Encontro de Lideranças Políticas e Sociais é realizada em Alto Alegre do Maranhão.





A Diocese de Coroatá, em parceria com o MPPU (movimento político pela unidade) realizou o XIX encontro de Lideranças Políticas e Sociais no Centro Paroquial de Alto Alegre do Maranhão no sábado dia 26 de novembro de 2011. Onde teve a presença dos seguintes municípios:  Alto Alegre do Maranhão; São Mateus do Maranhão; Coroatá; Tutum; Piritoró; Santa Inês; vargem Grande; São Luis; Codó; Matões do Norte; Anajatuba; Cantanhede; Pirabemas; Presidente Vargas e Itapecuru.


         O encontro contou com presença dos prefeitos de: Coroatá. Luis da Movelar; de vargem Grande, Miguel Rodrigues e de Pirapemas, Eiseu Moura; dos vices prefeito de Coroatá Domingos Alberto; de Cantanhede Waldir Ferreira; de Presidente Vargas, Arnaldo; de Matões do Norte, Raimundo e de Alto Alegre, Irmã Sheila.


         Muitos vereadores das cidades participaram do evento, isso é um bom sinal, tendo em vista que o evento se tratava da questão do controle social e transparencia dos atos públicos, papel fundamental do vereador. De São Mateus, Kátia Oliveira foi a única vereadora que foi para o evento, participando ativamente dos debates. São Mateus também foi representado pelo Pastor Aristóteles (Pastor Ari) da Primeira Igreja Batista, pelo reporte do Jornal Regional Stuart Junior e pelo membro do Conselho Municipal da Saúde Cleyton Ferreira Lima.
         Esteve no evento o renomado Promotor de Justiça, Benedito Coroba; Charles Babosa membro da equipe MPPU  e o Bispo da Diocese Dom Sebastião Bandeira.
         No inicio padre Domingos da cidade de Matos, fez a abertura apresentando as cidades participantes, o vereador de Alto Alegre,  Manoel fez a recepção como membro do poder legislativo. O prefeito da cidade de Alto Alegre não esteve presente, mas foi representado pela vice, irmã Sheila, que fez uso da palavra e agradeceu os convidados e que estava feliz por Alto Alegre está recendo esse encontro.
         Dom Sebastião falou da importância do evento que está dentro das prioridades da diocese, ponderou sobre essa ação pensada a priori pelo saudoso Doam Reinaldo.

         Depois das falas do membro do MPPU e do repasse do encontro anterior, Wellington Resende, membro da CGU fez a palestra sobre Controle Social, transparência na aplicação dos recursos públicos  e como detectar os Sinais de Corrupção nas Prefeituras. A palestra foi bem dinâmica e sempre que possível Resende fazia interação com o público.  

O encontro tem como base reunir duas vezes por ano as lideranças políticas e sociais da região composta por  dezesseis municípios que fazem parte da Diocese de Coroatá, com esse já se somam ao todo dezenove assembléias onde são debatidos temas que influenciam a questão social econômica da região e do estado, transparência na aplicação dos recursos públicos e o fortalecimento democrático.

O encontro teve grupos de debate e plenária com uma analise dos desafios e valores sobre a transparência, que foi vista como algo que deve começar de casa, que os conselhos municipais devem ser capacitados e aturem com mais firmeza, que o morosidade do judiciário  atrapalha a punição de quem fere os cofres públicos. 

Parabéns aos organizadores do evento e aos agentes públicos que apesar de ouvirem muitas coisas que a maioria pratica tiveram a coagem de está presentes até o fim do evento. Essas ações já são sinais da mudança da Política do Maranhão.

        

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.