Casa da Juventute de São Mateus cai no esquecimento e se transforma em depósito de lixo.




A Casa da Juventude de São Mateus “ Pro dia nascer feliz” (CAJUSMA) foi fundada em agosto de 1995, e a criação da personalidade jurídica em janeiro de 2000. Nos primeiros anos de fundação foi desenvolvido várias atividades junto a juventude estudantil em sua sede própria através da biblioteca estudante Edson Luis, bem como campanhas do Natal sem fome, em parceria com comerciantes, igrejas e a sociedade civil. Destaca-se a partir de 2000, a aquisição da sede própria localizada na rua Benu Lago, 1239 bem no centro da cidade de São Mateus do Maranhão, a mesma foi adquirida com ajuda de pessoas amigas da Itália (por intermédio de uma italiana que se tornou mediadora entre o grupo de brasileiros e italianos) daí a mesma passou a ser coordenada pelo Conselho de Organização conforme o Estatuto Social determina.


A primeira diretoria da Associação iniciou em Janeiro de 2000 até 2003, uma segunda Diretoria assumiu a Coordenação para o triênio 2003 a 2005. Concluído este segundo triênio, ficou confirmado em busca cartorial que não houve renovação de mandato.

Hoje o prédio está em total abandono, os diretores da gestão 2003-2005 concederam  que a Coorenacicla – Cooperativa de reciclagem de São Mateus ( confira fotos) que depositase um montoado de lixo, transformando a casa num lixão para o acumulo de ratos, e insetos, causando danos a saúde dos vizinhos. Outro feito foi o acúmulo de Débitos na Companhia de Águas e Esgoto do Maranhão – CAEMA, totalizando o valor de R$ 931,60 ( novecentos e trinta e hum reais e sessenta centavos),e na CEMAR consta um débito no valor de R$ 313,59 (trezentos e treze reais e cinquenta e nove centavos), na Receita Federal desde 2006 que não é atualizado o CNPJ, nem Alvará de Funcionamento na Prefeitura Municipal de São Mateus do Maranhão. Infelizmente é certo afirmar que, a Sociedade de São Mateus, não sabe mais da existência da Casa da Juventude. E já há muito tempo todos vem se perguntando por que a casa se encontra abandonada e cheia de lixo, o que antes servia para representar a juventude e oferecer serviços, apoio e a promoção da cidadania, agora se tornou num deposito urbano de lixo e de ratos (quem vem penando além da juventude é a saúde dos vizinhos da CAJUSMA).
Indignados com a situação em que se encontrava o prédio da casa e a entidade, um grupo de Sócios Fundadores resolveram elaborar um projeto de Retivalização da Casa da Juventude de São Mateus “ pro dia nascer feliz” iniciando pela criação de uma Comissão Provisória e convocar eleições para a uma nova Diretoria para que a Associação pudesse ter uma coordenação legítima.
Uma das primeiras ações da nova diretoria foi solicitar através de Oficio da vice presidente da Coorenacicla a retirada do Lixo que se encontrava dentro da Casa da Juventude.

Observasse que mediante o conhecimento do Oficio 001/2012, que os ex-diretores tomaram a iniciativa de retomar depois de ( 07 sete anos) novamente a Casa da Juventude. E estão ameaçando entrar na justiça para processar os atuais diretores por crime e anular a eleição.

O certo é que enquanto não se entra em um consenso amigável ou judicial, a CAJUSMA continua sem funcionar e o sonho da Casa funcionar continuará só um sonho,  espero que tanto os sócios fundadores como os sócios da segunda diretoria (2003-2005) entrem em um acordo “ pro dia nascer feliz”... 
Informações e fotos : Jonatas Carlos 

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.