XV aniversario da páscoa de Pe. Claudio


Terça dia 10 de janeiro de 2012.

XV aniversario da páscoa de Pe. Claudio, a partir das 14:00h no centro paroquial, Eucaristia, Espiritualidade, Celebração e envio para atuação com gestos em defesa da VIDA. 


Um pouco mais da história de Padre Cláudio: Citado no blog São Mateus em off http://www.saomateusemoff.com.br/
1963 papado de Papa João XXIII e o Concílio Vaticano II , Mantova na Itália fez uma parceria para fazer uma pastoral no nordeste do Brasil.
1968, os bispos da América Latina fazem um serviço de pastoral aos pobres. 
O novo bispo de Viana é Dom Helio Campos e faz um trabalho também em uma favela em fortaleza.
 
1970
 Padre Claudio Bergamaschi, substitui Padre Dante lasanhas, nas paróquias de S. Vicente, S. João e Cajapiò. 

1971-1972 Arnaldo Caleffi chega paracolaborar nos trabalhos de Padre Claudio Bergamaschi nas freguesias de S. E S. Vicente João.
No mesmo ano nasceu a Comissão Pastoral da Terra (CPT).
1977
 Padre Claudio Bergamaschi, se mudou com as irmãs da Congregação de Jesus Crussificado para a então nova paróquia de São Mateus, que está inserido na nova diocese de Coroatá.
1978 Durante a sua visita na Itália, foi impedido de voltar ao Brasil, e apenas com a ajuda do apoio da CNBB (Conferência dos Bispos do Brasil) pode entrar e voltar legalmente ao Brasil.
 
1982 Padre Claudio
 se torna responsável na CPT no estado do Maranhão. 
1983 Chega Padre Mauricio Maraglio para colaborar nos serviços pastorais de Cláudio e, em seguida, substitui Cláudio
 em S. Mateus , fazendo o trabalho da CPT. 
1985 Generalizada conflitos por terra entre camponeses e fazendeiros: e somente na região de São Mateus
 foram assassinados 22 camponeses. 
10 de maio de 1986: Um pistoleiro mata Padre Josimo enquanto ele está entrando na casa da CPT, na cidade de Imperatriz.
 

28 de Outubro de 1986: morte de Padre Mauricio Maraglio, em circunstâncias nunca esclarecidas. Escândalo levantadas pela imprensa dos latifundiários Sarnysista, descreveu Mauricio como "Um agitador do Médio Mearim”.
 Elementos contraditórios em diferentes versão da morte. Latifundiários ainda residentes em São Mateus, são tidos como participantes da organização que vitimou Padre Maurício.
1987 Morte de Irmã Aurora, filha de italianos e brasileiros freira que ajudava na paróquia de São Mateus. 

1988 Chega Padre Flavio Lazzarin, para substituir Padre Maurizio Maraglio em São Mateus
 
Agosto 1989: Arnaldo Caleffi e Roberto Scaglioni passar um mês em S. Mateus e volta para recolher a documentação para o livro: "Ouvi o grito de meu povo." Simultaneamente Anna E Marco Lunghi, da
 Universidade Catolica de Brescia, operam nos mesmos lugares antropológicos uma investigação conducente à publicação do livro "São Mateus: espero que não decepcionar" (CMD e Instituto de Etnoantropologico 1992). 

Padre
 Gastone Tazzoli 1990, toma o seu lugar em S. MateusPadre Flavio Lazzarin, por sua vez, substitui Padre Claudio como chefe do CPT do Maranhão. 
10 de janeiro de 1997, Morre Cláudio Bergamaschi. Ele morreu em um acidente de carro, voltando de um retiro, Pe. Claudio Bergamaschi. É sepultado na igreja paroquial de São Mateus.
 
2003 Chegada de Padre. Luigi Caramaschi ainda residente na paróquia de São Mateus.
2005 Retorna Padre Gastone Tazzoli para sua diocese de Mantua na Itália.
Em março de 2009 Padre Gastone juntamente com Dom Roberto Bispo da Diocese de Mantua vão a São Mateus para fazer uma visita as comunidade. No retorno no mês de abril à Itália, ao fazer um exame de rotina, é descoberto um câncer já em estado terminal em Padre Gastone.
31 de Maio de 2009 Morre Gastone Tazzoli.

1 comentários:

audilene pinheiro disse...

parabéns pela homenagem.

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.