ou efeito de empoderar, de “dar poder”.
Embora a palavra empowerment já existisse em inglês com o significado de “dar poder” a alguém para realizar uma tarefa sem precisar de permissão, o educador Paulo Freire criou um conceito que seria derivado da ideia de libertação do oprimido, desenvolvida pelo próprio educador. “Portanto, empoderamento para esse blog é visto nesse prisma, como a conquista da liberdade pelas pessoas que têm estado subordinadas a uma posição de dependência econômica ou física ou de qualquer natureza”. E fazer com que nosso povo se liberte e seja protagonista das conquistas de uma sociedade melhor. Que a política não seja paternalista ou clientelista mais seja de empoderamento dos sujeitos, onde o cidadão participa ativamente na tomada de decisão atreves dos conselhos paritários, do orçamento participativo, da fiscalização da prestação e contas... em suma do controle social.

Empoderamento é tomar minhas decisões. Começa com pequenas coisas que roupas usarei hoje? o que vou comer? qual programa de televisão quero ver?
Só podemos fazer isso se tivermos mídias livres, poder aquisitivo, um emprego, salário justo etc.... À medida que aprendemos a tomar decisões, crescemos como pessoas. Aprendemos a tomar decisões maiores ao longo da vida. Onde quero morar? Com quem desejo morar? Que tipo de emprego quero ter? Quero me casar?
Aprendi que, quando tomamos decisões, temos responsabilidades. Existem conseqüências e algumas delas são boas e outras são ruins. O empoderamento não é uma coisa que nós temos, de repente, a partir de um determinado dia. Leva tempo para aprendermos a tomar decisões. Começamos com pequenas coisas primeiro e, à medida que nossa confiança aumenta, aprendemos a tomar decisões maiores. Começamos a aprender sobre responsabilidade e conseqüências.
Porque estas coisas nos foram negadas no passado, sentimos agora dificuldade para tomar decisões.
Acredito que nos tornamos empoderados ao começarmos a participar em tomada de decisões que afetam nossa vida.

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.