CGU capacita 20 municípios da região norte do MA‏


Prefeito de Carutapera, Amin Quemel, saudando os participantes


A Controladoria-Geral da União Regional-MA promoveu de 6 a 10 de fevereiro mais uma etapa do curso de capacitação presencial do Programa de Fortalecimento da Gestão Pública.
O objetivo do programa foi capacitar gestores e técnicos de prefeituras para a gestão de recursos públicos federais. Além disso, houve oficinas e mini-cursos de Licitações e contratos, Decreto nº 7.507, Regime Jurídico de Servidores Públicos Municipais, Regime Previdenciário e um trabalho prático sobre como aumentar a arrecadação municipal. 

O evento ocorreu no Campus da UEMA no Município de Carutapera-MA e, ao todo, participaram 20 municípios, embora a previsão inicial contemplasse somente 18. 


Destinado às prefeituras, o PFG abordou temas como legislação de referência na execução dos convênios, controle interno e acompanhamento dos programa federais.

A execução dos programas, tais como, Fundeb, PAB, Bolsa-Família  necessita de atenção especial por parte dos gestores, para que sejam evitados procedimentos inadequados, não recomendáveis ou até ilegais. 


Nesse sentido, a CGU considera de extrema importância capacitar os agentes públicos envolvidos na gestão, de modo a garantir a correta utilização dos recursos e, sobretudo, a consecução do objeto acordado pelas partes.


A abertura do curso, que ocorreu na manhã da segunda-feira (06), contou com a participação do Chefe da CGU, Dr. Roberto Viégas, e de 6 prefeitos da região norte do Maranhão. 




Participaram os seguintes municípios: Bom Jardim, Carutapera, Luis Domingues, Candido Mendes, Godofredo Viana, Boa Vista do Gurupi, Amapá do MA, Junco do MA, Maraçumé, Gov. Nunes Feire, Centro Novo do MA, Maranhãozinho, Pres. Médice, Centro do Guilherme, Santa Luzia do Paruá, Nova Olinda do MA, Araguanã, Turiaçu, Zé Doca e Viseu (PA). 

Welliton Resende
Coordenador do Núcleo de Ação da Prevenção à Corrupção da CGU/MA
Ex-Auditor do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão 
Movimento de Controle Social e Combate à Corrupção do MA
Blog http://blogdocontrolesocial.blogspot.com
http://twitter.com/wellitonresende

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.