“Imprensa” de São Mateus e Alto Alegre unidas discute como atuar nas eleições de 2012.




O Juiz eleitoral Marco Aurélio Barreto Marques e o representante do Ministério Público Estadual no município de São Mateus, Promotor Clodomir Bandeira Lima Neto, reuniram-se na tarde de hoje, com boa parte da imprensa de São Mateus e Alto Alegre para detalhar sobre a propaganda eleitoral vedada nesse período entre outros assuntos pertinente ao uso da imprensa nas eleições de 2012. 


Estiveram presente Jornal Regional (Stuart Jr.); Blog São Mateus em off (Jonatas Carlos); Blog Empoderamento (Cleyton F. Lima.); Rádio Natureza FM, (Raimundinho da Vóz); TV Cidade de São Mateus (Carvalho Neto); TV Cidade Alto Alegre(Erck Jensen); Jornal Maranhão Hoje (Carvalho Neto) e o apresentador Washington Batalha. 




A priori o Juiz eleitoral ponderou sobre o fechamento do sinal da TV difusora, filiada ao SBT, onde nos entregou nota onde ele indeferiu o pedido de fechamento da TV citada, ou seja, manifestou pelo regular prosseguimento do programa e não pediu o seu fechamento.  

A reunião não foi para impedir a imprensa livre ou as Concessões públicas de fazerem seu papel, e sim de pontuar sobre os exageros e o que pode levar a multa nesse período.
  
Os participantes buscaram “aparar as arestas” causadas pelas posições político/partidária e deram sinais positivos de estarem juntos em prol da liberdade de imprensa e de não buscar usar esses meios tão para o partidarismo.

Entre outros temas debatidos como a lei eleitoral, a ética jornalística, a prática e as pressões e perseguições sofridas pelo jornalismo, blogueiros e radialistas foi discutidos, sempre com o objetivo de auxiliar a busca pela “integridade, liberdade e independência da imprensa  e ao mesmo tempo garantir  padrões éticos e profissionais.


A imprensa é, por vezes, chamada de “quarto poder”. O termo sugere que ela exerce uma força importante, consistente e independente na sociedade. Esta liberdade é uma liberdade fundamental.


Uma imprensa livre não existe para o benefício de um grupo. Ela existe, fundamentalmente, em benefício dos cidadãos comuns. As liberdades pertencem a eles – que são livres para receber sem atraso informação confiável sobre sua sociedade.

Claro que na reunião tinha pessoas com ideologia partidárias diferentes, que via de regra deixam transparecer sua posição, no entanto o mais importante e buscar não ofender as pessoas, tanto dos leitores, ouvintes e telespectadores como dos acusados em denuncias.

Tivemos entre os representantes da “imprensa” pessoas que foram ameaçadas, violentadas, achincalhadas e entre outras formas de tentar cercear a imprensa, e isso de ambos dos “lados” sim assim podemos dizer, mas é importante levar a informação e se mantermos a ética e o bom senso entre os colegas, podemos ganhar muito mais assim como o povo. 

1 comentários:

Unknown disse...

imprensa que imprensa? aqui não tem imprensa
são tudo um bando de puxa saco
quem não puxa saco pra um lado com certeza puxa pro outro e tudo uma cambada de puxa saco e os maiores deles e o carvalho e neto e o jonathas carlos
o povinho pra gostar de babar politico
vão trabalhar seus babões que isso ai que vcs fazem não e jornalismo e pura puxassão de saco

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.