Seminário de Políticas Públicas e Combate à Corrupção em São Mateus foi um sucesso!


Hoje, 31 de maio de 2012, São Mateus foi agraciado com o 1° Seminário de Políticas Públicas e Combate à Corrupção, com a equipe do Núcleo de Prevenção à Corrupção (NAP) da CGU-MA, da Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ)  e Tribunal de Contas do Estado  (TCE-MA).

Fomentado pelo Jornal Regional MA, na pessoa de Stuart Jr o evento começou por volta das 9:00h  no Centro Paroquial Pe. Claudio,  centro de São Mateus do Maranhão,  onde contou com presenças de professores, lavradores, conselheiros municipais, lideres partidários, a vereadora de São Mateus Soliene, o vereador de Ato Alegre Manoel, o secretário de Agricultura de São Mateus senhor Marconi, o líder do PSB em São Mateus  Miltinho Aragão, entre outras lideranças da cidade. Muito importante também foi a presença do povo em geral que lotou as dependências do Centro Paroquial, esse povo que é o principal agende da mudança no combate a corrupção nos municípios. O Promotor de Justiça e o Juiz de Direito enviaram justificativa de ausência, mas deram apoio a iniciativa.
O cerimonial ficou por conta da servidora da CGU senhora Ângela que apresentou a mesa, os palestrantes e convidou os presentes para entoar o hino nacional.
A primeira palestra foi ministrada pelo Dr. Fernando Resende (Gerente de Desenvolvimento Institucional da SEFAZ-MA). Sobre como "A Educação Fiscal e o controle social das políticas públicas". Ou seja, questões básicas de como funciona o Estado, tributação, locação do dinheiro público...


Ainda na parte da manhã, o auditor da CGU, Dr. Silvo Andrade, apresentou a oficina: “Ferramentas disponíveis na internet para o exercício do Controle Social”   (Portal da Transparência e CNES)” onde foi ensinado passo a passo como fazer o controle do que vem para o município e caso verifique suspeitas de irregularidades, como fazer denuncias.      
Antes do almoço a equipe de danças Mistura Danças, organizada pela Professora Franciscarmen  fez uma apresentação belíssima.
A tarde teve uma apresentação “A responsabilização do gestor e a Lei da Ficha Limpa” e em seguida a palestra muito empolgante com Welliton Resende “Os sinais de corrupção nas administrações municipais”.
No final aconteceu a entrega dos certificados e uma “enxurrada” de fotos e agradecimento dos populares com a equipe de palestrantes. Vale destacar que ha tempo, a SEFAZ-MA, o TCE-MA e a  CGU contribuem decisivamente em ações da Controladoria como  Programa de Fortalecimento da Gestão Pública, Programa Olho Vivo do Dinheiro Público, Dia Internacional contra a Corrupção e Ações Complementares, são órgãos que estão indo aos municípios para formarem o povo sobre o papel do controle social.
Parabéns ao Jornal Regional Ma e a equipe de organização. A cidadania agradece.






3 comentários:

Maximiano Bezerra disse...

Belíssima iniciativa. A corrupção precisa ser combatida para que possamos ter uma nação mais igualitária.

Fico triste com as notícias de corrupção na cidade onde nasci. Precisamos eleger pessoas apaixonadas por esta cidade. Chega de oportunistas!

Altina Costa Magalhães disse...

Belíssima oportunidade promovida pelo Stuart Júnior, agora aproveito o momento para parabenizar os pré-candidatos que lá compareceram para prestigiar o evento, pela quantidade de pré-candidatos que a cidade tem e pelos que lá compareceram, já dá para o eleitorado ter uma noção de quem realmente tem interesse em trabalhar, ou seja administrar essa cidade de forma honesta e transparente seguindo a lei.

Anônimo disse...

o seminario tem que ser no inicio do mandato dos politicos e não no fim de mandato pra que foi eleito.

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.