O que é depressão e como ajudar alguém que tenha essa doença?




O QUE É DEPRESSÃO?

Por *Paullo Barros


A depressão é uma doença "do corpo como um todo", que compromete seu corpo, humor e pensamento. Ela afeta a forma como você se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas.
TIPOS DE DEPRESSÃO
A depressão maior caracteriza-se por uma combinação de sintomas que interferem na capacidade de trabalhar, dormir, alimentar-se e desfrutar de atividades anteriormente consideradas agradáveis pela pessoa. Estes episódios depressivos incapacitantes podem ocorrer uma duas ou várias vezes durante a vida.
Um tipo menos grave de depressão é a distimia, que envolve sintomas crônicos e prolongados, não tão incapacitantes, mas que impedem a sua plena capacidade de ação ou que você se sinta bem.
 distúrbio bipolar - Caracteriza-se por ciclos de depressão e euforia ou mania. Estas oscilações de humor, em geral, ocorrem gradualmente; porém,, às vezes, são abruptas e acentuadas.

Observe-se [ Quadros depressivos]
· Tristeza persistente, ansiedade ou sensação de vazio
· Sentimentos de desesperança, pessimismo.
· Sentimentos de culpa, inutilidade, desamparo.
· Perda do interesse ou prazer em passatempos e atividades que anteriormente causavam prazer, incluindo a atividade sexual.
· Insônia, despertar matinal precoce ou sonolência excessiva.
· Perda de apetite e/ou de peso, ou excesso de apetite e ganho de peso
· Diminuição da energia; fadiga, sensação de desânimo
· Idéias de morte ou suicídio; tentativas de suicídio
· Inquietação, irritabilidade

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E TRATAMENTO
O primeiro passo para se iniciar um tratamento apropriado são os exames físicos e psicológico com os quais se pode determinar se você tem uma doença depressiva e de que tipo. Certos medicamentos e algumas doenças podem causar sintomas de depressão, e o exame médico pode verificar estas possibilidades através da entrevista e dos exames físicos e laboratorial.
Existe uma variedade de medicamentos antidepressivos e de psicoterapias que podem ser empregados para tratar distúrbios depressivos. Algumas pessoas se dão bem com psicoterapia e outros com antidepressivos. Há os que reagem melhor com a combinação dos dois tratamentos: medicamento para obter alívio relativamente rápido dos sintomas e psicoterapia para aprender maneiras mais eficazes de lidar com problemas diários.


AJUDANDO-SE A SI MESMO
· Divida as grandes tarefas em tarefas menores, estabeleça algumas prioridades e faça apenas o que puder e do modo que puder.
· Não espere demais de si mesmo; isto só aumentará sua sensação de fracasso.
· Procure ficar com outras pessoas; geralmente é melhor do que ficar sozinho.
· Participe de atividades que possam fazer você se sentir melhor.
· Você deve tentar praticar exercícios leves, ir ao cinema, a jogos ou participar de atividades sociais ou religiosas.
· Lembre-se: não aceite seus pensamentos negativos. Eles são parte da depressão e desaparecerão à medida que sua depressão responder ao tratamento.

A FAMÍLIA E OS AMIGOS PODEM AJUDAR
A coisa mais importante que alguém pode fazer por uma pessoa deprimida é ajudá-la a se submeter a um diagnóstico e a um tratamento adequados. É importante encorajá-la a continuar se tratando até que os sintomas desapareçam (após várias semanas), ou a procurar um tratamento diferente, se não ocorrer melhora.

Convide a pessoa deprimida para caminhadas, passeios e outras atividades. Insista delicadamente se seu convite for recusado. Encoraje a participação em atividades que anteriormente lhe proporcionavam prazer, como passatempos, esportes, atividades culturais ou religiosas, porém não a force a assumir rapidamente muita responsabilidade de uma vez. O deprimido necessita de distração e companhia, porém cobrar demais dele pode piorar-lhe a sensação de fracasso.

Não acuse o deprimido de se fingir de doente ou de ser preguiçoso, nem espere que ele melhore de uma hora para a outra. Com o tempo e tratamento adequado, a maioria das pessoas com depressão melhora. Tenha isto em mente e procure reafirmar à pessoa deprimida que, com o tempo e ajuda, ela se sentirá melhor.

*Paullo Barros – Filho de São Mateus do Maranhão é Psicólogo, formado pelo UNICEUMA, da assistência a CASA DE DAVI. Lider de um ministério (SANTIFICAI) que usa a arte na ajuda a pessoas com problemas de comportamento  e emocionais!










0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.