AL: Dilma promete escolas em tempo integral a pior Ideb do Brasil



*ODILON RIOS

Dois dias após a divulgação dos dados que apontam Alagoas como o Estado com o pior desempenho Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), segundo levantamento do Ministério da Educação, a presidente Dilma Rousseff anunciou que vai ampliar o acesso ao programa Bolsa Família e estimular, com o governo alagoano, a criação de escolas em tempo integral.

As declarações foram dadas na cidade de Marechal Deodoro, a 25 km de Maceió. A cada dois alagoanos, um depende do Bolsa Família ou vive da mendicância, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
"A população de pobreza extrema estamos ampliando o Bolsa Família e aumentando especialmente para as crianças de 0 a 6 anos, queremos garantir uma melhor distribuição de renda. Para isso, tem de aumentar a renda da família. Estamos focados em garantir trabalho aos adultos, mas para as crianças temos de ter preocupação específica", disse.
"Estamos focados em aumentar o desempenho das crianças. Todo país que se desenvolveu teve educação em tempo integral. Estamos fazendo esforço para levar educação integral para as camadas mais pobres da população no País", disse a presidente.
Com o pior Ideb, Alagoas enfrenta uma de suas mais agudas crises na educação. Dez mil alunos estão sem aulas porque as reformas em 163 escolas atrasaram. Algumas construtoras abandonaram os projetos. No Centro Educacional Antônio Gomes de Barros - o maior complexo de escolas públicas do Estado - os trabalhadores entraram em greve porque os salários estão atrasados.
O governo promete contratar monitores e abrir concurso público, além de aulas aos sábados para repor o calendário escolar dos alunos sem aulas. Veja nas tabelas abaixo o índice completo por Estado.

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.