Deputados discutem com professores plano para melhoria da educação



Agência Assembleia

Uma comissão de deputados reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (15), na Sala das Comissões, com professores que estão participando da mobilização nacional da categoria em favor de melhorias para o setor da educação.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma), Júlio Pinheiro, explicou que o encontro com os deputados foi agendado como parte da programação da greve nacional da educação no estado do Maranhão, iniciada na quarta-feira (14) e que prosseguirá até esta sexta-feira (16).

Durante a reunião, da qual participaram os deputados Marcelo Tavares (PSB), Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Neto Evangelista (PSDB) e Bira do Pindaré (PT), foi realizado um debate sobre os temas da greve — piso salarial, carreira dos educadores e mais recursos financeiros para a educação.

O líder da Oposição na Assembleia Legislativa, Marcelo Tavares, destacou a importância do movimento dos professores, frisando que o Legislativo está à disposição para o debate das grandes questões de interesse da população maranhense.

“A educação é o assunto prioritário da agenda desta Casa, porque aqui temos a consciência de que a melhoria do ensino é o único meio que se pode contar para vencer o atraso do Maranhão; sem educação não se terá outro instrumento para conquistar o desenvolvimento econômico e social que tanto almejamos”, enfatizou Marcelo Tavares.

Os deputados Neto Evangelista, Rubens Pereira Júnior e Bira do Pindaré também manifestaram solidariedade à causa dos professores, e externaram sua preocupação com o fechamento de escolas da rede estadual de ensino.

“Lamentavelmente, a governadora Roseana Sarney fecha escolas em diversas cidades do nosso estado e se dá ao luxo de gastar R$ 10 milhões com uma escola de samba do Rio de Janeiro”, afirmou Bira do Pindaré.

Rubens Pereira Júnior observou que o Maranhão ainda não conseguiu construir um Plano Estadual de Educação.  E que, por conta deste desafio, já chega a cogitar a idéia de elaboração de uma proposta de emenda constitucional para obrigar o Governo do Estado a instituir um Plano Estadual de Educação a partir de discussões com os profissionais da educação e demais segmentos da sociedade.

Neto Evangelista disse que a Assembleia “não pode deixar de ser solidária à causa permanente por uma educação de qualidade, eficiente e que seja capaz de incluir todos os segmentos da nossa sociedade”.

Ao final do encontro com os parlamentares, o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, frisou que foi importante a visita à Assembleia Legislativa para solicitar o apoio dos deputados na defesa das causas da categoria. Ele informou que nesta sexta-feira (16), os educadores vão conhecer os avanços no texto do Estatuto do Educador.

A direção do Sinproesemma vai apresentar o documento aos trabalhadores em educação a partir das 8h30, no auditório da Associação Comercial do Maranhão, na Praça Benedito Leite, Centro Histórico de São Luís.

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.